quarta-feira, 29 de abril de 2009

Gold o que?

Queridos "assituos" leitores deste humilde blog,

acho que de vez em quando, para receber comentarios, vale tudo. Ou nao.
Hoje, como estava sem fazer nada, fiquei pensando nos comentarios recebidos dos ultimos posts. Fiquei muito "sentido" com as palavras que eu mesmo escrevi.
Mas as vezes acho que leitor gosta de tomar porrada. Acho que de vez em quando, tem que tomar umas na cabeca para perceberem que a gente se dah por satisfeito quando recebemos um feedback.
Mas mesmo, assim, retiro o que eu disse. Voces nao sao bostas nao, tah? Haha! Voces sao muito legais (acho que eu pareci quase um retardado escrevendo isso).

Mas vamos ao que interessa.
Como estou em mais um dia entediante por aqui e me lembrei que os proximos dias serao de extrema "excitacao" por parte dos coreanos, meus neuronios fizeram passar pelos meus olhos o que eles traduzem literalmente do coreano o feriadao deles por aqui.
Um tempo atras, estava conversando com um coreano. Sim, eu conversando com coreanos EM COREANO. Imagine soh a situacao. Nao foi tao bizarra assim, mas eh engracado relembrar que sete meses atras eu se quer poderia pronunciar "안녕하세요" ou "만나서 반가워요". Voltando ao topico, conversa vai e conversa vem. De repente ele me pergunta o que eu vou fazer no feriado de Maio. E eu, pensando, com os meus botoes: "que diabos que ele falou agora?". Bem, eu nao entendi exatamente o que ele disse, portanto pedi para para que traduzisse para uma lingua mais normal: o ingles. De acordo com ele, a tal palavra para o "grande feriado de Maio" significa "Golden Holiday" (traducao meia-boca: "Feriado de Ouro"). E eu, com aquele grande ponto de interrogacao visivelmente circulando pela minha cabeca, inocentemente perguntei ao individuo: o que eh e porque o tal do Golden Holiday.
Nao, nao tem nada de mistico no sentido deste feriado. Sem Budas, sem mortos para serem lembrados, sem nada muito surpreso. Eh simplesmente o feriado mais extenso que eles podem ter durante o semestre letivo! Sim, coreanos tambem pensam em descansar, galera! Estao pensando que eles soh pensam em trabalhar? Nao, eles gostam de vagabundar de vez em quando. Assim como qualquer estudante brasileiro, eles tambem jah miram no proximo feriado que podem ter naquele mes.
Bem, o tal do Golden Holiday vai ser composto por uma serie de fatores que vai nos deixar sem aula por 3 dias uteis: sexta, segunda e terca. Tudo por culpa de quem? Das CRIANCAS. Sim, nesses dias aih eh celebrado o Dia das Criancas na Coreia. Olha soh que legal. O mais "supimpa" disso tudo eh que ele eh celebrado em todas as "ordens" escolares: prezinho, ensino fundamental, medio e ateh mesmo UNIVERSITARIO. Isto significa que todos ficarao muito felizes, mas para que exatamente?
Bem, de acordo com a resposta de alguns coreanos, o que eles vao fazer nesse longo feriado eh... DORMIR. Sim, pessoas, esses olhos puxados soh querem saber de dormir. Eu fiquei realmente muito indignado. Eu espero que eles tenham mentido pra mim, porque senao eu ficarei muito frustrado em saber que eh assim que coreanos (em geral) curtem um feriado desta magnitude.
Eu acho que eu fui um tanto profetico quando eu citei a celebre sentenca "coreano nao vive; coreano respira" uns posts atras.

Bem, vamos ver o que eu faco nesse periodo de vacas gordas. Dormir eh que nao vou.

terça-feira, 28 de abril de 2009

Besteirol Coreano

Como eu sou uma pessoa com varios afazeres nessa vida, vou falar sobre um negocio muito comico (desde que voce esteja na Coreia e seja estrangeiro - e de preferencia aprendendo/sabendo a lingua local).
Ha um programa de TV da KBS (Korea Broadcast Station) que serve simplesmente para os coreanos nativos sacanearem os gringos que se metem a falar coreano. Obviamente nao eh algo tao sarcastico assim, pois eu penso que esse programa serve mesmo para evidenciar o "enorme" interesse da comunidade internacional na unica lingua tombada como patrimonio historico da Humanidade, de acordo com a UNESCO.

Nome do Programa: 미녀들의수다 (Minyeodearesuda) - Chitchat of Beautiful Ladies

Entendendo o programa: varias garotas lindas (nao sei de qual ponto de vista!) vao ao programa para conversar sobre qualquer topico, porem vale somente na lingua COREANA. Normalmente, os papos sao muito levados para o assunto "남자친구" (namja tchingu), isto eh, namorados. Para quem sabe falar pelo menos um pouco do idioma, eh muito hilario ver gringo falando essa lingua bizonha... principalmente se a gringa for de origem italiana (no caso do video abaixo, a Cristina)! Haha! Nossa, eh muito esquisito! Eu acho que os italianos e nativos da lingua hispanica tem algo em comum: a persistencia em usar o sotaque de suas linguas para qualquer outra lingua no mundo! No caso desta em questao, foi o pobre coreano que sofreu com essa tragedia grega.




Na verdade, quem sou eu para falar uma coisa dessas? Minha habilidade auditiva para esta lingua dos diabos eh infinitamente pior do que qualquer uma dessas meninas.
Entao, ¿Por qué no te callas, Gustavo?
Soh pra sacanear mesmo! =)

O mais legal eh que de vez em quando fazem um especial, mas com HOMENS!
Aih o nome do programa muda (claro!), temporariamente, para 미남들의수다 (Chitchat of Handsome Guys). Com tanto gringo "bunitu" lah, as coreaninhas ficam todas atissadas. Obviaemnte, o assunto principal eh 여자친구 (yeoja tchingu).. Provavelmente voce vai ouvir bastante isso se tentar ver o programa.

Em todo caso, se divirtam:


Primavera? Que isso?

Mais um presentao para os leitores: outro post antes de fechar o prazo de 30 dias entre um e outro! Uhul!
Como estou meio sem assunto, jah que eu estou postando demais, vou falar da Primavera. Afinal, em todos os blogs que estao sendo atualizados ae pela galera que mora por essas bandas de ca, esta sendo falado sobre a tal da Primavera.
Mas o que seria a Primavera para um brasiliense, nao eh verdade? Na minha opiniao, eh um periodo simplesmente inexistente. Aqui estou nascendo de novo, pois pela primeira vez estou vendo e sentindo "ao vivo" as tais das quatro estacoes, tanto faladas no mundo, mas nunca experenciada pelos calangos do Cerrado.
Eu jurava que, desde que a gente entrou no periodo de recessao (refiro-me ao inverno coreano), eu achava que nunca mais ia tirar meus casacos do corpo. Eles jah estavam praticamente tomando a forma da minha formosa carcassa humana, quando os dias passaram a ficar um pouco menos frios e jah nao precisava usar a minha "super-jaqueta", que aguenta ateh o frio da Siberia. Desde o fim de Fevereiro/comeco de Marco, eu estava apto para vestir uma jaqueta que era mais relax. Isso nao significa que nao estava frio pra caramba, ok?
Quando eu jah estava me dando por vencido em meio a neve, ventos que cortavam a minha carne e banhos congelantes, o Sol inventou de dar o ar de sua graca. Sim, eu jah estava na situacao do Rocky Balboa, quando ele nao aguentava mais levar tanta porrada na vida. Mas assim como ele (sabe-se lah como!), resisti bravamente a todas as intemperies e cah estou eu agora escrevendo para os meus avidos leitores, sedentos por informacoes sobre a minha morte.
Quando a nossa principal fonte de calor natural comecou a sair de casa (o Sol, ok?), eu, com meus pensamentos de gente que vive no meio do Cerrado, filosofei: "Agora que o Sol apareceu, nunca mais vou precisar usar meus casacos! Viva a Primavera!". Mas nao foi bem assim, meus caros.
Nos primeiros dias foi festa, jah que ha muito tempo nao observava os termometros passando dos 15 ou 20 Graus Celcius. E sim, eu jurava que tinha abandonado de vez os meus antigos amigos (as minhas jaquetas). Um belo dia, inventou de fazer frio de novo.
Jesus, por que as coisas nao podem ser que nem na minha terra? Ate onde eu me lembro, quando eh frio, eh realmente frio; quando eh quente, sai de baixo que eh nariz escorrendo sangue pra tudo quanto eh lado. Na verdade, como ate agora eu nao experimentei tudo o que a "vida pode me oferecer", eu ainda nao estou em condicoes de escolher o que eh menos pior: sobreviver com as quatro estacoes bizarras da Coreia ou com as duas estacoes extremas da terrinha (Brasilia).
Mas uma coisa eh certa: ainda necessito meus antigos amigos para sair de casa, DE VEZ EM QUANDO. Cada dia eu abandono mais a amizade.

E outra coisa: a Primavera deixa tudo mais lindo, realmente. Antes, via soh em filmes ou ouvia de pessoas que viveram em outros lugarse desta Terra. Agora estou realmente vendo o quao Deus foi solidario com os meus olhos para que eu um dia pudesse olhar pra tudo isso e dizer: QUE LEGAL! (eu sou um cara muito criativo, quando se trata de elogios! Haha).

Para quem quiser saber como eh a Primavera na Coreia, deveria dar uma chegada no blog do meu companheiro Henrique. Ele que eh o representante, quando se trata fotografias, videos e etc, da comunidade brasileira por aqui (mentira, eu que o elegi para este titulo, ok?).
Espero que ele fique mais feliz com as minhas indicacoes, porque a propaganda aqui pro "diario" dele esta ficando cada vez mais pesada!

Abracos do calango e ateh a proxima!

Observacao: COMENTEM AE, SEUS BOSTAS! QUEIMO TANTOS NEURONIOS POR CAUSA DE VOCES. MAS EM CONTRA-PARTIDA, NAO RECEBO NENHUM COMENTARIO.

(SIM, EU SOU UM CARA MUITO DELICADO E FINO!)

(nossa, estou surpreso com a minha capacidade bloguistica hoje! Ate que o post nao ficou uma completa bosta!)

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Otakus a la coreana, venham!

Como eu sou um carinha muito legal com voces, eu vou postar algo de interesse "publico" bem no dia do meu aniversario.
Olha soh que legal que eu sou?
Bem, muitas gente me pergunta (e a outros brasucas que moram por essas bandas) sobre costumes, cultura e algumas outras coisas mais provindas da Coreia.
Sem querer querendo, eu acabei achando um site que faz um resumao muito bacana de varias perguntas comumente efetuadas por "otakus-coreanos", tarados por coreanas ou antropologistas que nao tem o que fazer.
Ele fala, inclusive, de um ponto que muito tem passado pela minha cabeca: os famosos kyopos, ou... os tais dos caras que nao aceitam ser americanos, brasileiros, canadenses, russos... querem ser mesmo coreanos soh por causa da sua etnia.

Enfim, povos, esta aih disponivel inteiramente para as pessoas que falam outro idioma (ingles):

http://www.seoulstyle.com/cultural.htm

Leiam atentamente e se maravilhem com as coisas loucas da Coreia.

Eh isso, galera... to afim de fazer um post bonito hoje nao.

Ate logo,

paz!

sábado, 18 de abril de 2009

Uhul!

Voltar a postar, depois de alguns diazinhos, faz bem de vez em quando, neh?

Estou de volta para contar as INUMERAS novidades que aconteceram esses tempos.
A galera aqui esta quase pirando com varias coisas.
Os coreanos, com os mid-term exams. Sim, as temidas provas de meio de semestre. Alias, esse tempo tambem nao faz bem para quem vive com um deles. Porque muita coisa eh jogada para voce, tambem. Pense na merda que eh ter um Hard Disk ambulante gravando todas as disciplinas madrugada afora. Hoje foi dia de experenciar a situacao. Como o meu coleguinha de quarto nao eh muito de estudar, ele comecou a "temporada de gravacao" mais tarde que a maioria. Mas desde quarta o clima jah estah fervendo. Os neuronios coreanos estao a mil, afim de gravar tudo quanto eh informacao, para se dar bem nos testes.
Alias, eu jah disse (ou voce sabia...) que coreano nao estuda? Pois eh, coreano nao estuda; coreano memoriza. Coreano nao vive; coreano respira. Enfim, essas coisas meio estranhas que me fazem muitas vezes ter doh dos seres viventes da Coreia do Sul. Por isso eu os chamei de HARD DISK no paragrafo acima. Eles sao maquinas de gravacao. E com razao, jah que ate os professores os forcam a serem desse jeito.
Mas enfim... o negocio eh que o animal do meu roommate inventou de ficar com a luz acesa na minha cara ateh 3h30 da manha em plena sexta-feira porque estava estudando. Esse que eh um coreano bacana. Pelo menos ele nao ficou fazendo batucada no meu ouvido. Mas quase rolou umas pimentas nos olhos do povo na quarta-feira.
Como tem coreano que quer estudar uns 20 dias antes das provas (exagero, calma!), o lider do andar (mais explicacoes adiante) nos pediu para nos, estrangeiros que nao temos muita vontade de estudar, fazermos um pouquinho de silencio porque estava atrapalhando a coreanada a estudar. Isso porque eram 11h30 da NOITE. Bem, isso seria considerado normal para estudar ateh umas meia-noite. Mas o caso eh que a galera aqui estuda sem parar (ou melhor, faz de tudo enfiar em cada canto do cerebro a informacao que nunca serah digerida devidamente) noite adentro =P
Aih pronto, o negocio pegou fogo. Porque o lider do andar eh um gordinho que GERAL dos estrangeiros quer dar umas porradas. Alem dele ser folgado, se achando o presidente Barack Obama, nos diz umas regras de dormitorio que nao existem somente para favorece-lo.
Um exemplo: o nosso dormitorio tem homem e mulher junto, em quase todos os andares, exceto pelo 3o e 4o. A gente estava no 3o andar comemorando o aniversario do mexicano Ramiro. O gordo chegou e falou que a gente nao tinha o direito de ficar naquele andar, porque nao pode ficar homem e mulher junto. Eu fiquei pensando: de onde ele tirou essa regra? Se eh pra gente nao ficar junto, entao tinha que separar o dormitorio inteiro.
Enfim, esse eh soh uma das chatisses que os coreanos inventam por aqui.
Mas eu nao estou nem aih.
O que foi mais legal esta por vir e aconteceu na mesma noite! o.O
Ele nos pediu expressamente para calarmos nossas bocas, mas no andar de baixo eu ouvia MUITO ALTO coreanos falando em lingua coreana (segundo as regras, eh proibido o uso da lingua nativa da Coreia aqui. Aqui eh um "English Only Zone" - portanto, os coreanos que serem vistos falando coreano tomam uns penalties para ficarem espertos). E eu falei pro gordo, quando ele veio "xaropar" com a gente. Como a situacao nao foi resolvida, eu soh dei uns gritos: "Hey, Koreans, shut up". Nao eh que eu vi na minha frente uma cena de filme de gangsters coreanos?
Alias, alguem jah viu filme coreano aqui? Se alguem tem que sofrer umas porradas, vem aquele tanto de coreano junto com uns paus de baseball pra bater e ainda lutando taekwondo.
Isso aconteceu. Soh faltou o pau de baseball e a luta. Mas eles vieram tirar satisfacoes porque eu os pedi, "educadamente", para calarem as suas bocas. Veio um grupo me perguntar se o que eu falei era "polite". Eu, jah com raiva desses animais enchendo o saco dos estrangeiros, falei, num tom bem ironico: SIM. E eles ficavam tentando peitar, com a maior marra do mundo. Alias, uma observacao: esses retardados ainda eram freshmen. Desde quando freshman tem algum direito nessa vida? Haha! Era soh o que me faltava.. eu falei que era muito polite e falei tchau pra eles. Como jah era tarde e, segundo o Ramiro, eles nao tem "huevitos" para fazer alguma coisa, sairam com o rabo entre as pernas.
Foi engracado... mas tem gente (Briza?!) que nao achou muito legal da minha parte fazer isso com os pobres coreanos que nao queriam estudar, como todo mundo o faz.

Ta, vamos esquecer esses assuntos internos e inferiores para a maioria dos seres humanos normais.

Na quinta-feira a gente foi pra Busan "tocar o terror". Teve uma feirinha lah chamada "University Fair", onde o Governo juntou um monte de universidades pra gente poder dar uma analisada melhor e escolher onde estudar.
Quanto ao procedimento, regras e o baralho, os senhores podem conferir no blog do Henrique. Eu nao vou ficar escrevendo a mesma coisa que o senhor de Cheongju nao! Haha!
Tenho soh alguns comentarios a fazer sobre essa viagem: tudo que eh de graca, sempre eh bom. Jah viu algum brasileiro rejeitar coisa gratis? Pois eh. Teve muita gente que ficou indignada com a comida oferecida (eles nos ofereceram um buffet muito bom) e com o hostel pago pelo Governo sul-coreano. Lamento que essas pessoas tenham tantas opcoes na vida e tenham escolhido logo a Coreia. Alias, a essas pessoas eu soh tenho vontade (porque me falta culhoes pra falar face-to-face) de falar uma coisa: quem nao gosta do que eh oferecido, pode voltar pra casa. Para que ficar aqui somente reclamando da vida?
Eu voltei com a corda toda para ter minha vida pos-Daegu. Alias, eh o que eu espero, na verdade. A minha esperanca eh me mudar para Seul. Vamos ver se o rato-de-Seul aqui consegue a facanha. Caso consiga, vai ser um grande progresso na vida. Caso nao, soh me resta chorar e aguardar mais 5 meses para voltar pro Brasil e matar a saudade da familia! Huhu!

Agora, jah dizia uma certa Marcela Formiga nos tempos de enrolacao de resultado da bolsa: lets cross our fingers! =P

Eu estava aqui sem fazer nada, vendo uns movie clips do artista mais bacana aqui da Coreia... o Lee Seung Chul (이승철), um quarentao que faz um sucesso danado por essas bandas. Eh quase um Roberto Carlos coreano.
Mas eis que o Youtube me recomenda esse video



Bem engracado!

Bem, povos... eu me diverti escrevendo esse bando de besteira, mas eu sinto muito em ter certeza que voces nao tiveram o mesmo prazer de leitura como antigamente.
No mais, fica para a proxima.

Abracos

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Bomba neles!

Aeeee!
Acho que os "assiduos" leitores deste blog estao com sorte neste mes de Abril. Ja eh a segunda vez que eu escrevo aqui em menos de uma semana! Parabens! o.O

A maioria de voces devem estar sabendo que o senhor da Coreia do Norte pirou o cabecao mais uma vez e decidiu mandar um satelite, dizendo ser para fins pacificos. Como o resto do mundo acredita na insanidade do Mr. Kim, quando foi anunciado o lancamento todos ficaram de orelhas em peh. Mas engracado que esse "todos" soh diz respeito mesmo a populacao nao-coreana. Deixe-me explicar antes que voces fechem o browser.
Saiu em toda a midia internacional que a Coreia do Norte tem eh um missil de longo alcance e estaria preparada para combater o mundo inteiro sozinha. O que acontece eh que, se voces nao se lembram, jah foi lancado em 2006 um missil que caiu em algum mar por aih, proveniente do louco de olhos puxados. Naquela epoca a negada comecou a ficar esperta para o risco de guerra.
Agora o que voces nao sabem eh que desde a decada de 50 (isto eh, desde o interrompimento da Guerra da Coreia), a "dinastia Kim" vem ameacando tornar a Coreia do Sul em cinzas caso nao pare de fazer ameacas contra a soberania deles. Como os sul-coreanos jah estao carecas de ouvir que vai cair milhares de misseis na cabeca de cada um por aqui, entao eles jah nem ligam para isso. Eh como se fosse uma historia da carochinha. Alias, eh como se a gente (brasileiro) ouvisse que todos os politicos corruptos seriam presos imediatamente por todos os crimes contra o proprio pais; isto eh, historia pra boi dormir.
Portanto, galera, nao se preocupem que nao eh agora que o patrao nortenho vai me mandar de volta pro Brasil por causa de ameaca de guerra. Fiquem tranquilinhos. Alias, em caso de guerra, a gente tem a ajuda do surreal exercito dos Estados Unidos da America, que possui um batalhao de mais de 30 mil soldados em terras coreanas. Um segundo ponto a meu favor eh que eu moro a 450 kilometros de Seul, que seria o lugar de explosao da guerra em primeiro lugar. Entao daria mais tempo pra eu fugir! Haha!

Jah dizia o Henrique em seu blog (cliquem aqui, meus filhos!):
Papai, mamae, irma e parentada toda, nao se preocupem! Podem dormir sossegados! Eu estou bem guardado pelo nosso salvador Americano (o Exercito, Marinha e Aeronautica dos grandiosos Estados Unidos da America).
Abracos a todos.

terça-feira, 7 de abril de 2009

Sim, pois vivo!

Ainda estou vivo.
Faz muito tempo que eu nao escrevo aqui, neh?
Nossa, aconteceram varias coisas (legais e ruins) desde a ultima postagem.
Alias, eu sempre quis postar aqui, mas a preguica fala mais alto, como de costume.

Bem, eu tenho dado uma estacionada das minhas idas a Seul. Afinal, quase tudo no mundo seca, inclusive DINHEIRO. Sempre que vou a Seul, eu torro uma grana miseravel. Seja comendo, indo a lugares onde eu tenha que despejar uma grana macabra em comes e bebes ou viadagens quaisquer mesmo. Pois eh, minha vida Seullistica tem ficado bem escassa, como podem ver.

Um mes atras fui para uma cidade no interiorzao do pais chamada Uljin (울진), cidade praiana perto de Pohang (포항). Nao eh aquele espetaculo de cidade, afinal, eh INTERIOR. Quem nao conhece o interior, nao sabe o quanto se parece com uns certos Goias aih do Brasil. Soh falta as pessoas sentadas na beira da calcada de papo fiado. Naquela epoca, o Sol jah comecava a nascer com mais intensidades por esses lados orientais, deixando o frio assustador de lado por algumas horas.
Alias, falando em Sol e calor, finalmente a minha "amada" Coreia do Sul esta ficando mais quentinha! Uhul! Todos os dias agora eu estou ficando com calor, nao preciso usar a minha super-jaqueta-a-prova-de-frio que eu vestia nos tempos dificeis de inverno. Mas para manter o estilo (afinal, na minha opiniao, essa jaqueta eh muito estilosa! Haha!), de vez em quando a noite eu saio vestido com ela.
Bem, ate agora estah tudo bem com relacao ao clima. Mas dentro de alguns dias, eu nao sei mais se vou estar comemorando a chegada da Primeravera no pais. Como muitos sabem, eu tenho um serio problema com suor nas maos e nos pes. Isso me atazana desde "sei lah quando"... provavelmente desde quando eu sou gente. Na minha querida Brasilia eu jah sentia as consequencias e senti por varios anos da minha vida, tendo trauma de tocar nas pessoas e perceber aquela cara de nojo ao tocarem a minha mao (para cumprimentar ou o que seja). Por isso eu jah tomei uma atitude: tratamento em terras orientais.
Alias, esse assunto eh um tanto quanto esquisito. Tudo comecou quando meu pai comecou a fazer acupuntura com um chines no Brasil que eh o monstro dessa medicina chinesa (alem de ser o mestre em varias outras coisas relacionadas a artes chinesas). Como meu pai eh medico, ele sempre teve uma desconfianca de tratamentos vindos de terras tao distantes como a China. Acho que esse tipo de comportamento provem de qualquer medico ocidental quando ainda desconhece o lado "obscuro-magico-sinitro" das terras desses povos de olhos puxados. Quando meu pai percebeu que o negocio funcionava para a cura do problema dele (stress), ele perguntou para o "doutor" se ele conseguia curar esse meu problema cronico. O "China" nao hesitou em dizer que a medicina alternativa poderia curar qualquer coisa, inclusive o meu trauma. Porem, levaria tempo (cerca de 2 ou 3 meses). Como eu estava de viagem marcada para a Coreia, nao consegui fazer o tratamento com o mestre, entao eu tive que esperar. E quando eu cheguei, para a minha sorte, a temperatura por essas bandas comecou a abaixar e eu nao precisava de ajuda externa para poder ser uma pessoa normal novamente (Alias, o meu problema soh me ataca em epocas quentes - primavera, verao e outono - isto eh, quase todo o tempo do ano no Brasil).
Mas agora que a coisa comecou a esquentar, eu vou precisar da ajuda oriental. E jah comecei, ou pelo menos dei o primeiro passo.

Nao sei se voces estao de olhos focados na cultura asiatica, mas aqui na area onde o Sol nasce 12 horas antes de nascer no Brasil, ha uma viadagem muito legal chamada Hyoung (형). Essa palavra eh como chamamos pessoas do sexo masculino mais velhas que a gente, mas que sejam nossos amigos (mas voce soh os vai chamar assim se voce tambem for homem! Entao eh tratamento homem para homem). A palavra, diante do que eu estudei, significa mais ou menos "Irmao mais velho". Sim, coreanos e outros povos tem a ideia de que todo mundo eh uma familia soh e tal. Entao nao importa se voce eh branco e o seu amigo eh negro. Desde que ele seja mais velho que voce, na Coreia voce o chamaria de Hyoung. Bem, eu adquiri uma dessas preciosidades! Alias, desde que voce seja mais novo, eh muito legal ter um Hyoung! Voce nao sabe o quanto! O seu "irmao mais velho" eh aquele cara que te ajuda em TUDO! Tudo mesmo, desde pagar a conta de um restaurante ateh "maozinhas com o sexo oposto", se voce tiver interesse. Claro que nem tudo sao flores, mas eu prefiro soh avaliar a parte boa da coisa.
Enfim, o meu Hyoung preferido esta me ajudando na luta contra a cachoeira que sai das minhas maos. Ele me levou para um hospital que eh um dos melhores que ele conhece de Daegu e que mexe com acupuntura. Como eu nao sou um cara letrado (isto eh, fluente) em lingua coreana, eu pouco entendo o que o senhor-medico-mestre me diz. E ele tambem nao faz muita questao de se fazer entendido caso eu esteja sozinho. Mas como eu tenho um super-homem (Hyoung) me ajudando, ele faz o trabalho de "onibus", "tradutor" e as vezes "baba". Sim, o cara eh quase isso. As vezes, pelos costumes brasileiros, eu me sinto muito ruim porque o cara estah lah se matando por minha causa. Eu sou safado, ne...? Mas poxa, nao tenho culpa da cultura coreana ser assim! Haha!
Enfim, na proxima semana vou comecar as sessoes intensivas que devem durar mais ou menos dois meses. Eu vou sair pagando tudo, mas eu ACREDITO que no final o governo sul-coreano vai me devolver tudo de volta. O que acontece eh que o NIIED nos dah um plano de saude que cobre as minhas idas a acupuntura (portanto, nota-se que esse tipo de tratamento aqui nao eh tomado como viadagem). Entao, basta eu ter a receita e mandar via fax para o governo que ele me fara a devolucao dos custos do tratamento. Bem, mais que isso nao poderia estar melhor, concorda?
Eh isso aih! A Coreia aplicando o seu dinheiro aos desfavorecidos sul-americanos! Huhu!

Atencao as pessoas que possam, futuramente, tocar em minha mao: calma, gente, eu nao sou tao nojento assim, ok? Podem me tocar, me cumprimentar normalmente. Nao levem o meu problema tao a serio assim, beleza? Haha!


Bem, tem uma semana que eu fiz um teste para analisar o meu nivel de proeficiencia em coreano, tambem chamado de KLPT (Korean Language Proeficiency Test). Isso faz parte da vontade do governo coreano em espalhar a lingua e toda a cultura coreana guela abaixo dos gringos residentes no pais e sucumbidos a uma bolsa de estudos patrocinada por eles.
Eu nao sou tao ruim assim de coreano, mas como o teste serve para TESTAR todos os tipos de pessoas, inclusive aqueles vietnamitas, mongois, russos e japoneses que falam a lingua coreana PERFEITAMENTE, entao supoe-se que meu score foi terrivel, neh? Pois eh, e foi mesmo. Alias, eu nao estava esperando muita coisa desse teste, visto que eu nao estava me preparando para ele e no dia anterior eu tinha chegado em casa 3h30 da manha, sendo que eu tinha que estar acordado as 8h AM. Legal, neh? Mas tudo bem, o governo nao vai me deportar mesmo! Entao eu estou tranquilo... pelo menos por enquanto!
Mas claro, como um gringo bacana, eu quero mesmo aprender essa lingua do diabo. Mas eh bem dificil, avisando aos que caem por aqui de para-quedas querendo aprender coreano em 24 horas. Impressionantemente, nao existem livros do tipo "Learn Korean in 100 hours". Ainda bem, porque senao eu iria me matar por nao conseguir aprender a bosta da lingua. Pode crer, galera, eh dificil pra caramba!

E semana que vem estaremos todos indo rumo a Busan (cidade costeira - segunda maior do pais) para uma merda chamada "University Fair". Vamos ver a bancada de todas as 35 universidades disponibilizadas pelo governo para que escolhamos em qual vamos nos candidatar. Bem, nao precisa dizer que a galera vai farrear pra caramba, jah que o NIIED vai pagar um HOSTEL pra todos os 400 estudantes! Uhul! Eita, mas vai ser bom demais.

Ah, olha soh que legal. Enquanto eu escrevo isso, eu estou perdendo aula! =P

Adeus ae, galera... ateh a proxima.
Espero conseguir abracar a promessa de postar com mais frequencia! =)
Espero que nao tenha perdido muita coisa... duh!