segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Hangeul Nal - 한글 날 - Dia do Alfabeto Coreano

Esse post é só pra explicar MUITO BREVEMENTE mais um "feriadinho", que nem é tanto assim, já que ninguém parou de trabalhar, como é de se prever no Brasil.

Esses dias pra trás foi o dia do Hangeul, isto é, a celebração do "Dia do Alfabeto Coreano".
Sim, essas letrinhas cheias de pauzinhos, bolinhas, quadrados e outras coisas "miraculosas" que dá pra se criar a partir da integração entre alguns sons coreanos, têm o seu próprio dia de celebração.

Eu copiei um post pra traz, muito tempo atrás, falando sobre o alfabeto coreano.
Só para lembrá-los brevemente, o Rei Sejong, a dinastia coreana que tem maior paga-pauzisse dos coreanos, mandou alguns de seus estudiosos que estavam a disposição para pensarem em como fazer para que os coreanos parassem de escrever o idioma coreano a partir do alfabeto chinês (ou ideogramas chineses).
Como o Juliano tinha me alertado há muito tempo atrás, mas querendo ratificar aqui, o tal do idioma coreano já existia, mas não possuia um alfabeto próprio. Portanto, o tiozinho, que tem sua figura exibida em todas as notas de 10,000 Wons, é praticamente adorado por este "grande" feito, que deixa a maioria dos coreanos de hoje em dia impossibilitados de pronunciar corretamente muitas palavras na língua inglesa! =P

Aliás, ontem mesmo teve a festinha pela nova estátua do tio Sejong no meio de uma das maiores ruas de Seul, uma que fica perto da estação Jonggak, se eu não me engano!

Essa data é tão importante que até o Google deu um presentinho:


(Página do Google em homenagem ao alfabeto coreano: google "escrito" em coreano)

Parabéns a todos, seja o que isso queira significar!

한글날 잘 보내세요
(Tenha um bom dia do Alfabeto Coreano)

4 comentários:

  1. Mas o tio Sejong bem que poderia ter inventado uma coisa mais fácil, não é? Eita coisa difícil de aprender. Já até desisti. Achei mais fácil ensinar o português para o meu amigo coreba. E um bom dia do Alfabeto p/ você também.

    ResponderExcluir
  2. Ola! Descobri teu blog atraves do blog do Henrique e jah te linkei no meu blog coletivo de ex-bolsistas do governo japa. Gostei do estilo dos teus posts "na lata" e sem nhe-nhem-nhem, rsrs. Depois dah uma olhada no nosso blog pq as meninas e eu seguimos o msm estilo "na lata"!

    ResponderExcluir
  3. Eita... se o seu blog é "na lata", o meu que não é (ou é MENOS "na lata" que o seu) será um blog "nhe-nhem-nhem"?? rsrs

    ResponderExcluir
  4. olha o tio Sejong ele deveria chiar algo mais fasil né? é muito complicado o portugues é mil vezes mais facil do que coreano eu sofro mesmos em!!! mas eu curto bastante a lingua coreana

    ResponderExcluir