domingo, 4 de outubro de 2009

Passeio patrocinado

Semana passada fomos à um passeio patrocinado pelo Governo Coreano, o tal do PCNB (Presidential Council of Nation Branding)... coisa boa, né!
Bem, todos sabem que a intenção de um "Nation Branding" é simplesmente espalhar uma boa imagem do país para o exterior. Assim como o Brasil espalha uma boa imagem de suas enormes bundas, peitos e florestas tropicais, a Coreia do Sul tenta fazer propaganda de sua tecnologia, indústria e história, tão rica quanto a que estudamos no colégio sobre as Zoropa (é o que eles dizem...).

Partimos do Quartel General do PCNB, no centrão da capital Seul, perto da estação de metrô Euljiro-3ga. Eu, achando que seria mó facinho encontrar o prédio, coloquei no meu iPod Touch o mapinha que eles nos enviaram via email e fui para a capitár. Saindo da estação, na direção que tinha sido apontada, já tive problemas: tinha quatro direções, e não sabia mais qual tomar. Mas eu tive aqueeele "feeling" de que se eu fosse pra direita, o caminho certo seria para a esquerda. Então... quando eu estava rumando para o lugar X, eu simplesmente senti aquele forte sentimento de que estou indo na direção errada e virei pro outro lado! Haha! E não é que deu certo...? Pelo menos a lei de Murphy não atuou naquele momento. Ou parece não ter atuado.
Mas coreano fazendo mapa é tão bom quanto eu bebendo soju em dia de cansaço; isto é, uma merda. Então eu fui indo, indo e indo... e nada de encontrar o tal do prédio. Aí eu fui usar meu super-poder da língua coreana e resolvi perguntar para um guardinha que estava ali parado qual era a direção certa a pegar. Ele me respondeu, e eu entendi tudo. Incrível. Mas eu quase que mando os coreanos praquele lugar, afinal.. vai ser ruim de fazer mapa assim lá na China, meu! Caramba! Nunca mais confio nesses mapinhas feitos em Photoshop! Hehe.
PS: sim, a função da polícia é simplesmente ajudar as pessoas necessitadas. Sente o slogan da polícia, em frente ao prédio: "Can I help you?". Isso explica muita coisa a respeito da seriedade.


(Que bonitinho! Quem dera no Brasil tudo fosse tão "cute-gay" assim! Haha!)

Depois dessa mega-ajuda, eu consegui entrar no prédio, que por sinal é bastante bacanão. A sala de reuniões parecia aqueles lugares onde você vai discussar no Plenário da Câmara... realmente muito bacana! Pelo menos isso coreanos fazem direito! =P


(O Presidente falando aos seus escravos)

Isso sem falar no lanche gigante que eles nos deram! Nossa, quase eu morri entupido de tanto sanduíche que nos foi dado! Que isso! Êta governo bããããão esse, sô! Só falta melhorar na hora de omitir algumas coisas, porque... o tiozinho Im (esse é o sobrenome dele) foi um tanto quanto "honesto", vamos dizer assim.



(Meu mega-lanche já meio comido, com minhas armas habituais do dia-a-dia: carteira, celular e câmera)

Sente só a honestidade do tiozinho:
O PCNB preparou uns slides sobre os lugares que visitariamos, dando um relato breve para não chegarmos de cara sem saber do que se tratava. Quando ele começou a ler e tentar comentar sobre o lugar, ele simplesmente soltou essa: "Galera, desculpe, mas eu não li isso antes; alguém fez os slides pra mim, mas não tive tempo de ver isso. Portanto, desculpe qualquer coisa" ... e outra: "Os lugares que a gente está indo foram escolhidos, bem... em um website do governo coreano, existem dicas de lugares para ir para one-day-trip. Então, escolhemos esses dois, mas não sabemos o porquê de estar na TOP lista de lugares a serem visitados". Isso é que é saber como fazer propaganda do país. Eu poderia ter saído dessa reunião sem ter ouvido essas pérolas! Haha! Mas enfim... sendo grátis, tudo vale a pena! Huhu!


(Eu e Agatha no busão locado pelo PCNB, rumo às "atividades")

Primeira parada: 동구릉 (Donggureung)

De acordo com o nosso amiguinho Wikipedia, esse lugar é um grupo de tumbas dos membros da Dinastia Joseon (o rei que mandou fazer a língua coreana, entre alguma outra coisa que eu não me lembro no momento). Para os que estão "away" de qualquer coisa relacionada a História do nosso mundo, Donggureung se tornou um Patrimônio Mundial da Humanidade, pela UNESCO, nesse ano de 2009.
Segundo o nosso amiguinho, as tombas são classificadas em dois tipos: tombas para os reis e para os príncipes.

(o tiozinho muito "fofinho" que tentou nos guiar: ajosshi total!)

As tombas reais da Era Joseon seguiam o guia dos textos chineses confucianos, como o Livro dos Ritos (Li Ji) e os Ritos de Zhou (Zhou Li). Muitos fatores foram em consideração para decidirem a localização das tumbas, como a distância de Hanyang, a distância em relação às outras tumbas reais, a acessibilidade do local e as tradições coreanas do pungsu. A construção da tumba também levou em conta rituais tradicionais da Coreia e o ambiente natural.


(Eu ainda acho que é tudo igual! Hehe)

Esse "cluster" de tumbas Donggureung representa os melhores exemplos de um grupo de tumbas da família real da Dinastia Joseon. Sete reis e dez rainhas estão enterradas em dez tumbas do tipo Neung. Famosas tumbas neste grupo incluem a tumba Geonwolleung, feita para o rei Taejo, o fundador da Dinastia Joseon. A tumba Gyeongneung contém o resto rei Hyeonjong, que reinou entre 1834 até 1849, e suas esposas Rainha Hyohyeon e Rainha Hyojeong. Este grupo de tumbas represente a evolução da arquitetura de tumbas do estilo Joseon em um período de quinhentos anos.


(A eguinha Pocotó a serviço da Dinastia Joseon)

Uma das outras coisas legais que são marcadas para fazer passeio nesse lugar é: PICNIC! Sim, e os tiozinhos, pessoas que tem mais tempo livre nesse planeta, sãos os que aproveitam essa vida; claro, com toda razão.


(Tiozinhos reunidos para uma comilança)

... e caminhadas, claro!

 (tiazinha ao estilo Jaspion dando suas voltinhas pelo local)

Meus comentários OFENSIVOS sobre a situação:
Quando chegamos lá, veio o tiozinho da foto tentar nos guiar. Com o seu inglês bem meia boca (há de se entender, visto a idade deste senhor), tentamos. Mas fomos interrompidos no meio do caminho e pegamos uma outra guia, que não falava BOGAS de inglês. Agora vai minha reclamação, para não perder o costume.
Em um país que quer se tornar Global e o caralhos, além de ter um lugar que é listado como patrimônio histórico da humanidade, como pode não existir um guia que fale inglês? Na boa, a Coreia gasta alguns trilhões de wons tentando atrair mais turistas, tentando ser mais globalizada, mas nessas coisas mínimas, que é onde os turistas iriam, eles não tem um serviço competente. Vai entender o que os coreanos querem dessa vida, né... pelo menos eu nunca ouvi falar do Lula que o Brasil queria ter a intenção de ser um país globalizado e etc. Pelo menos a gente tá na merda mas não tenta nem fazer por onde! Haha!


(Tiazinha sem moral: 0 no exame do TOEIC!)

O detalhe deste primeiro lugar foram os "piruzinhos" que chegaram para fazer um tour pelo lugar. Pelo jeito, tomaram a atenção de metade da galera que tentava prestar atenção... afinal, tão "botitinhas" essas criancinhas coreaaaaanas, gente!



(fofinhones!)

Depois de milhões de fotos e explicações sobre portais, montanhas com ou sem grama alta, rios proibidos e tal, rumamos para outro canto.
Como sempre, antes, tiramos uma fotinha do grupo que foi:


(o grupo não foi tão grande porque foi meio de semana!)

Depois disso, partimos para a melhor parte: COMIDA.
Não sei exatamente o que comemos, mas estava bom. Até cerveja pra galera o PCNB pagou! Isso é que é gastar dinheiro à toa: leva a galera pra ficar bebassa vendo os monumentos! Hehe.


(Se liga na coreana seguindo os costumes coreanos na hora da bebida: virando a cara pro lado)

Depois disso, seguimos para um outro lugar, a menos de 3 minutos andando do restaurante: Namyangju, uma cidade na província de Gyeonggi-do, que é o lugar onde o tiozinho Jeong Yak-yong nasceu. Esse ajosshi, na verdade, é um dos estudiosos mais famosos de toda a história da Coreia. Claro que ele está longe de respirar, pois ele morreu lá em 1836. Então ele já virou "história" pra nós ouvirmos.


(Era uma vez... um tiozinho chamado Mister Jeong)

Mas enfim, o negócio é que foi feito uma homenagem a esse ser humano pelos feitos marcantes dele em muitos campos do conhecimento, já que ele era um filósofo de mão cheia. Por acaso, foi ele quem ajudou na supervisão da construção do Forte que existe na cidade do Henrique, o Forte Hwaseong, em Suwon.
Além disso, foi ele quem apontava todas as cagadas da política da Era Joseon, tentando concertá-la para os moldes do Confucionismo. Não sei se ele tinha cacife pra isso, mas ele escreveu uma pancada de coisas sobre política, leis e etc. O cara era tipo um Leonardo da Vinci coreano. Não chega a tanto, mas estava cheirando os pés do italiano, já.
Em nossas proezas, ouvimos muito de uma tiazinha para lá de sabidona, que era voluntária no projeto de visitação deste lugar, mas que falava num coreano impossível de se entender. Isso porque ela falou: "Já que vocês ainda estudam coreano, vou falar devagarzinho para vocês compreenderem, ok?". Beleza, viu... o dia que eu conseguir acompanhar a sua velocidade, eu já nem preciso de ter aulas! =P
Mas a tiazinha era muito fofinha... espia só:


(Que botitinha!)

Antes de voltar para a capital, tiramos uma outra foto em grupo para o registro cultural e voltamos para a civilização.
Viva o governo coreano, que nos proporciona saber de tantas coisas que eu nem ia ter noção de quem era.
Isso é que é querer pôr cultura coreana na nossa cabeça! =)
Bom pra eles, bom pra nós, que conseguimos comida grátis, passeio grátis e outras coisas mais!


("Kimchiiiiiiiiiiiii")

Abraços e espero que tenham gostado deste post mais cultural..
Lembrem-se: nem tudo está perdido neste mundo, nem este blog!

5 comentários:

  1. kkkkkkkkkkkk..
    gu, isso q eh ter um passeio "cult" total e pensar so no q se vai comer depois...
    kkkkkk
    bjo
    e viva o governo coreano q paga tudo pra nos :P

    ResponderExcluir
  2. Cadê as produções cinematográficas??? Até a Ivonne fez um vídeo bacaninha no blogue dela... Isso aqui não vale câmera não hein... hehehe.

    ResponderExcluir
  3. Aaaaah, viado!
    O que importa é o conteúdo expresso, poxa!
    Afinal, nada pode substituir as palavras! =D

    Porra... meu próprio conterrâneo não me apóia, então tô na merda! =(

    ResponderExcluir
  4. Muito bom sua postagem, esses parques parecem ser tão tranquilos e as tia coreana tem um jeito tão simpático.

    ResponderExcluir
  5. Acho que a Coreia tem muita coisa legal para mostrar para o mundo. Vi umas fotos de um lugar em Daegu que tem vários Budas, coisa muito linda! E a Coreia é um país com passado, tem muita história. Só acho que eles tem muito ainda que aprender e mudar, para transformar a Coreia num país turístico, mudar principalmente a cabeça do povo, que não curte muito os estrangeiros. Ahhh!! ainda bem que o Brasil tem peitos, bundas e florestas para mostrar, nem isso os coreanos tem ;).

    ResponderExcluir