segunda-feira, 8 de setembro de 2008

SAYA Concert

Na sexta-feira, os estudantes internacionais da Keimyung University foram convidados por uma empresa chamada Tae Chang Steel Co. Sei lah se eles queriam fazer propaganda para um monte de estudantes que, creio eu, nao tem nada a ver com aco, quimica, mecanica e outras disciplinas que envolvam ACO (steel).
Mas enfim, foi um evento legal! Eles nao soh mostraram a fabrica deles, como deram um verdadeiro banho de cultura (musical) coreana nos estudantes. Eu gostei... afinal, de graca ateh enjecao na testa! =P
A gente foi ateh lah de onibus, assistimos ao presidente da empresa e ao presidente (reitor?) da universidade discursarem em coreano. Obviamente, eu fiquei boiando. Eh tanto que, pelo fato do reitor falar pelos cotovelos nesse discurso, eu dei umas pescadas! =D
Por falar em cultura, me surgiu na cabeca a palavra costume. A primeira coisa bem coreana (ou talvez asiatica) que eu percebi foi a famosa maozinha na frente da boca quando riem e as maos tampando a cara quando sentem vergonha... ou ateh mesmo aquela abanada com as maos, dando a entender que estavam suando. A garota que abria o evento comecou a falar, em coreano, sobre a empresa, assim como chamou o presidente e o reitor para discursarem logo depois. Apos falar em coreano, ela comecou a falar (a mesma coisa, creio eu) em chines. Na hora, todos ficaram espantados, porque nao nos parecia comum esse esquema. Todos deram um grande "oooooooh" e a pequena coreana comecou a ficar sem graca, com vergonha. Ela simplesmente tampou a face com as maos, rindo, e depois comecou a se abanar, como se estivesse com calor! O que eu sei eh que eh uma forma de expressar a vergonha, jah que esses seres vivos sao um tanto timidos.
Apos todo esse bla bla bla, fomos dirigidos ao topo da fabrica, para ver de cima como as coisas funcionam por lah. Ao fazer esse micro-tour por dentro da fabrica (passei uns 30 segundos vendo as maquinas, se for muito!), fomos direcionados para um outro salao que tinha milhares de fotos de um famoso (creio eu) fotografo coreano. Mas, na minha opiniao, era muito sem graca, jah que soh mostrava fotos de paisagens lindas, peixes e etc. Enfim, nao eh aquela coisa extremamente diferente.
Ateh aih, todos jah estavam mortos de fome e queriam achar uma saida o mais rapido possivel para o jantar que seria oferecido aos estudantes.
Acredite, chegamos! E que fartura! Meu Jesus! A ultima vez que eu vi tanta comida assim foi em casamento.. e olha que faz tempo que eu nao vou a um (talvez um ano e meio?). O meu estomago estah crescendo em progressao geometrica, eu acho, de tanto arroz que eu tenho comido. Nesse jantar tinha mistura de comida coreana e japonesa... muito legal! Eu repeti 2 vezes, com direito a sobremesa, ainda por cima. A unica falta deles foi nao ter gelado as bebidas. Estavam todas mornas! Mas isso eh o de menos! =P
Depois desse mega jantar, voltamos para o salao principal onde houve os pronunciamentos dos "peixes grandes". Agora, era a vez de comecar o que eles chamaram de "SAYA CONCERT for International Students and Faculty of Keimyung UNiversity". Primeiro, assistimos a apresentacao de um grupo de percussao chamado Onnuri Art Group. Os caras sao show no batuque coreano! Eu achei muito bacana, mas tinha pena do antebraco deles, que deve ter ficado soh o caco depois da apresencacao! =P


Apos os caras, assistimos um coral chamado Men Chorus Group PRIMO ENSEMBLE. Eh um coral com trossentos homens e uma mina soh. Eles cantam de oculos, eh a coisa mais engracada de se ver! Eu ri pra caramba.
Apos a apresentacao engracada deles, teve a da soprano Lee Yoon Kyung (이 윤경). Ela era legal, eu gostei, mas sei lah. Eu nao fiquei muito impressionado nao. Acho que eu nao aprecio esse tipo de arte, infelizmente! =(
Depois, teve o pior de todos, em termo de voz: Jeon Young Hee & Lee Hee Moon (전영희 & 이희문). Esse foi o de musica folclorica (Gyunggi Folk Song Medley). Na boa, eu nao conseguia ver que coisa boa tinha nisso, mas... enfim, isso eh cultura, neh! Nem tudo eh flores! =P
No fim das contas, essa ida foi bem positiva: eu sai com estomago cheio, com um pouco de cultura para meus olhos e ouvidos e ainda ganhei um pendrive de 2GB da empresa! Uhul! Quero que outras empresas facam isso! Hehe!

adios!

2 comentários:

  1. Brasileiro é fogo mesmo hein? Ganha pendrive, comida, show de música e reclama ainda por cima! rs rs rs brincadeira. Eu vi no youtube outro dia uns batuques tipicos da coréia e achei legal... mas tbm não me empolguei. :)

    ResponderExcluir
  2. Amigo, se você está preocupado em não poder degustar mais a comida porque está estufado, basta seguir a dica do Henrique:

    http://deprosanacoreia.blogspot.com/2011/01/comida-coreana-barata-e-que-enche-budae.html

    Ou se você preferir, tem ainda a minha singela sugestão:

    http://deprosanacoreia.blogspot.com/2011/01/comida-coreana-barata-e-que-enche-budae.html#IDComment150853744

    Bon Appétit! Burp!

    ResponderExcluir