quarta-feira, 13 de maio de 2009

Hora de dar alô!

Pelo jeito voltei ao modo de vida antigo... com postagens mensais e etc.
Mas eh que a preguiça me abracou, dando um mata-leao.

Mas pelo menos eu fiz alguma coisa de bom: o FAQ 1.0 16 valvulas.
Ele serve pra que voces, leitores que sempre estao com um ponto de interrogacao em suas cabecas sobre o que diabos eu faco aqui e como eu consegui chegar nessa "terra santa", sanarem as suas duvidas com pelo menos um ano de antecedencia (isto eh, um ano antes que eu mande um email nao muito explicativo para voce).
No header da pagina esta o link para o FAQ. Entao porque nao clicar antes de me perguntar, certo? Qualquer coisa, comentem lah que eu vou atualizando aquele post.

Enfim, vamos ao que interessa, que eh atualizar o meu diariozinho virtual.

Na semana passada eu tinha prometido que ia fazer um mundo de coisas e etc. Acabou que eu nao fiz nada. O pessoal que ia para Seul desistiu, por dois fatos muito "complexos": verba financeira e preguica.
Acabou que eu fui dar uma volta com meus queridos amigos coreanos, que soh me levam para o "mau caminho". Bem, quem vive na Coreia sabe do que eu estou falando: sair com coreano nao dah certo! Haha!
Na semana seguinte a esse feriado monstruoso, estava agendada a minha famigerada prova de coreano. Eu, como um bom estudante, apertei aquele botaozinho que todos nos temos em nosso cerebro chamado "FODA-SE". Pois entao, eu mirei a prova e apertei essa tecla tao amigavel. Uma pena que isso nao funciona muito bem com os coreaninhos, coitados... (veja o post do Henrique sobre a educacao por essas bandas, please)
Por esse motivo, eu armei uma viagem para Seul nesse final de semana que passou. Eu tinha uma entrevista na Universidade Konkuk, em que eu me candidatei (alou, Juliano!) para os meus futuros estudos tecnologicos, que comecam em Setembro de 2009.
Mas na verdade, essa entrevista era soh uma desculpa muito ruinzinha para que eu voltasse a respirar o ar de civilizacao.
Uns seis dias antes do acontecimento, eu recebi um email sobre o Hi Seoul Festival, que eh um rolo da prefeitura de Seul para que os gringos sejam mais "integrados a sociedade coreana" (hipocresia pura, na minha opiniao - porque a gente soh se integra mesmo com os outros estrangeiros..); pelo menos eh esse o objetivo que eu sinto sobre este evento.

Fui para o interrogatorio e tudo mais. Deu certo, ou pelo menos ateh agora, considerando as "estatisticas e probabilidades". A Konkuk "doou" 8 vagas de mestrado para o NIIED. Soh que somente QUATRO estudantes se candidataram a essa universidade como primeira opcao de estudo. Isto eh, estah SOBRANDO vaga para a galera estudar lah.
Nao sei qual seria a explicacao mais correta para ess "exodo seulistico".
Uma das teses compartilhadas entre eu, Henrique e Briza (os novatinhos), eh que a galera estah assustada com o custo de vida em Seul e geral esta debandando para o interior do pais, onde o tal custo eh infinitamente mais acessivel. Para se ter uma ideia, um AP que eles chamam de "one-room" aqui nas bandas de Daegu, custa em torno de 250 mil Wons. Nos meus calculos, o mesmo espaco em Seul custaria cerca de 500 mil Wons. Considerando que a nossa bolsa eh de 900 mil Wons, acho que muita gente abdicaria de viver em uma "sociedade mais normal" para ter um troquinho a mais. Mas isso eh uma das teorias, e que pode ser facilmente quebrada, pois existe a historia dos dormitorios.
Alias, essa tese eh defendida por muitos pelo fato de as universidades nos fazer saber desde o inicio do curso de coreano que "a maioria esmagadora dos estudantes" estarao tentando viver em Seul. Portanto, seria idiotisse se candidatar a uma universidade qualquer de Seul como segunda ou terceira opcao.
PS: pelo que eu deixei no ar, essa noticia espalhada pela STAFF das universidades nao deu muito certo.
Enfim, ainda nao estudei muito a fundo a explicacao desta evacuacao tao precoce, mas ao final de tres anos eu terei uma resposta mais concreta, ok? Haha!

No final da entrevista, fui dar um jeito de comer. Afinal, nem soh de Seul vive o Homem, mas de pao tambem =P
O que eu achei mais legal sobre a minha possivel futura universidade eh que tem milhares de coisas ao redor: restaurantes, um MEGA-SUPER-Gigante Shopping, muitos DVD Bangs, PC Bangs e tudo o que voce gostaria de encontrar mais perto de voce, menos os meus amados kimbabs! =( Alias, acho que estou ficando obsecado por kimbabs. Preciso parar de comer essa merda coreana (procure saber mais sobre isso antes de achar que eu como coco por aqui! hehe).

Depois de quase fazer um round-trip na linha #2 do metro de Seul (quem sabe do que eu estou falando, acha que eu sou um desocupado!), encontrei o Henrique, que tinha acabado de chegar da vila dele, e fomos passear e ver o que o Festival poderia nos oferecer de bom. Fomos ao rio que estah ficando cada vez mais famoso aih no Brasil: o Cheonggyocheon. Sim, aquele que foi totalmente despoluido e se transformou em um lugar muito bacana, especialmente para os casais romanticos. O Henrique, como eu jah comentei, eh o nosso video-maker oficial. Como ele eh muito inspirado e possui uma camera Samsung de grava em High-Definition, ele sempre estah fazendo os videos que todos babam quando entram no blog dele. Nao deu outra ao chegarmos proximo ao rio: o Henrique comecou a gravar a cena. E nao tinha muito padrao: filmava peh batendo perna na agua (essa expressao eh a melhor), casais coreanos tentando dar uns pegas em publico, bebes "cutes" coreanos, cantores mirins, garotas que se apaixonam por todo o nosso sex-appeal... Enfim, uma variedade imensa de tomadas.
Nos encontramos, depois, com a Briza e seus amigotes coreanos. Jesus, acho que eu nunca ganhei tantos presentes sem razao na minha vida. Acho que eu vou poder abastecer toda a minha familia quando eu der um passeio pelo Brasil... sem gastar um tostao com bugingangas coreanas! Uhul!

Logo apos esse momento feliz, juntamos alguns brasileiros na casa do Juliano para... nao fazer muita coisa. Um momento relax em meio a loucura que eh (ou deveria ser) a cidade de Seul. Comemos um pao de queijo providenciado pelo tiozao Flavio, que nao estava muito gostoso... porque o bebado do Juliano fez a coitada da Eun-Bee enterrar uns litros de agua na massa. Para conter a merda, tiveram que jogar quilos de polvilho. Resultado: uma massa com gosto de polvilho! Bom demais da conta! =P
Mas mesmo assim, foi legal!
Uma pena foi que eu "apaguei" muito cedo nesse dia. No dia anterior eu nao tinha dormido quase nada... ficar conversando ateh as 4h30 da manha para ter que acordar as 7h nao faz bem a ninguem, neh. Entao no dia seguinte eu nao sobrevivi a fraqueza do corpo.
No dia seguinte, rolou a parte mais bacana da viagem: "festa da comida" em meio ao Hi Seoul Festival!

(Os novatos Henrique, Gustavo e Briza na barraquinha do Brasil)

Sem palavras! Bom demais! Nao matei a saudade da verdadeira comida brasileira, mas deu pra ter um gostinho back to the past.
Visitamos barracas de paises muito estranhos, vimos pessoas estranhas... esse ultimo se refere principalmente aos caras do Afeganistao (que coisa era aquela!). Mas no final das contas, foi um evento muito bacana. Comi um burrito do Mexico, um kebab da Turquia, um bolinho coreano que parece um casulo, alem de ganhar um vinho do Azerbaijão.
Eu fiquei moh feliz! "Apertei a mao" (pra nao falar exatamente que eu conheci) de uma pancada de brasileiros e de outros caras por aih afora.

Mas a historia hilaria da barraquinha dos Azeris o fica para um proximo post, que serah "nascido" em algumas horas.

Ateh lah, galera!

4 comentários:

  1. Você esqueceu de contar do baita pum que você soltou dormindo... hahaha. Ainda estamos investigando o caso. Pena que as evidências se dissiparam.... rsrs.

    ResponderExcluir
  2. Seu blog é muito legal pena que voce não tem as fotos legais do Henrique... e os vídeos tbm. MAs tudo bem! ^^ Suas narrações são ótimas porque são extremamente sinceras e diretas. :) Legal cara... um dia eu vou entender o que é esta super aventura... SE um dia eu for praí pra estudar tbm. Abraço e se cuida!

    Se quiser fazer posts mais frequentes e menores, nós, os leitores, com certeza não nos incomodaremos! rs rs rs rs

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Aowww Gustavo, blz ???

    Bom, seguindo o post do Victor,penso que cada blogueiro tem seu estilo, então como seguidores acostumados com seu "jeitinho" rsss aproveitamos as novidades a seu modo ! =P

    Esqueci de comentar no blog do Henrique, sobre um livro aqui no Brasil, escrito por uma Coreana, que fala sobre a cultura etc.
    Como não é muito comum se ouvir algo sobre Hanguk ela se empenhou no trabalho !
    O livro é super bacana,encomendei e chegou semana passada !

    Para algum interessado :
    http://www.jornalocal.com.br/noticias/?id=2762

    Estarei esperando pelo causo da barraquinha dos Azeris einh!

    Grande abraço !

    ResponderExcluir