terça-feira, 7 de abril de 2009

Sim, pois vivo!

Ainda estou vivo.
Faz muito tempo que eu nao escrevo aqui, neh?
Nossa, aconteceram varias coisas (legais e ruins) desde a ultima postagem.
Alias, eu sempre quis postar aqui, mas a preguica fala mais alto, como de costume.

Bem, eu tenho dado uma estacionada das minhas idas a Seul. Afinal, quase tudo no mundo seca, inclusive DINHEIRO. Sempre que vou a Seul, eu torro uma grana miseravel. Seja comendo, indo a lugares onde eu tenha que despejar uma grana macabra em comes e bebes ou viadagens quaisquer mesmo. Pois eh, minha vida Seullistica tem ficado bem escassa, como podem ver.

Um mes atras fui para uma cidade no interiorzao do pais chamada Uljin (울진), cidade praiana perto de Pohang (포항). Nao eh aquele espetaculo de cidade, afinal, eh INTERIOR. Quem nao conhece o interior, nao sabe o quanto se parece com uns certos Goias aih do Brasil. Soh falta as pessoas sentadas na beira da calcada de papo fiado. Naquela epoca, o Sol jah comecava a nascer com mais intensidades por esses lados orientais, deixando o frio assustador de lado por algumas horas.
Alias, falando em Sol e calor, finalmente a minha "amada" Coreia do Sul esta ficando mais quentinha! Uhul! Todos os dias agora eu estou ficando com calor, nao preciso usar a minha super-jaqueta-a-prova-de-frio que eu vestia nos tempos dificeis de inverno. Mas para manter o estilo (afinal, na minha opiniao, essa jaqueta eh muito estilosa! Haha!), de vez em quando a noite eu saio vestido com ela.
Bem, ate agora estah tudo bem com relacao ao clima. Mas dentro de alguns dias, eu nao sei mais se vou estar comemorando a chegada da Primeravera no pais. Como muitos sabem, eu tenho um serio problema com suor nas maos e nos pes. Isso me atazana desde "sei lah quando"... provavelmente desde quando eu sou gente. Na minha querida Brasilia eu jah sentia as consequencias e senti por varios anos da minha vida, tendo trauma de tocar nas pessoas e perceber aquela cara de nojo ao tocarem a minha mao (para cumprimentar ou o que seja). Por isso eu jah tomei uma atitude: tratamento em terras orientais.
Alias, esse assunto eh um tanto quanto esquisito. Tudo comecou quando meu pai comecou a fazer acupuntura com um chines no Brasil que eh o monstro dessa medicina chinesa (alem de ser o mestre em varias outras coisas relacionadas a artes chinesas). Como meu pai eh medico, ele sempre teve uma desconfianca de tratamentos vindos de terras tao distantes como a China. Acho que esse tipo de comportamento provem de qualquer medico ocidental quando ainda desconhece o lado "obscuro-magico-sinitro" das terras desses povos de olhos puxados. Quando meu pai percebeu que o negocio funcionava para a cura do problema dele (stress), ele perguntou para o "doutor" se ele conseguia curar esse meu problema cronico. O "China" nao hesitou em dizer que a medicina alternativa poderia curar qualquer coisa, inclusive o meu trauma. Porem, levaria tempo (cerca de 2 ou 3 meses). Como eu estava de viagem marcada para a Coreia, nao consegui fazer o tratamento com o mestre, entao eu tive que esperar. E quando eu cheguei, para a minha sorte, a temperatura por essas bandas comecou a abaixar e eu nao precisava de ajuda externa para poder ser uma pessoa normal novamente (Alias, o meu problema soh me ataca em epocas quentes - primavera, verao e outono - isto eh, quase todo o tempo do ano no Brasil).
Mas agora que a coisa comecou a esquentar, eu vou precisar da ajuda oriental. E jah comecei, ou pelo menos dei o primeiro passo.

Nao sei se voces estao de olhos focados na cultura asiatica, mas aqui na area onde o Sol nasce 12 horas antes de nascer no Brasil, ha uma viadagem muito legal chamada Hyoung (형). Essa palavra eh como chamamos pessoas do sexo masculino mais velhas que a gente, mas que sejam nossos amigos (mas voce soh os vai chamar assim se voce tambem for homem! Entao eh tratamento homem para homem). A palavra, diante do que eu estudei, significa mais ou menos "Irmao mais velho". Sim, coreanos e outros povos tem a ideia de que todo mundo eh uma familia soh e tal. Entao nao importa se voce eh branco e o seu amigo eh negro. Desde que ele seja mais velho que voce, na Coreia voce o chamaria de Hyoung. Bem, eu adquiri uma dessas preciosidades! Alias, desde que voce seja mais novo, eh muito legal ter um Hyoung! Voce nao sabe o quanto! O seu "irmao mais velho" eh aquele cara que te ajuda em TUDO! Tudo mesmo, desde pagar a conta de um restaurante ateh "maozinhas com o sexo oposto", se voce tiver interesse. Claro que nem tudo sao flores, mas eu prefiro soh avaliar a parte boa da coisa.
Enfim, o meu Hyoung preferido esta me ajudando na luta contra a cachoeira que sai das minhas maos. Ele me levou para um hospital que eh um dos melhores que ele conhece de Daegu e que mexe com acupuntura. Como eu nao sou um cara letrado (isto eh, fluente) em lingua coreana, eu pouco entendo o que o senhor-medico-mestre me diz. E ele tambem nao faz muita questao de se fazer entendido caso eu esteja sozinho. Mas como eu tenho um super-homem (Hyoung) me ajudando, ele faz o trabalho de "onibus", "tradutor" e as vezes "baba". Sim, o cara eh quase isso. As vezes, pelos costumes brasileiros, eu me sinto muito ruim porque o cara estah lah se matando por minha causa. Eu sou safado, ne...? Mas poxa, nao tenho culpa da cultura coreana ser assim! Haha!
Enfim, na proxima semana vou comecar as sessoes intensivas que devem durar mais ou menos dois meses. Eu vou sair pagando tudo, mas eu ACREDITO que no final o governo sul-coreano vai me devolver tudo de volta. O que acontece eh que o NIIED nos dah um plano de saude que cobre as minhas idas a acupuntura (portanto, nota-se que esse tipo de tratamento aqui nao eh tomado como viadagem). Entao, basta eu ter a receita e mandar via fax para o governo que ele me fara a devolucao dos custos do tratamento. Bem, mais que isso nao poderia estar melhor, concorda?
Eh isso aih! A Coreia aplicando o seu dinheiro aos desfavorecidos sul-americanos! Huhu!

Atencao as pessoas que possam, futuramente, tocar em minha mao: calma, gente, eu nao sou tao nojento assim, ok? Podem me tocar, me cumprimentar normalmente. Nao levem o meu problema tao a serio assim, beleza? Haha!


Bem, tem uma semana que eu fiz um teste para analisar o meu nivel de proeficiencia em coreano, tambem chamado de KLPT (Korean Language Proeficiency Test). Isso faz parte da vontade do governo coreano em espalhar a lingua e toda a cultura coreana guela abaixo dos gringos residentes no pais e sucumbidos a uma bolsa de estudos patrocinada por eles.
Eu nao sou tao ruim assim de coreano, mas como o teste serve para TESTAR todos os tipos de pessoas, inclusive aqueles vietnamitas, mongois, russos e japoneses que falam a lingua coreana PERFEITAMENTE, entao supoe-se que meu score foi terrivel, neh? Pois eh, e foi mesmo. Alias, eu nao estava esperando muita coisa desse teste, visto que eu nao estava me preparando para ele e no dia anterior eu tinha chegado em casa 3h30 da manha, sendo que eu tinha que estar acordado as 8h AM. Legal, neh? Mas tudo bem, o governo nao vai me deportar mesmo! Entao eu estou tranquilo... pelo menos por enquanto!
Mas claro, como um gringo bacana, eu quero mesmo aprender essa lingua do diabo. Mas eh bem dificil, avisando aos que caem por aqui de para-quedas querendo aprender coreano em 24 horas. Impressionantemente, nao existem livros do tipo "Learn Korean in 100 hours". Ainda bem, porque senao eu iria me matar por nao conseguir aprender a bosta da lingua. Pode crer, galera, eh dificil pra caramba!

E semana que vem estaremos todos indo rumo a Busan (cidade costeira - segunda maior do pais) para uma merda chamada "University Fair". Vamos ver a bancada de todas as 35 universidades disponibilizadas pelo governo para que escolhamos em qual vamos nos candidatar. Bem, nao precisa dizer que a galera vai farrear pra caramba, jah que o NIIED vai pagar um HOSTEL pra todos os 400 estudantes! Uhul! Eita, mas vai ser bom demais.

Ah, olha soh que legal. Enquanto eu escrevo isso, eu estou perdendo aula! =P

Adeus ae, galera... ateh a proxima.
Espero conseguir abracar a promessa de postar com mais frequencia! =)
Espero que nao tenha perdido muita coisa... duh!

2 comentários:

  1. Oi Gustavo. De vez em quando entro no blog do Henrique. Não sabia que vc também tinha um. Espero que esteja aproveitando o tempo ai. Cuidado com essa provinha de coreano hein - se não passar, perde a bolsa! hehehehe.

    abraços, Mars

    ResponderExcluir
  2. Oi Gustavo. Tudo bem?
    Espero que voce resolve o seu problema do suor das mãos e dos pés... deve ser bem chato mesmo. ^^

    O pior de tudo é que eu mesmo encontrei e baixei um curso muito bom de coreano da internet. Explica coreano em inglês. Vem com diversos arquivos de áudio(mp3) e com PDFs com os diálogos transcritos em coreano, em forma romanizada e em inglês. Vale muito a pena! Basta voce ter um client de bitTorrent e apontar para este link: http://thepiratebay.org/torrent/4178959/%5BLearn_Korean%5D_Koreanclass101.com_lessons

    Vale muito a pena! Boa sorte na feira das universidades! :P
    Abraço.

    ResponderExcluir