domingo, 4 de outubro de 2009

Segundo Chuseok na vida, parabéns!

Mas se tem gente difícil pra comentar, é esse povo do "Gustavo in Korea". Nooooossa, que que isso...
Porém, está tudo bem, escrevo por prazer também! =P
Portanto, vamos que vamos...

Desde sexta-feira, dia 02 de Outubro, é feriado na Coreia do Sul! Aê! Esse feriado se extende até hoje, domingão. Bem, para nós, brasileiros que adoramos um feriado em meio de semana para afetar nossos estudos ou trabalhos, pode ser uma bosta, mas para os coreanos já está valendo! Haha!
O feriado da vez é o Chuseok, o mesmo que eu presenciei um ano atrás, quando estava em Busan.
No Chuseok e Ano Novo chinês, praticamente TUDO nessa vida pára, ou pelo menos é o que era dito... até ontem, quando eu presenciei o Yawoori, o shopping da cidade de Cheonan, completamente aberto, com todas as suas lojas funcionando. Pois é, de certa maneira, esse negócio que os coreanos falam que tudo fecha é lenda, tá! =P
Eu sinto é pena, porque coreano já não tem lá muitos feriados, e os que tem ainda tem que trabalhar. Sacanagem! =(
Como eu sou um cara muito mal-caráter, eu vou copiar a mensagem que a ativíssima comunidade Associação Brasil-Coreia, que diz manter os brasileiros na Coreia unidos uns com os outros (ou pelo menos essa é a proposta), enviou para nós via email.
Vamos ao "copia e cola":
Chegou o Chuseok, longo feriado aguardado por muitos na Coréia.e não poderiamos deixar de mandar o nosso sincero desejo de um FELIZ e "descansado" CHUSEOK!!!

Aproveitamos para dizer o que representa esta data,principalmente para os que aqui estão pela primeiríssima vez vivenciando esta comemoração.

O Chuseok é realmente uma época em que, desde antigamente, o povo coreano agradece a Deus (ou deuses) pelos dons fornecidos pela natureza, através da colheita, em ocasião que coincide com a lua cheia - data calculada pelo calendário lunar. É a Grande Festa de
Agradecimento pela COLHEITA. Fora isso, os antepassados são venerados e familiares levam alimentos e bebidas aos túmulos dos que se foram ou os que ainda estão em casa. Os parentes que moram em outras cidades retornam a sua família de origem para celebrar a ocasião, o que justifica o grande deslocamento do povo em viagem nesta época - maior êxodo nas estradas registrado no ano.


Como guloseima típica do festejo come-se o songpyeon, que é um bolinho de arroz aglutinado (tok) recheado com açúcar mascavo e gergelim. O bolinho de arroz é preparado com arroz colhido na nova safra, sendo um arroz novo. Por ser regido pelo calendario lunar, a data do Chusok varia a cada ano no nosso calendário convencional. Em 2009, o dia exato do CHUSEOK é 3 de outubro- um dia antes e outro depois formam o grande feriado que neste ano não será tão longo assim por cair em um sábado.

Outra característica típica da ocasião: oferecer presentes às pessoas a quem se tem um grande sentimento de gratidão ou respeito.Isso se estende ao ambiente de trabalho e/ou estudo, presenteando chefes, professores, etc... Os presentes coreanos diferem dos brasileiros. .. Lembremos que este país passou por agruras na época da guerra e colonização japonesa. São em muitas vezes alimentos, utensílios de uso prático no dia-a-dia: sabonete, pasta de dente, enlatados e recentemente outros presentes que outrora
não eram de uso comum, todos devidamente embrulhados para presente e com uma apresentação especial.


Em outras palavras, poderíamos comparar o Chusok a um Dia de Ação de Graças, em uma versão ocidental mal-adaptada, afinal, esta festividade vem de tempos remotos, anteriores à entrada do Cristianismo por aqui. Na realidade é o segundo mais festejado
feriado na Coréia - depois do Sollal (ou Dia do Ano Novo Lunar).


Bem, galera, podem ter percebido que o Chuseok é muito impotante para os coreanos.
Nessa época, o tráfego nas rodovias, ferrovias, aerovias e o caralho a quatro fica MAIS que congestionado. O caminho até Daejeon, por exemplo, que fica à 2 horas da capital, passa a estar a 4h30 por conta do Chuseok, segundo levantamento da KBS TV. Além disso, todos os tickets rumo a qualquer lugar dentro da Coreia já estão SOLD OUT desde sei lá quando.


(Visão do terminal de ônibus da minha cidade, na tentativa de comprar um ticket um dia antes do Chuseok)

Portanto, para mim, gringão, a melhor coisa a se fazer é ficar em casa mofando nesse feriado! Ô bagaça!

Enquanto você ainda tem tempo de ler esse post, fique com a baladinha da vez, do meu "ídolo" Lee Seung Chul (이승철):


(이승철 - 사랑 참 어렵다 / Lee Seung Chul - Love is so difficult)


Para vocês, no Brasil, na Coreia do Sul e em todos os cantos desse mundo, qualquer seja a maneira que você entenda o que isso quer dizer:

FELIZ CHUSEOK!

즐거운 추석 보내십시오~!

4 comentários:

  1. Imagino o maldito tráfego por aí. Bom, aqui nem te tido tanto tráfego assim, mas São Paulo continua uó a jurupinga!

    Espero que tenha curtido o Chuseok (:

    ResponderExcluir
  2. Deborah, São Paulo nem precisa de feriado pra dar nó no trânsito né... hehe.

    Gustavildo! Fala pro seu amigo Lee Seung Chul que 사랑 só é 어렵다 na Coreia... PQP!!! Eita povo que gosta de sofrer, cruz credo! rsrs. Mas a música até que é legalzinha, apesar de aparecer umas imagens do KLB na minha cabeça quando ouço...

    Chuseok já se foi. Agora, de volta aos estudos! ^^

    ResponderExcluir
  3. Meu deus, imagino a loucura que não deve ser os feriados ai na Coréia... Comecei a ler o blog hoje, gostei muito :D
    Até já adicionei o link lá no meu blog (que também fala sobre a minha rotina, mas é no Brasil mesmo, e ultimamente também tenho convivido com uma intercambiaria japonesa :D).

    Chuseok já foi, mas eu espero que você continue se divertindo por aí, :D

    ResponderExcluir
  4. Seul vazia no feriado não fica tão bom quanto SP vazio nos feriados? Enquanto o pessoal desce a serra, é bem melhor pro pessoal do interioRR ir pra lá =)

    ResponderExcluir