domingo, 18 de outubro de 2009

Lar, doce Lar

Bem, galeris...
agora que vocês alcançaram um nível mínimo de comentários, vou postar alguma coisa nova.
Mas essa coisa eu estava querendo postar faz tempo, mas nunca o fiz. Motivo: preguiça INSANA.

Desde que eu me mudei para a minha nova cidadezinha, um muquifo enfiado no norte chamado Cheonan (천안), eu estou morando por conta própria. Desde criança (diga-se 17 anos, saudosa era da revolta juvenil) sempre quis morar por conta própria. E esse "sonho" veio a se realizar aqui do outro lado do mundo, entre milhões de pessoas com olhos puxados..! Quem diria!
Aliás, esse sonho foi muito mais realizado por pressões externas da convervadora sociedade coreana. No primeiro ano na Coreia, eu morei em um dormitório universitário. Bem, no primeiro dia tudo pareceu muito lindo e maravilhoso, muito organizado; parecia até que finalmente eu teria uma vida universitária de verdade. Mas essa vida se tornou em uma chateação diária.
É sabido entre todos os que moram por aqui que alojamentos universitários coreanos são muito cheios de leis; se você é coreano, então, sai de baixo. As leis parecem ser destinadas a pessoa menores de 18 anos, apesar de que todos nós somos pelo menos maiores que essa idade. Mas a preocupação dos pais é tão grande que impõe às universidades um tratamento um tanto quanto rígido aos seus pimpolhos. Uma, e talvez a mais importante aos olhos ocidentais, seja o curfew, também conhecido como "toque de recolher". Obviamente, as "ordens" dependem de universidade para universidade, mas são todas praticamente iguais, generalizando logo a parada. A Keimyung University (계명대학교), por exemplo, tinha os seus dormitórios TRANCADOS às 23 horas. Na boa, pra mim eles estavam tratando a gente como crianças. Então, depois de começar com a vida vagabunda (leia-se: sair quase todas as noites), comecei a ficar muito puto com essa idéia. Achamos uma solução temporária, depois de um tempo: pular a janela. Claro que os tiozinhos não são tão retardados para não perceberem a falcatrua em pouco tempo. Então, começaram a trancar as janelas que não fossem de quartos onde os seres humanos dormem. Já havia outro sistema paralelo para "conferência" de alunos: eles entravam em TODOS os quartos para fazerem chamadas de quem estava ou não presentes em seus habitats na devida hora, antes da meia-noite. Caso não estivesse deitadinho, levava um pontinho de falta pra ficar esperto. E, em teoria, caso tivéssemos 6 pontos na carteira, seriamos chutados para fora. Nem precisa falar que, apesar de ter alguns recordes (mais de 20 pontos em um período), nunca sequer fui ameaçado de chute. Claro que já me chamaram na administração para uma conversinha ao pé do ouvido para me perguntarem o que estava havendo comigo e tal, mas nada mais que isso.
Depois, reformaram a portinha e adotaram um cartão eletrônico. Então, num primeiro período, só éramos permitidos a entrar, mesmo usando o cartãozinho da felicidade, até a hora do toque. Depois, éramos rejeitados pelo trossinho eletro-magnético. Num segundo período, eles mudaram a forma, depois de uma reclamação em massa por parte da gringaiada vagabunda, para marcação de pontinhos, caso você usasse o seu cartãozinho após as 23h. Isso foi muito melhor, mas não deixávamos de levar uns puxões de orelha. Mas tudo bem, levávamos o lema "eles que se explodam" bem a sério! =P
Desde que eu soube que ia me mudar, no segundo ano, para esse fim de mundo, prometi a mim mesmo tratar de achar um jeito de conseguir morar por conta própria!
E não é que eu consegui!?
Bem, eu vou explicar rapidinho para os pentelhos queridos leitores que me enchem o saco enviam emails sobre esse assunto. Viu, nem sou tão chato assim como vocês pensam.

O método mais normal de aluguel de casa é a partir de um aluguel normal, como qualquer outro (nossa, sou tão inteligente, hein!). Mas a coisa funciona de forma UM POUCO diferente aqui na Coreia, até onde eu sei. Não espere uma informação muito detalhada, pois eu não sou expert no assunto.
Caso queira alugar uma casa, o jeito mais fácil é achar uns papelzinhos em troncos de árvores oferecendo aluguel OU ir a uma agência de imóveis, conhecidas como Budongsan (부동산). Para pessoas não muito afortunadas como eu, o mais normal, caso queira REALMENTE morar SOZINHO, seja o chamado, em inglês, ONE-ROOM (원룸). Bem, caso vocês estejam curiosos, o lugar é exatamente como diz o nome: o negócio inteiro é um quartinho só. Claro, tem o lugar para defecação, mas são só essas duas porções de chão mesmo. Para viver num desses não é a coisa mais fácil do mundo, já que ANTES DE TUDO você tem que deixar um troquinho com a agência. Ao escolher um quartinho pra viver, você tem alguns detalhes sobre o AP. Alguns que eu poderia citar seriam: quantos metros quadrados tem, aluguel mensal e o "cheque caução" (corrigido pelo Henrique). Na minha opinião, o que mais destrói alguém que vem pra Coreia mediante uma bolsa de estudos é o último item mencionado. Esse negócio funciona literalmente como eu descrevi: um dinheiro que você vai dar para o dono do apartamento, e que quando o contrato chegar ao seu fim, ele te devolve o valor integralmente. Para a infelicidade geral dos pobres, o tal do dindin ($$$)  depende muito da região onde você deseja armar o seu ninho de amor. Enquanto nesse buraco chamado Cheonan o tal do cheque fica em torno de 2 milhões de Wons, em Seul a coisa muda totalmente de figura: por volta de uns 15 milhões você consegue algo! Pode começar a chorar caso você queira morar na capital, queira viver no seu próprio teto e dependa de bolsa! =P Por isso que a maioria esmagadora dos estudantes gringos que vivem em Seul tratam de armar suas cabanas em dormitórios; afinal, é a única opção viável caso você não seja filho de um Ministro do Afeganistão.
Um lembrete pra te deixar mais triste ou feliz: o valor do cheque-caução pode depender de um acordo com o tiozinho dono do lugar. Por exemplo, coreanos bonados (maioria?) normalmente botam o cheque caução lá nas alturas (exemplo: 50, 75 milhões de Wons) e pagam pouco ou até mesmo nada mensalmente. No máximo uma conta de luz aqui, de água ali... essas coisas básicas. Mas como luz e água são relativamente baratos, então isso não pode ser levado muito em consideração. Daí você, que ficou assustado com esses valores, me pergunta: como pode nego dar esses valores assim "de bobs"? E a parte mais intrigante: não pagar nada depois!
Pois é.. o negócio funciona mais ou menos assim, até onde eu ouvi (espero não ser o tipo que ouviu a vaca gritar e não sabe aonde!): se você der essa quantia escrota, o dono pega o montante e aplica em algum lugar. Isto é, esse dinheiro vai render MUITO dinheiro pra ele, logicamente mais do que se você desse um valor X para ele mensalmente. De certa forma, caso você tenha todo esse poder aquisitivo, é muito bom pros dois lados: primeiro, o cara ganha em cima desse dinheiro, investindo no mercado; segundo, você só DEIXA de perder alguma coisa. Afinal, você vai ter toda essa bufunfa de volta! Ah, se eu tivesse toda essa grana... ia ser bom demais! Mas nada nessa vida são flores, não é mesmo... =(

Aliás, parece que só quando se tem a experiência percebe-se que aquilo não era tão fácil assim. Até aqui, quem se preocupava com o papel higiênico? O recolhimento do lixo que começa a encher de mosquitos cornos? Bem, até pouco tempo era a ajumma que lavava o banheiro do dormitório! Agora sou eu... ó vida! =P
Aliás, falando em recolher o lixo, essa é uma das coisas mais PORRES aqui na Coreia. No Brasil a gente tem costume de pegar bilhões de sacolas plásticas no supermercado, já na intenção de cobrir a nossa pequena lixeira e depois deixar tudo na frente de casa para o caminhão pegar, não é? Ok, pelo menos em Brasília geral faz assim. Pronto. Mas existe uma porcaria chamada SISTEMA que não deixa que as coisas sejam um pouquinho mais fáceis pra mim, um ser que viveu debaixo das asas dos pais até a mudança para a Ásia. A merda do lixo tem que ser colocado em uma merda de uma sacola especial, que é comprada em determinados lugares por valores EXORBITANTES. Isso, claro, valoriza algo que eu espero que funcione: o recolhimento seletivo de lixo. Para cada cidade, existe uma regrinha diferente, portanto eu vou citar o caso de Cheonan: tem uma sacolinha vermelha-rosada que é para orgânicos e a amarela-maionese que engole o resto de qualquer coisa que você pense (desde que não seja comida-orgânico, claro).  Isso me apurrinha muito, porque eu sempre fui um cara não muito ambientalista: isto é, sempre joguei a merda no primeiro buraco que visse e pronto, alguém vai cuidar da coisa lá no futuro. Além do mais, tenho que jogar em lugar especial... e se falhar no tipo de sacolinha, eles fazem de tudo para descobrir quem fui o cretino que não obedeceu a ordem. Nem precisa falar que já fui alertado DUAS VEZES por causa dessa sacanagem de coleta seletiva (desculpa aê, fãs do GreenPeace). Mas calma, ainda estou me iniciando na parada, com o tempo vou pegar o jeito, beleza?
Bem, viver sozinho tem algumas vantagens que já podem ser deduzidas das reclamações sobre dormitórios relatadas acima, mas ainda podem ir além. Pode-se fazer muitas festinhas com comida, bebida, televisão, som e outras coisas mais, coisa que não era possível ser feita do jeito que a gente queria nos tempos negros de vida em Daegu, a minha antiga cidade. E comida é SIM um fator que me faz mudar de comportamento. O que a possibilidade de cozinhar em casa não faz, não é? Além disso, economiza um bocado ao bolso, o que me deixa muito feliz.
Bem, queria passar pra vocês a vista aqui dos arredores de casa, bem aos moldes do post do Henrique sobre a casa dele.
Ao contrário dele, que mora a alguns passos da universidade, eu moro a alguns milhões de quilômetros da minha. Essa é uma desvantagem MUITO grande que eu tenho, mas há uma vantagem nisso tudo: eu moro no "meio da fofoca", como diz a Briza. Nego que vem da "capitár" não acredita, mas onde eu vivo é o centrão mesmo! Não existe outro lugar com mais cara de downtown que esse. Todos os lugares pertinentes a diversão, comida, álcool e zueira se encontram em um raio de 500 metros da minha casa. Até mesmo algumas formas de chegada a cidade são coladas na minha casa. Caso alguém esteja interessado em vir a Cheonan de ônibus, você vai descer em uma estação de ônibus que é a menos de 3 minutos andando. Menos a estação de trem/metrô que liga a Seul, que está a cerca de 30 minutos, andando. Mas nem estou tão mal assim como eu estou publicando.. isso é só a raiva de não ter ido pra Seul, que ainda queima no fundo do fundo do meu coração! =P

Aí vão algumas fotinhas da situação:


("o meio da fofoca")


(a direção da minha casa)


(a rua durante o dia)

(a rua durante a noite)


(bora pra "náiti" coreana?)

Para quem não sabe ler em coreano, vou explicar o significado de todas essas letrinhas iluminadas perto do meu recinto. Na foto acima há o Night-Club Sizi. Bem, depois de voltar de um lugar desses no meio da madrugada, machos com muita lábia sabem que podem ter a oportunidade de irem para outros lugares que não seja a casa de seus pais. Esses lugares são denominados MOTEIS, (모텔) que na Coreia tem dupla funcionalidade: quarto para dormir e quarto para "nheco-nheco", se é que você me entende. O que rola é que tem MILHÕES desta éspecie ao meu redor. Tanto que não é surpresa eu ver, a todo hora do dia e da noite, muitos casaizinhos abraçados andando pela rua onde moro. Acho que eu moro em algo parecido com a "15 norte", huahua! Quem mora ou sabe da situação de Brasília, está por dentro do que eu estou falando. Mas para não deixarem vocês fora da piada, vou explicar: a 15 Norte é uma quadra de Brasília muito conhecida por ter várias prostitutas ao redor. Caso você passe por essas bandas pela noite, pode ver várias na rua balançando a bolsinha e vários carros parando para saber de qual é.
Obviamente eu disse PARECIDO, pois aqui em Cheonan não é o mesmo sistema. O negócio é que toda semana algum chato/desmatador de árvores distribui nos vidros de carros e ruas da avenida alguns cartõezinhos com telefones de putas trajando estilos orientais e tudo mais. Os mais divertidos são os que falam "Segredo! Ssh!" (비밀!쉿!~). Mas o normal mesmo é colocarem alguma foto de colegial e escrito: "Massagem"... além do telefone, claro. Bem, isso só fica para registro para a galeris mesmo, porque vai ser meio difícil eu cogitar a idéia de ligar para uma delas! =P
Além do mais, eu moro também perto de algumas lojas de conveniência, também conhecidos como butecos para convivência. Bem, eu estou localizado exatamente acima de um deles, que não é tão cara de buteco, mas tem lá seus objetos destinados aos cornos que gostam de beber lá: cadeira, mesa e brinquedinhos "caça-níqueis" (foi mal, mas eu não sei que outro nome dar a esse negócio).
Esses malditos brinquedinhos muitas vezes não me deixam dormir por causa de seus malditos usuários, que em sua EXTREMA maioria estão bêbados. Infelizmente esse game não é exclusividade do Buy the Way logo abaixo, pois essas pragas estão enfestadas na Coreia inteira. Então eu que vou ter que aguentar mesmo.
Eu ainda estou para fazer uma pesquisa de campo sobre a seguinte questão: por quê todo bêbado gosta desses dois joguinhos? Cara, se tem uma coisa que dá IBOPE logo após uma bebedeira boa é esse tipo de game que come o seu dinheiro com uma velocidade incrível. Mas isso com certeza fica para uma próxima. Por enquanto, fica só a foto dos brinquedinhos:



Bem, e finalmente esse é o interior da minha casa, totalmente bagunçado; mas tenho uma descupa: isso é casa de homem, pô! Não queira algo muito bem organizado! Mas pode relaxar.. quando alguém vem aqui com aviso prévio, eu já dou um trato bacana para aparentar menos porca!

 
Taí o meu Quartel-General: minha cama, que é desse ninho de passarinho mesmo que eu escrevo meus tão inspirados posts sobre a minha vida na Coreia! Hehe.

 
Essa é toda a tralha que eu normalmente uso: televisão de "última geração", Nintendo Wii (plus Wii Fit), uma merdinha com bilhões de livros de coreano e minha mesa gigante de vidro, que serve pra ocupar qualquer coisa, desde cueca até espuma para fazer a barba! =P


E esse meu vidro gigante, que dá vista para todos os motéis aqui perto. Do lado de fora tem meio que uma varandinha, então é lá que eu coloco minhas roupas pra secar e tudo mais (também tem uma lavadora e tals).


Essa é a minha pequena cozinha. Foi mal, galera... mas isso é só um espaço pra dormir, comer, ver filme... essas coisas! Não queirem sala de jogos e mais uma porrada de coisa também não, né!


E eis a entrada. Sim, ela tá meio humilde, estranha, parece que eu vivo num bueiro. Mas quando eu cheguei essa parada na porta já estava assim. Aliás, as portas convencionais na Coreia são tão feinhas. Parece de prisão, mas tudo bem. Note que em QUALQUER casa de coreano existe esse espacinho para deixar o tênis, dandalias e o que tiver mais. Nunca entra-se com o "pé embrulhado" em casas por aqui. Por mais que você esteja naquela pressa pra só ir ali e pegar um negocinho, nego tira o tal do tênis pra ir e voltar dois segundinhos. Tem suas vantagens, mas ficar toda hora com essas coisas às vezes enche o saco. Tanto que eu já entrei aqui de tênis altas vezes.

Bem, galera... é isso aí! Finalmente introduzi no blog meu novo lar na Coreia.. a "fabulosa" Cheonan.
Quarqué coisa liga pra nóis~!

Fiquem com Deus e até o próximo post.

Não preciso falar nada sobre tratarem de comentar, né...?

9 comentários:

  1. Aêêêê!!! Finalmente tá abrindo as portas do seu cafofo! ^^ Cara, pode falar a verdade: você mora na ZONA de Cheonan!!! hahaha. Mas larga de ser reclamão. Cheonan (500 mil habitantes) pra mim, que vim de Campo Belo (49 mil), é a capital das capitais! E fala sério: o transporte público aí é melhor que o de Brasília!! hehe

    Só uma correçãozinha: "cheque calção" só se você vesti-lo! ^^ O correto é "cheque-caução", e na verdade, no caso da Coreia, é depósito mesmo, porque o cheque-caução não pode ser descontado, a menos que o inquilino não pague o aluguel ou quebre alguma coisa no apartamento...

    E quanto às aventuras nos dormitórios na Coreia, aqui vai o meu causo, só pra refrescar a memória: http://deprosanacoreia.blogspot.com/2009/05/minhas-escapulidas-do-esquema-coreano.html

    E não reclama do seu one-room, que parece mansão perto do meu!!! hehehe

    Abraço procê, meu fio!

    ResponderExcluir
  2. Quando você morava em um dormitório, não tinha televisão? como vc fazia pra comer? tinha uma 'cozinha geral' tipo aquelas de albergue?
    É que estou pensando em tentar estudar na Coreia pelo mesmo esquema q vc...

    ResponderExcluir
  3. Não é tão pequeno o seu ape.Eu lembro que um aluguel de um quartinho no centro-SP custa em torno de 360 reais ou até mais.=/
    Mas como vc vai pra sua facul? De onibus ou de metro?Faz um post contando as vantagens e desvantagens do transporte!
    Toque de recolher as 23 hrs é muito injusto.Se aqui em casa as vezes não consigo chegar antes da meia noite,imagina ai x.x Ps: Demoro 1hora e meia pra chegar em casa =D

    ResponderExcluir
  4. Oi Gustavo, gostei do seu cafofo. Acho bem legal esses one-room. Vi o do Henrique qdo ele mudou (sou igual vizinha faladeira, acompanho a vida de vcs).Agora precisa organizar. Parabéns pela casa nova :). Agora que tem seu próprio espaço, vai deixar de preguiça e escrever mais, não é?

    ResponderExcluir
  5. Ah, tava com saudade de ler vc, Gustavo! =)

    Vc, o Henrique e as meninas do Cawaii preenchem a parte ociosa da minha manhã! =)

    Adorei seu post, seu espacinho até que é bem arrumadinho, eu que sou mulher sou mais bagunceira ainda... se bem que pra tirar foto, todo mundo da uma arrumadinha antes!

    Não suma, por favor! =)

    ResponderExcluir
  6. AÊÊÊ Gustavo mostrando sua toca hein, muito bem. Boa semana

    ResponderExcluir
  7. hum... abriu a porta do cafofo...
    mas tinha q ter dado uma organizada antes da foto,ne?!
    bjocas

    ResponderExcluir
  8. Nossa, achei que vc morasse perto da estação, não da Yawoori...
    Você já foi no Dr. Fish?
    E nesse club Sizi? Porque minha amiga tentou ir e disseram que estrangeiros não podiam..
    Você mora aí e reclama, imagina se morasse quase na montanha como eu...

    ResponderExcluir
  9. Vixi, eu nao sabia dessa da 15 norte O_O Eu sempre achei que o ponto das prosti era no setor hoteleiro O_O

    Poxa, sua casa ateh que é ajeitadinha xD

    ResponderExcluir