sexta-feira, 15 de maio de 2009

Acupuntura coreana

Hoje eu resolvi reiniciar o meu tratamento quimioterápico... ...
tô brincando!

Eu estava pensando agora no que postar, já que a minha criatividade não atinge nem os pés dos meus compatriotas que tem blogs pela Coreia afora... e me deu um trosso na cabeça fazendo com que eu postasse sobre isso.

Eu vou expor minha situação, só não sacaneiem muito, ok.

Faz muito tempo que eu comecei a produzir algo em minhas mãos que eu não sou muito simpático a idéia de continuar com isso: sueira; sim, do verbo suar, soltar água de algum lugar.
No meu caso, vem das mãos muita da água que está no meu corpo.
Explicando brevemente para não passar mais vergonha do que já passo, eu suo nas mãos e nos pés. Dependendo da situação ou circunstância, o jorrar se intensifica.
Pronto, falei. Mas calma, galera... a gente ainda pode se cumprimentar, não tenham medo! =P

Pois então. Alguns meses antes de chegar no Oriente, tinha pensado em fazer uma cirurgia ou aplicar a medicina oriental (acupuntura) para que cessasse o meu trauma craniano de uma vez por todas. Decidi optar pela alternativa, já que o "china" tinha me prometido que poderia curar a sueira dos pés também, algo que não é possível através de cirurgia comum. Mas como o tratamento dura alguns meses (de 2 a 3 meses, caso faça direitinho), não foi possível fazer com o monstro sagrado de toda a arte, cultura e medicina chinesa que eu conheci ao vivo e a cores. E prometi que tentaria fazer o procedimento por aqui, já que estamos ao lado do "início de toda a civilização oriental" e os coreanos possuem todo esse conhecimento que vem deles.
Mais ou menos um mês atrás, fui, junto com meu "irmão mais véio" (형님 - hyongnim - lembra dessas viadagens coreanas?), atrás de um hospital que pudesse me ajudar a ter uma vida mais aceitável perante a sociedade. =P
E encontrei, obviamente, porque há qualquer esquina. A maioria dos hospitais na Coreia possuem serviço de acupuntura, então não se preocupem.
Com a "preciosíssima" tradução do brother, o médico soube o sofrimento que eu passava há 13 anos. E era exame daqui, pergunta de lá, mas nada das famosas agulhinhas. Quando foi a hora da primeira sessão, ele coloca umas rodelinhas com cola e um ímã no meio em forma de palitinho. Sim, eu achei uma coisa bizarra fazer isso.

(Os pequenos ímãs da longevidade)

De acordo com o médico (o inglês dele é quase o mesmo nível do meu coreano! huhu!), esse método foi "inventado" pelos coreanos como um sucessor as agulhinhas que penetram os clientes e os fazem sentir dores enormes. Segundo ele, o tratamento pode ser agilizado, pois o tempo para cura é muito inferior. Vai saber se ele está dizendo a verdade ou é só aquele nacionalismo coreano exacerbado.

O que me fez escrever esse post era só perguntar pra alguém se um de vocês já ouviu falar nessa "bagacinha" coreana.
Eu andei dando uma pesquisada no meu querido Google e só achei uma coisa um tanto "diferente": Magnoterapia (magnotherapy).

[EDIT]
Achei uma coisa também chamada "Koryo Sooji Tchim" (고려수지침). Parece que se encaixa perfeitamente no que eu estou "praticando". Agora fiquei assustado com esse negócio! =P

Alguém tem mais alguma informação sobre isso?

PS: a única sensação diferente ao usar isso é que no braço em que eu aplico a paradinha, muitas vezes, fica mais cansado do que o outro. o.O

5 comentários:

  1. Cara que demais! EU adoraria fazer tratamentos orientais pra cuidar da minha saúde... especialmente se vieram da China... a China tem MUITA história e muito pra ensinar ao mundo no quesito medicina. Tomara que dê certo e que a torneira de água se feche na sua mão e pés. ^^

    Abraço de Sampa. ^^

    ResponderExcluir
  2. Olá Gustavo,
    Sou coreano do Brasil e a minha mãe já usou esses imãzinhos.
    Não se preocupe que eles não matam, afinal a minha mãe ainda está viva, mas quanto à eficácia eu não sei. O pior que pode te acontecer é perder tempo e dinheiro mas dá uma chance ao "doutor". A medicina tradicional coreana está cheia de tratamentos, sendo assim se o cara não te curar, pode tentar outras, no pior das hipótesesvai ter mais histórias para contar no teu blog, Rsrsrs.

    ResponderExcluir
  3. Já ouvi falar dos ímãs, e sempre vejo os coreanos com esses patches grudados. Vai monitorando a sueira (patz, aprendi mais uma hoje! Sueira eu não conhecia!)

    ResponderExcluir
  4. Já ouvi falar dos ímãs, e sempre vejo os coreanos com esses patches grudados. Vai monitorando a sueira (patz, aprendi mais uma hoje! Sueira eu não conhecia!)

    ResponderExcluir
  5. Infelizmente so vi este post agoar 2012...uaua ha muito tempo. mas se ainda der tempo de te dar o conselho, CONTINUE COM O TRATAMENTO.Provavelmente vc nao se lembrara de mim, mas sou amiga da Selma e do Rentao (sentadanapia). Nos encontarmos algumas vezes na casa deles. Enfim, morei na coreia por 7 anos e estou de volta ao Brasil, nesse tempo que morei ai, fiz o curso de Koryo Sooji tchim e eu posso te assegurar que o trocinho funciona! Faca o tratamneto sim, que valera a pena. Pq eu tratei uma amiga que por coincidencia tinha o mesmo problema que vc, e o suador esta reduzindo. De acordo com a medicina oriental que tratabalha com os 5 elementos, e o suor e' agua...que esta relacionado com rins e bexiga. Fique de olho nesses orgaos. Resumo continue o tratamento!!! e tudo de bom!!

    ResponderExcluir