quarta-feira, 15 de julho de 2009

Filmes

Eu estava pensando em fazer um post sobre música, mas...
hoje teve "aula de vídeo". As classes estão tão retardadas que a nova metodologia é pôr a gente pra ver filme, e "entender" tudinho. =P
O filme que eu vi hoje é engraçadão~! Sim, o pior é que eu gosto de ALGUNS filmes coreanos! o.O
Não se sintam mal por mim não, tá..? Eu não sou K-Pop lover e esses filmes não tem o mesmo "conteúdo" (se é que existe) das Wonder Girls, Girls Generation e outros k-bizarres.
Os filmes coreanos de hoje em dia tem feito um "escândalo" internacional, ao apresentar para o mundo diretores fantásticos (é o que dizem, porque eu não sei fazer esse tipo de "análise tão complexa"), idéias super criativas, produções muito boas e com baixo custo (ou pelo menos, mais baixo que os americanos). Obviamente, o cinema coreano não surgiu com as próprias pernas. Foi com muito incentivo público, consolidaram-se no mercado empresas como CJ Entertainment.

Alô, Lulão! Acorda pra vida, meu filho! Vamos trabalhar?

Por essas e outras, me deu a idéia de postar alguns filmes COREANOS bacanas que eu já assisti e que eu posso recomendar:

#1 - Voice of a Murderer (그놈 목소리 - Geu nom moksori) - 2007


De leve, é um filme, rodado no ano de 2007, baseado em fatos reais que conta a história de uma série de raptos de crianças que estava acontecendo na Coréia do Sul por conta de um psicopata e nunca ninguém o encontrou (lembra do post sobre crianças coreanas desaparecidas?).
Na minha opinião, ótimo filme e recomendadíssimo caso você queira ficar triste com a vida alheia ou entrar em depressão! =P

#2 - My Sassy Girl (엽기적인 그녀 - Eopgijeogin Geunyeo) - 2001


Um dos filmes coreanos mais famosos de todos os tempos, chegou a ter sua franquia vendida para os yankees, de tão famoso que ficou. Está aí para mostrar ao mundo todo o universo psicodélico das meninas coreanas.

#3 - 200 Pounds Beauty (
미녀는 괴로워 - Minyeo-neun goerowo) - 2006


Um dos filmes coreanos que eu mais gostei, já assisti mais de uma vez e recomendo a todos os que quiserem dar umas boas risadas. Mas também, que olhem sob um olhar crítico diante do tema discutido (uau, que profundidade!): a cirurgia plástica. No Brasil, muito comum e os homens não tem problema com isso. Na Coréia, "é bonito, mas não é pra mim". Apesar de ser bem coreano, foi adaptado do Japão.

#4 - Like a Virgin (
천하장사 마돈나 - Cheonhajangsa Madonna) - 2006

Filme rodado em 2006 que trata de um assunto MUITO polêmico na Coreia, mas que todos se calam e fingem que não existe: a homossexualidade (ou, no caso específico do filme, a transsexualidade). Não é difícil de se imaginar que o pensamento do pai do garoto que quer ser a Madonna é o mesmo de 99% dos pais coreanos, mesmo nos dias de hoje. O filme começa meio esquisito, cheio das viadisses, mas não pare de ver! Com o tempo, você se acostuma! =P

#5 - My Little Bride - (
어린 신부 - Eorin sinbu)


Filme coreano que eu vi recentemente que garante umas boas gargalhadas. O filme se baseia na história de dois amigos de infância que são forçados a se casar por causa de uma promessa feita pelos patriarcas de ambas as famílias. Com certeza vocês vão rir pra caramba. Como aperitivo, mando essa cena hilária, direto do Youtube:



#6 - A Man Who Was Superman (슈퍼맨이었던 사나이 - Syupeomaen-ieotteon sanai) - 2008


Filme engraçado, mas ao mesmo tempo triste, sobre a história de um ajosshi (senhor) meio maluquinho, que pensa que é o Super-Homem. Filme recomendadíssimo. Eu não sei quanto aos outros que vivem por aqui, mas eu já vi vários velhinhos meio nesse estado. Não chegam a pensar que são heróis, mas já não batem bem da bola. Será que é por causa da Guerra? o.O

#7 - A Millionaire's First Love (백만장자의 첫사랑 - Baekmanjangja-ui cheot-sarang) - 2006


Esse filme eu tenho certeza que é dedicado as meninas melosas que sonham com aquele cara perfeito, tipo o "A Walk to Remember". Aliás, essa é praticamente uma cópia da versão hollywoodiana. Só muda o ambiente! =P
Aliás, pra mostrar também que aqui tem MUITOS playboyzinhos almofadinhas! É só o país ficar rico que nego já fica soberbo... =D

#8 - Jenny, Juno (제니,주노 - Jeni, Juno) - 2004


O filme coreano "ctrl+c ctrl+v" que teve até direito a Oscar em Hollywood (claro que em sua versão americana, não a coreana, please!). Sim, tem até o mesmo título dos yankees.
Na boa, pra mim retrata a sem noçãozisse dos coreanos com relação ao "amor". Enquanto no Brasil o governo só falta pagar pra gente usar a camisinha, por aqui o negócio não é bem assim. Como um bom pesquisador, o resultado da minha elaborada pesquisa de campo constatou que coreanos só usam camisinha para não terem filhos. Isso QUANDO usam. No mundo coreano, pensa-se que, por serem todos "uma raça só", não existe doenças sexualmente transmissíveis, já que eles "não se misturam". Não precisa falar que a desculpa deles é uma mentira daquelas bem fajutas, né.

#9 - Seducing Mr. Perfect (
미스터 로빈 꼬시기 - Miseuteo robin ggosigi) - 2006


Eu coloquei esse na lista só por causa do "Rodrigo Santoro" coreano, mais conhecido como Daniel Henney, um modelo+ator coreano-americano que até participou do X-Men Origins: Wolverine. Aqui, ele é venerado por boa parte das coreaninhas, que o acham lindo, tesão, bonito e gostosão.

#10 - My boyfriend is Type B (
B형 남자친구 - B-hyeong namja chingu) - 2005


Filme que fala sobre a crença oriental sobre tipos sanguíneos e as características das pessoas que o possuem (ver post no blog do Henrique falando sobre esse tema).

...

Depois desse TOP 10, eu quero descansar um pouco e receber muitos comentários.
Grato, a diretoria! =P

Para quem quer dar uma espiada em qualquer um desses filmes e não acha de jeito nenhum na locadora mais próxima a sua casa (e não pensa em comprar ou baixar pela internet), pode ver pelo site que é o sonho de qualquer Korean Wave addicted. Apresento a vocêêêêêêês... o MY SOJU. Esse site oferece streaming grátis de todos os filmes acima, com um PLUS de todas as novelas/seriados/palhaçadas que o mundo coreano pode oferecer.

Até a próxima, pessoal! =)
Depois deste super-post, sintam-se agradecidos! =D

23 comentários:

  1. Oi Gustavo, tudo bem ? Rapaz, vc tava inspirado para escrever sobre os filmes hein? Teve até palavras profundas,hi-lá-ri-o!!!!!
    Olha leio o seu blog, do Henrique e do Renato também.
    Vc não acha que esse negócio de os coreanos acharem que são P.O.(puro de origem)soa muuuuito preconceituoso pra nós, tão acostumados à miscigenação?
    Te cuida, que essa coreanada aí, é fogo!!!

    ResponderExcluir
  2. Phabiana, depende do ponto de vista. Eles falam isso para manter um certo nacionalismo, ainda que exagerado. Você leu o meu post sobre esse negócio da pureza dos coreanos? Tá bem mais-ou-menos MUITO MAL explicado a situação.
    Eu não me incomodo, mas sei "da verdade" (a galera andou se misturando com muita gente: mongóis, japoneses, chineses, manchúrios e outros povos - fora a mistura com os americanos, negros e brancos, durante a Guerra da Coreia).

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. galera, a coréia é uma NAÇÃO homogenea, o que é diferente de homogeneidade racial propriamente.
    o conceito de nação homogenea tem haver com a ausência de minorias dentro do território, de outros idiomas falados, de outras religiões praticadas.

    Outra nação homogênea nesse aspecto é a Islândia.


    Quanto a homogeneidade racial,
    são pouquissimos os lugares do mundo onde há; a maior parte está na africa equatorial. Onde o fenótipo da população é inclusive invariavel em certos países.

    Na Coréia tem pele morena/pele clara, cabelos ondulados e cabelos lisos...o que é testemunho bastante de mistura de povos no passado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beto Bonra, vc disse tudo!

      Já visitei a Coréia e não tem essa de "pureza racial" não.

      Para um olho destreinado, todos parecem iguais, mas existe variação de cabelos sim, existe variação de cor de pele, largura de nariz, lábios etc.

      Excluir
  4. Fala Beto!
    Você mora na Coreia?Porque eu tenho uma leve impressão de que todos os estrangeiros iriam concordar comigo~!^^
    Os coreanos se julgam sem mistura sanguinea mesmo. Por isso eles tentam não se casar com gringo :P

    E outra: todo coreano que eu já vi na minha frente tem, naturalmente, cabelos lisos. Alguns tem cabelo ondulado por causa da modinha dos peemanentes~!

    Esclareceu melhor?

    ResponderExcluir
  5. Uau! Post realmente impressionante! Uma resenha comprida, divertida e demorada sobre diversos filmes. Vou ler este post mais de uma vez, com certeza.. já li duas! rs

    Abração. Parabéns por toda a explicação dos filmes.. deve ter dado trabalho.. e voce tá gostando de morar aí do outro lado do mundo? do lado do Japão e embaixo da China?^^

    Abraço do 브라질. ^^

    ResponderExcluir
  6. Oi Gustavo, achei seu blog atrávés do "de prosa na coreia" e tb leio o nós na coreia. Achei seu blog o máximo e divertido. Tenho um amigo coreano e através dos blogs de vcs aprendo um pouco sobre o cotidiano deles. Vc sabe que se perguntar para eles(coreanos), eles sempre dizem que tudo aí é perfeito, não tem gays, não tem prostuição, os jovens são felizes e ajustados etc..., ou seja a Coreia é a perfeição! E lendo os blogs vejo que não é bem assim que a banda toca. Sou sua fã agora! Ganhou mais uma leitora! :)
    abraços
    Mila

    ResponderExcluir
  7. Ai Gustavão....detonando nos posts hein...manda ver mlk.

    Cara...acho q te falei uma vez q assisti um filme coreano q fez mó sucesso na coréia e teve a um lançamento no brasil com direito a "Herbert Richards" na dublagem. é o "unidade de combate 684". O negócio ficou tão famoso q eu taé consegui arranjar na feira do paraguay...heheh

    flws mlk

    ResponderExcluir
  8. Aew, aew! xD Eu estava procurando uns filmes coreanos pra ver, porque eu só tenho dois *mal ou bem ripados do nosso querido amigo youtube (O que você citou, A Walk to Remember e o 100 days with Mr. Arrogant, algo por aí)* e porque o tédio está me consumindo. Odeio esse treco que inventaram, chamado férias. Obrigada pelo site, nunca imaginaria catar um desses >_>
    Com certeza vou dar uma bizoiada nessa filmarada toda (:

    ResponderExcluir
  9. Oi! Cai de para quedas aqui! Mentira, tava em um outro blog de brasileiro na Coreia e tinha um link pra cá \o\

    Adorei o top! Já assisti alguns filmes corebas, mas nenhum desse. Só não gostei que você falou mal das minhas Sonyeo shidae, mas... tudo bem né! xD

    ResponderExcluir
  10. So' 2 coisas:

    1) Voce esqueceu de "Oldboy", o filme mais animal da Hangukolandia;

    2) eu achando que voce tinha colocado o filme por causa da Uhm Jung-Hwa, e foi por causa do Daniel Henney...essa Coreia ta' te fazendo mal...

    ResponderExcluir
  11. Realmente, Renato...
    dá pra ver que os meus posts são feitos meio nas coxas, então... eu esqueci dele, infelizmente. Ele deveria ser o TOP1, se eu me lembrasse =P
    Ótimo filme!

    Ou... ela também é gostosinha, mas... é que as coreanas ficaram me metralhando tanto sobre esse Daniel Henney que o que mais me fez lembrar mesmo foi o fato dele ser o gyopo mais famoso da Coreia! =P
    A Coreia não está me fazendo muito mal, ainda! Pelo menos eu acho! Tem muita gente pior que eu na península! Huahuahua!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  12. Já vi alguns desses filmes, "My Sassy Girl" é fantástico! Anotei e vou baixar os outros recomendados, obrigado!

    ResponderExcluir
  13. Gu,
    amei!!!
    galera,entra no "mysoju"... sensacional o site e tudo de graca...
    alguns filmes ridiculos vao parar na sua frente, mas tem muuuuuuuuuitos filmes coreanos bons...
    inclusive quero add uns a sua lista... dexa eu descobrir o nome em ingles primeiro,ok?!
    bjos

    ResponderExcluir
  14. Oi, Gustavo! Achei o seu blog lendo os do Henrique e do Renato. Eu acho que ainda tem mais alguns filmes coreanos bons como:
    1. Frozen Flowers (2008)
    2. The Classic (2004)
    3. Diary of June (2005)
    4. Going by the book (2007)
    Entre outros que peguei pela internet,inclusive alguns que vc citou.
    Abracos,
    Cecília

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cecilia vc citou dois imperdível e inesquecíveis K-Dramas: Frozen Flowers (2008) e The Classic (2004) (Uma fotografia maravilhosa)
      Sou Doramatica de Plantão e como faço aula do idioma coreano, então assisto só os Dramas Coreanos, não ligo TV em casa uns 2 anos! Só que vamos esquecendo o que assistimos com o tempo, e vc me trouxe a lembrança de como gostei desses dois trabalhos!

      Excluir
  15. Olá Gustavo esta é a 1 vez que leiu o seu blog e vi seu post sobre filmes coreanos, gostaria muito de assisti-los vc saberia me recomendar um site onde eu pudesse baixa-los com legendas em portugues ou espanhol?
    Obrigada e adorei seu blog. Parabens!

    ResponderExcluir
  16. Nossa! Add o blog no meu pc e venho aqui às vezes pra escolher qual filme gostaria de assistir. Eram 21:30, acho, e tinha terminado de ver "200 pounds beauty"...chorei tanto que meus olhos ficaram pequenininhos de tanta lágrima que escorreu. Mas valeu a pena. Gostei muito do filme. Se tiver mais filmes coreanos pra indicar eu ficaria muito feliz! ^^

    ResponderExcluir
  17. Oi, gustavo gostei muito da lista de filmes, fuçando pela internet encontrei alguns filmes coreanos e vou dizer que fiquei louca, apaixonada, tenho acompanhado alguns doramas pelo My Soju, a cada dia fico mais fascinada pela cultura asiática, esse povo é mesmo muito contraditório,ao mesmo tempo que eles mantém suas tradições, também estão sempre abordando temas "Tabus", assisti muitos yaois que dão um banho de emoção e sensibilidade.
    É muitos difícil encontrar filmes coreanos online para assistir sem precisar baixar, você pode indicar algum outro site que disponibilize filmes coreanos, ficaria muito grata.
    Parabéns pelo Blog!

    ResponderExcluir
  18. ooi, sou nova aqui acabei de abrir o seu blog porque estava procurando coisas coreanas e abri aqui, gostei muito vou tentar assistir os filmes e vou sempre ler seus posts gostei demais hihi beijoos =**

    ResponderExcluir
  19. Muito bom seu post gustavo!

    Amei o seu blog!

    Realmente acho muito lindo a cultura da coréia, japão e outros países apesar de saber que ninguém consegue diferenciar seus rostos. Haha

    Gostei do seu blog. Você é bastante inteligente, passa o assunto com facilidade ( e um poquinho só de graça rs)

    Tô te seguindo \o

    pois amo tudo relacionado com o ocidente.

    ResponderExcluir
  20. jA ASSISTI A MAIORIA , E ADOROOOOOO filmes sul coreanos:D!
    e AS BANDINHAS TBM :D!
    o que mais gosto são os dramas coreanos ... são super lindos e engraçados!
    adorei o post sobre os filmes
    recomendo! :D

    ResponderExcluir