FAQ

A BOLSA

Como eu cheguei aqui:

O Governo da Coreia do Sul tem vários programas de bolsas para graduação e pós-graduação (master e PhD) em diversos campos do conhecimento. Uma dessas bolsas foi a que eu consegui, chamada KGSP (Korean Government Program). Este é um programa de mestrado sustentado pelo NIIED, um ógão governamental filiado ao Ministério da Educação e Tecnologia sul-coreano.
Todos os anos, há uma seleção em diversos países para escolha de pessoas interessadas, tanto na graduação como em níveis maiores.
O website do governo coreano que oferece variadas bolsas é: www.niied.go.kr. Infelizmente, para aqueles sem o dom das línguas, os idiomas disponíveis são COREANO e INGLÊS.

Como foi que você conseguiu?

Eu procurei a Embaixada da Coreia do Sul em Brasília, já que uma pessoa tinha me falado sobre bolsas de mestrado na Coreia. Estive buscando informações (= enchi o saco do pessoal da Embaixada) por longos meses até ouvir uma resposta favorável - a possibilidade da bolsa finalmente sair do papel. No ano em que consegui, em 2008, foram ofertadas oito vagas para o Brasil.
Normalmente, o edital para a bolsa KGSP sai no mês de Outubro, podendo ter a documentação entregue até Janeiro. Mas justo no meu ano, ocorreu um delay muito grande por conta da reformulação desse órgão (demitiram a maioria das pessoas envolvidas e contrataram novas, que não sabiam o trabalho que deveriam efetuar). Portanto, a gente teve pouco tempo para aplicar, já que saiu em Abril e no fim de Junho já deveríamos ter toda a documentação em mãos.

Foi difícil conseguir?

Na minha humilde opinião, foi muito fácil. Mas isso foi tudo por conta de dois fatores:

1. O Governo Sul-Coreano, através da Embaixada da Coreia do Sul no Brasil, não sabe espalhar a notícia dessa bolsa em vários veículos de comunicação;
2. Não há tantas pessoas interessadas em vir para um pais tão "escondido do mundo";

Portanto, a seleção é mais mole do que eu realmente pensava.
(Só não conte isso para o governo/embaixada! Haha!)

EDUCAÇÃO

Quantas bolsas são para cada país?


Depende da vontade do governo coreano. Portanto, eu não tenho ideia. Normalmente, é de acordo com as relações (todos os tipos, principalmente políticas e econômicas) entre os dois países. No caso do Brasil, no tempo em que eu fui aceito, havia 8 vagas. Isso é variável, de acordo com o ano e com o nível universitário; isto é, normalmente a graduação tem menos vagas que o pessoal do mestrado e doutorado.

As férias também são esse mamão com açúcar?


Não, eu não posso voltar ao meu país por conta do governo coreano. Se eu quiser, eu tenho que pagar do meu bolso. No fim das contas, para quem não tem condições de pagar uma viagem de visitas ao Brasil, fica preso na Coreia do Sul por 3 anos, porque o governo so irá pagar a sua viagem de ida e volta em todo esse tempo.

Quais são melhores universidades da Coreia do Sul?

Depende muito do seu campo e de quem voce está ouvindo. Se você perguntar para coreanos, TODOS (modo de falar, por favor!) irão dizer que a melhor universidade, sem dúvidas, e Seoul National University. Mas há controversias. Esta universidade é a melhor rankeada no geral da Coreia do Sul, e a que tem mais renome entre os coreanos e a que mais recebe dinheiro do governo. Mas em certos campos do conhecimento, ela com certeza nao e a melhor. Existem a Yonsei University, Ewha University, Korea University, Kyunghee University, KAIST, Sungkungkwan University, entre VÁRIAS outras. Os coreanos são obsecados pela primeira, entao... você tem que perguntar para pessoas menos bitoladas quais são as melhores.


VIDA UNIVERSITÁRIA/PADRÃO DE VIDA NA COREIA


Como é a sua vida aí?

Se você não leu o edital da bolsa, eu vou dar uma simples explanação:
o governo da Coreia escolheu uma cidade "aleatória" para a gente viver por um ano. Neste primeiro ano de vida aqui, o que temos que fazer e estudar a língua coreana para atingir um certo nível de conhecimento da língua e poder tentar alguma comunicação com cidadãos coreanos. Essa fase é obrigatória, não tem jeito de escapar. Ao menos que você seja um caso especial.
Para tanto, o governo nos paga 900,000 Wons por mês, além de nos pagar todos os custos de estudos da língua.
Após um ano de estudos, devemos "aplicar" para as universidades que queremos estudar (graduação, mestrado ou PhD). Isto não quer dizer que estamos garantidos na que escolhemos. Tudo depende da concorrência. Aí serão mais 2 anos vivendo por aqui.

Dá pra viver com a ajuda de custo do programa?

Com relação ao custo de vida, eu acho que tudo o que fica aos arredores de Seul tem preços semelhantes.
Obviamente, na parte central de Seul, algmas coisas são inflacionadas, como HOUSING. Agora, o resto, como comida, é impossível você achar uma diferença muito grande entre preços na Seul-downtown e na província de Gyeonggi-do (província que cerca Seul). Os preços são bem semelhantes. Mas caso você vá para regiões menos conhecidas, menos entupidas de gente, a possibilidade de os preços serem menores também é grande. Eu morei um ano em Daegu, 4h30 ao sul de Seul. Os preços são relativamente mais baratos que em Seul. Aliás, dá pra viver de forma mais barata em Daegu e outras cidades pequenas do que em Seul. Infelizmente, tudo o que é Seul ou perto de Seul é inflacionado. Então se prepare.
Mas a diferença não é grande.. mas como você sabe... de grão em grão, você vai se lascando! Chega no final do mês, o rombo é grande! Hehe.

PORTANTO...
Depende de qual o seu estilo de vida. Eu sobrevivo aqui NUMA BOA. E olha que eu saio, como em restaurantes quase todos os dias e de vez em quando vou ao shopping comprar alguma coisa que me interessou.
Mas se você tem um estilo muito gastador, neste caso eu sinto muito: NÃO ROLA.

Moradia

Morar é um negócio meio custoso por aqui, porque coreanos costumam fazer contratos de normalmente um ou dois anos. Vou explicar brevemente como funciona a "novela" que é alugar um APÊ por aqui.
Você vai na imobiliaria, que eles chamam de Budongsan (부동산). Lá, eles te mostram milhaaares de apês que eles querem vender, obviamente. Eu te sugiro, caso você realmente esteja disposto a alugar um próprio, é o que chamam de ONE-ROOM (원룸 - em inglês mesmo... mas inglês de coreano! Hehe). Então, os contratos normalmente tem um dinheiro de depósito, que é como se fosse um cheque-calção, que você deve depositar na conta da pessoa. Em cidades pequenas como a minha, o preço é bem menor (no MÍNIMO metade de Seul)... chegando a 1 milhão de wons (mil dolares, mais ou menos). Então, você vai pagando, ao final de cada mês, o aluguel normal. Dependendo de cada contrato, as contas de água, luz, gás e condomínio estarão inclusos ou não no aluguel. Caso não estejam inclusos, todas essas contas chegarão na sua caixinha de correio.
Eu, por exemplo, pago 300 mil wons mensais, o que inclui uma geladeira, um fogão de duas bocas e máquina de lavar. Agora, exclui todas as outras taxas, como água, luz, gás. Então, normalmente, eu pago 350 a 370 mil mensais. Mas ainda existem os 22 mil de internet. Então... pode chegar a 400 mil mensais.
No acordo de um ano que eu fiz, ficou proposto o depósito de dois milhões de wons.
PS: cheguei com a minha casa PELADA, sem nada.. então tive que comprar tudo. É MUITO ACONSELHÁVEL você ir a uma loja de second-hand e comprar tudo por lá. Eu comprei um guarda-roupa, cama de casal, mesa de vidro e uma mini-estante por 150 mil wons - tudo junto!
Eu recomendo você olhar todos os lugares, porque parecem bem feinhos, mas essa é a situacao dos 원룸! Hehe... normalmente eles nao são dos mais bonitos.

Agora, existem outras duas opções bacanas. Mas isso depende da sua personalidade...
Duas opções bacanas:
1. 고시원 (Go-shi-won) - é um quartinho bem pequeno que normalmente abriga estudantes que querem estudar pra concurso. Então nele já existe uma cama de solteiro, uma tv, um guarda-roupa e uma escrivaninha. SOMENTE ISSO. É muuito pequeno mesmo... não deve nem caber duas pessoas dentro. Mas essas pessoas que vivem aí soh dormem aí, elas nao vivem. É como se fosse um mini-hotel. Mas é muuito em conta. Um amigo meu alugava uma dessas por 200 mil mensais... com tudo incluso, se eu não me engano. Mas aí o resto (lavar roupa, comer) é cada um por si.
Elas podem ser achadas em milhares de lugares espalhados pela cidade, ESPECIALMENTE perto de universidades.
2. Falando em universidades, perto delas existem milhares de ofertas colocadas nos postes de luz com pessoas oferecendo one-room ou compartilhamento de apê. É uma boa para quem não liga em se juntar a um estranho.


DICAS

Dá para viver com a língua inglesa?

Bem, dá para SOBREVIVER com inglês aqui. Se você não tem bom conhecimento nem no inglês, então não venha para cá, por favor, pois vai ser muito difícil. Agora, se você tentar falar em inglês, não tenha vergonha disso. Eles vão tentar te entender (ou não!).

Eu sou otaku e gostaria de ir pra Coreia "comer todas as menininhas da cidade".

Por favor, se você tem esse tipo de tara, não venha sujar o nome do Brasil por essas bandas. Aqui, ser brasileiro é muito legal. Todos nos adoram e nos querem por perto, por mias que saibam somente sobre samba, futebol e mulher pelada. Então, não desmanche a imagem que os coreanos tem da gente, ok?! Haha! Isto é, pode vir. Mas diga que você é da Europa, EUA, algum outro lugar...




Editado em 2010.05.06

13 comentários:

  1. Vc me indicaria a estudar ingles ou mais coreano?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. si voce mora em brasilia, eu posso ensinar lingua Coreana
      porque sou coreana. E-mail-sunabrasil@gmail.com

      Excluir
  2. Bom, eu vou tentar até conseguir, cada dia fico mais animada, queria te perguntar qual certificado de inglês eles aceitam e como consigo traduzir tudo de modo oficial(tradutores juridicos).
    aah não querendo ser chata but você sabe qual seria a melhor universidade de Politica por aí?

    ResponderExcluir
  3. Obrigada por todas essas informações, realmente me abriu os olhos. Você conhece algum brasileiro que entrou na Coréia pela bolsa de graduação do NIIED ou só os que estão fazendo pós/PhD/etc como você? Eu moro no Rio e realmente me interessei em cursar a faculdade na Coréia mas por aqui não tem nenhuma embaixada ou consulado :(

    bjs!

    ResponderExcluir
  4. Olá, Gustavo! Primeiramente, muito obrigada por fornecer todas essas informações! Ajudou bastante, pois eu sou loucamente apaixonada por línguas asiáticas e já comecei a estudar Japonês e Coreano = quero viajar para todos esse locais. Mas você sabe que vida de estudante é dura, não tenho muito dinheiro para arcar com todos os gastos, e uma bolsa de estudos seria excelente para mim, que quero me aprofundar na língua coreana e ainda teria oportunidade de me graduar por lá... Além disso, não quero ir pra lá para agarrar todos os coreanos que aparecerem na minha frente, então já tenho mais chances, né? rsrs

    Desculpe por incomodar, eu apenas queria perguntar para você que tipo de procedimento temos de fazer pra conseguir a bolsa. Precisamos entrar em contato com a Embaixada em Brasília, mas depois disso, como é o processo de seleção? Há alguma prova? É necessário algum atestado escolar? Ou coisas do tipo? Se não for pedir muito, poderia passar essas informações? Ou pelo menos, como consegui-las?

    Obrigada pela atenção, e mais uma vez, desculpe o transtorno! ^_^

    ResponderExcluir
  5. somente se tem bolsas para nivel superior?

    ResponderExcluir
  6. pelo visto e melhor perguntar para o senhor todo poderoso!

    ResponderExcluir
  7. ADOREI SUA FALA SOBRE A VIDA NA COREIA, FUI DE GRANDE VALIA E TAMBEM DIVERTIDA. É BOM SABER QUE TEMOS BRASILEIROS DE BEM COM A VIDA COMO VOCE, PARABENS

    ResponderExcluir
  8. Já fui para Coreia e tenho que falar que não e nada facil principalmente a falta que você sente das pessoas aqui no Brasil, como o Gustavo falou não é tão facil passar umas férias aqui no Brasil hehe. Mais vale a pena, é uma experiência para a vida.

    ResponderExcluir
  9. Como saber quais opções de Cursos?

    ResponderExcluir
  10. Para conseguir então a bolsa não precisa saber coreano, certo ? Pois eu sou fluente em inglês, mas eu não sei se eles admitem para concorrência uma pessoa que não saiba coreano.

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem? O curso de Arquitetura e Urbanismo está na lista de exerções dos cursos que não estão inscritos nesses tipos bolsas de estudos. Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
  12. Olá, ouvi dizer que precisa ter alto nível no inglês para poder tentar participar do KGSP, ao invés disso posso ter alto nível em coreano ?

    ResponderExcluir