terça-feira, 28 de julho de 2009

A polícia da Coreia

Nas minhas andanças pelas ruas da Coreia, principalmente a noite, a gente pouco vê a atividade da Polícia coreana tanto quanto vemos no Brasil.
Até que gostaria de fazer um parêntesis aqui.
Eu não sei porque cargas d'águas os gringos, principamente quem não sabe absolutamente nada sobre a Coreia, pensa que aqui as coisas são bagunçadas como em muitos "países emergentes".
Na verdade, nem o senhorzinho aqui sabia que o país do Rei Sejeong era tão seguro como tem se mostrado desde o tempo de minha chegada.
Uma coisa que é possível ser feito por aqui é sair de casa A PÉ e voltar da mesma maneira pela madrugada. A gringaiada aqui que o diga! Eu acho que posso inferir que nunca estive em um país tão seguro como a Coreia. Na Austrália, quando chegava em casa tarde, eu ainda tinha o espírito brasileiro: olhava com rabo-de-olho para todos os lados para ver se havia alguém ao meu redor; escondia meu dinheiro até no sapato para que não me roubassem; a polícia australiana era bem ativa, prendendo os malucos no centro; enfim, uma baguncinha pequena. Mas claro, bem exagerada pelo fato de eu nunca ter morado em um país mais desenvolvido que o nosso Brasil varonil.
Já aqui, a situação é um tanto diferente do Brasil, mesmo a economia não sendo muito maior que a do Brasil, tendo vários malucos (como o atirador do Virginia Tech, nos EUA), temor de estar perto do Kim Jong-Il, entre outros fatores que deveriam colocar os caras de olhos puxados em um número de ranking PELO MENOS similar ao da terra brazilis em relação ao desconfiômetro que todo brasileiro têm (ou deveria ter).
Na verdade, a grande discussão quando a brasileirada se junta é a tranquilidade com que podemos andar pelas ruas sem se preocupar com nenhum estilo de assalto. Absolutamente NADA acontece conosco. Eu nunca ouvi falar de alguma experiência com coreanos "foras da lei". Mas mesmo com os próprios cidadãos da terrinha no pasa nada.

(Os policiais coreanos babando uma 포도-Girl!)

Aliás, se eles estivessem no Brasilzão do meu coração, acho que ladrão ia se tornar uma profissão legalizada, já que ia ter gente suficiente pra fazer um montante bacana de grana... e explico: quando coreano sai a noite, pode saber que tem bebida no meio. Isso significa que praticamente TODO coreano volta pra casa mais bêbado que os pinguços brasileiros, até porque os caras exageram muito no sojuzão, cerveja, ou o chamado somek (소맥 = soju [소주] + cerveja [맥주] misturados em um só copo). Pois então... a coreanada chega chapada em casa. Mas nesse meio tempo, eles vão de taxi, alugam um motorista ou andando, o que aumenta muito mais as chances de eles terem seus preciosos milhares de Wons roubados de suas carteiras. Mas, acredite ou não, nada acontece com os trêbados que circulam pelas ruas da Coreia.
O único ato da polícia coreana que é constantemente presenciada pela minha pessoa é a conversa entre policiais e bêbados que insistem em dormir nas ruas! Uma vez cheguei às 10 da noite em Seul, mas ia ficar em um bairro longe pra caramba chamado Bucheon. Quando cheguei na Seoul Station, encontrei minha amigota Sanghee e, ao sairmos da estação de trem, presenciamos a conversa de policiais e um pinguço, onde os "tiras" tentavam fazer com que o tiozão saísse do meio da rua e fosse dormir em um lugar "mais apropriado". Mas o tio, claro, se rebelou contra a polícia e não saia de jeito algum. O que podemos tirar dessa situação é que, caso um coreano seja mais velho que o outro, mesmo que este seja ártoridade, o mais idoso sempre tem razão e grita com o outro. Pelas minhas pesquisas sobre o assunto, isso está relacionado ao confucionismo, onde temos que respeitar os tiozinhos custe o que custar. Foi muito engraçado ver o "poder" da polícia contra um mero velhinho! Haha! Só na Coreia pra rolar essas coisas mesmo.
Acho que se qualquer ser vivo viesse peitar um policial, acho que este já chegaria com uma pistola ou cacetete na cara do cidadão pra ver se ele canta tão alto assim! =P

E há uma sobre a Polícia da Coreia que vocês não tem nem noção. Enquanto geral no Brasil tentando virar juiz ou empregado do Estado, ganhando salários bacanas e com emprego fixo, a coreanada aqui tenta virar é "pulíça". Até onde eu entendi, é o emprego que dá mais grana e é mais estável na Coreia. Depois que eu soube disse que eu compreendi o porque de haver tantos coreanos com caras de nerds e uma pistola na cintura. o.O Toda escola de concurso (chamadas genericamente de 학원 - hagwon) que se prese na Coreia tem um anúncio para concurso da polícia. Bizarro isso, não?

Abaixo seguem alguns vídeos para você entender a seriedade da Polícia da Coreia do Sul:


(Wonder Girls - Nobody)


(Wonder Girls - Tell me)


(Explicação em inglês: Wonder Girls - Tell Me)

Ambos os vídeos acima são de músicas do grupo "girlband" Wonder Girls. Esse grupinho k-pop foi uma bomba jogada nos ouvidos sul-coreanos, uma espécie de vírus em que até os gringos foram infectados (Henrique e sua dancinha de "Nobody" podem dizer alguma coisa a mais! Haha!).



Espero que quem venha para a terra coreanis esteja preparado para desfrutar da pacificidade (?), pureza e inocência dos coreanos (e coreanas, claro! hehe).

***Observe que esta é uma visão sobre eles; se você já foi assaltado, foi maltratado pelos policiais sul-coreanos e tal, sinto que você foi muito azarado. Desculpe.

Abraços!

13 comentários:

  1. Henrique e sua dançinha de Nobody? Apoooooolo, onde vamos parar! hahahha! Faça o favor de gravar isso, deve ser o máximo da comédia! xD E se ele for bom mesmo, podia entrar numa dessas agências aí e virar um idol! *não teve graça ¬¬'*
    Nunca imaginei que a polícia aí era a profissão que mais desse "tutu" no bolso...
    Eu já tinha lido (não sei onde) que aí é calmo pra chuchu durante a madruga nacional... ah, se o Rio fosse assim!
    Esse post foi um barato, fato.Mas tenta gravar o Henrique dançando, eu fiquei com uma curiosidade tremenda huahauahaua

    x

    ResponderExcluir
  2. Acho q a policia do Brasil e da Coreia só se igualam nas dancinhas mesmo.

    http://www.youtube.com/watch?v=WO5E5cu_xaQ

    ResponderExcluir
  3. Gustavão....ai na Korea tem algum tipo de Bope? Gate? sei lá....SWAT?

    Videozinho aí pra lembrar a terrinha

    http://www.youtube.com/watch?v=N1H8RGgn5RE&feature=fvste1

    ResponderExcluir
  4. Oi, Gustavo, vim marcar presença :D. Eles não têm o mesmo tipo de violência que no Brasil tem, mas tem outros tipos, como por exemplo professores espancarem os alunos, darem paulada(literalmente) na cabeça de crianças e adolescentes.Fiquei chocada qdo vi isso! Para mim isso é violência também. A polícia pode até ser correta, e não ser truculenta como a nossa, mas violência é violência :). Não são tão perfeitos assim!
    bjos
    Ahh é impressão minha ou eles são monocromáticos? Todas as fotos que vejo da Coreia é tudo tão cinza, sem cor, sem vida!Se eu perguntar isso para meu amigo coreano ele vai dizer q a Coreia é o país mais bonito do mundo... pode dá sua visão sobre isso? Thx
    Mila

    ResponderExcluir
  5. Oi, Mila! Bom saber da sua presença aqui no blog! =)
    Então, realmente eles têm esse negócio de dar paulada na meninada. Mas essa é a solução que eles acham que encontraram para educar o "futuro do país". Obviamente essa não é a melhor forma, tanto que os meninos ficam meio traumatizados com isso. Mas na verdade não tem muito como mudar, porque os próprios pais são coniventes com a situação. Eles sabem que isso acontece, e a maioria concorda. Fora que... isso é meio que passado de geração em geração. Os que sofreram querem ter os seus "dias de glória", para descontar o que rolou com eles.
    Espero que você tenha percebido que várias coisas na Coreia não são mil maravilhas, tanto que eu aponto os erros (e muitos!) na minha visão.

    Sobre a Coreia ser cinza, pelo contrário. Cinza na primavera em Seul, quando aquele lugar fica bizarramente abafado. Pelo amor de Deus! Agora na noite, é tudo muito lindão, aquele colorido neon fazendo fila é muito legal! Mas quando você está numa cidade que não seja Seul, a situação muda um pouco também! Relaxa! Coreia é bonitinha. Mas tem uns lugares que... sem comentários! Bem monocromático mesmo!

    ResponderExcluir
  6. Esse meu amigo comentou sobre a concordância dos pais, qto as pauladas, ai que fiquei mais chocada mesmo. Acho que a visão de vocês(do seu blog e dos outros 2 que acompanho) qto a Coreia, é ótima. Não é uma visão de turistas (até porque vocês não são turistas ai), é uma visão do cotidiano deles, da realidade coreana, e o que acho mais importante nos blogs é que vocês não inaltessem a Coreia, colocam a Coreia no top e o Brasil no lixo, como nós Brs temos o péssimo hábito de fazer, achar que os outros países são ótimos,tudo funciona e só nós não prestamos. Vcs nos mostram o lado bom e ruim.Sou fã de carteirinha de vocês!! Esperando pelo próximo post :D.
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Pô cara, cê tá me entregando geral hein... Já tô perdendo respeito pra falar das viadagens coreanas... hahaha

    ResponderExcluir
  8. Hahahaha A dancinha do policial do nobody foi a melhor!!
    Muito legal o seu blog! ( o do Henrique tb, diga-se de passagem)
    Numa época que o Japão "domina" as tendências de quem gosta de cultura asiática, estou achando muito divertido saber mais sobre a Coréia!
    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Olá.. Pauta para o blog (se for considerada relevante, é claro!): Como são os relacionamentos entre coreanos e deles com estrangeiros, como: namoro, casamento etc.. A tua visão sobre o assunto.
    Valeu!!!

    ResponderExcluir
  10. Eu quero ver o video do Nobody do Henrique!!

    ResponderExcluir
  11. Eu quero ver o video do Nobody do Henrique!! [2]


    Morri com o policial dançando Nobody! HUAHUAHUAHAUHAUHAUAHUA

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Gu, sensacional o post....
    kkkkkkkkkkk
    hilario o povo dancando nobody, ainda bem q essa febre ta passando... nao tava aguentando mais escutar nobody...
    quero dar dois palpites:
    1) violencia na ruas... so pra ilustrar e confirmar o que vc disse no seu blog....nao me esqueco no dia em que fomos para o estadio assistir o jogo entre as duas coreias... e nos assiistiamos ao jogo de costas para (e desligados com) as nossas cameras (fotograficas e filmadoras) que nao estavam escondidas, mas em cima da cadeira onde todo mundo pudesse ver e facilmente pegar... e o que aconteceu?? NADA. Dai a conclusao de que a gente esta em uma realidade bem diferente da que temos no BRasil (me lembro muito bem da sensacao de medo qndo ia aos estadios assistir um jogo de futbol em bh.
    2) violencia nas escolas. eu, tal qual a camila, ainda me escandalizo com essa historia dos professores espancarem os alunos.... sem nocao.. se isso acontecer com o meu filho um dia mando baixar a policia(que, inclusive, eh o que alguns pais coreanos estao comecando a fazer). Mas gostaria de fazer um paralelo. A minha mae, por exemplo, tambem apanhou na escola, ou seja, nem foi a tantas geracoes atras. E neste Brasil varonil, tenho certeza q ainda existem alguns tantos alunos apanhando de professor. O segundo ponto eh que nos EUA,por exemplo, nem os pais podem bater nos filhos e eu me escandalizo com isso. e tenho certeza que eles tbem se assustam ao saber que nos o fazemos. Tomando q na Coreia (em funcao do confucionismo) os mestres sao parte essencial da educacao a gente consegue entender o pq da correcao por parte deles... mas que nao seja com a minha cria,hen....
    kkkk
    bjao

    ResponderExcluir