quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Primeiro Feriado Nacional: Chuseok

Depois de tanto tempo sem postar, precisava escrever alguma coisa nesse espaco. Se nao, para que cria-lo, nao eh mesmo?

No final de semana passado, dias 13, 14 e 15 de Setembro, foi feriado aqui na Coreia do Sul. Pois eh, aqui o povo trabalha (ou finge que) muito, mas mesmo assim de vez em quando eles tem um feriadinho pra descanso. A justificativa para fazer uma arruaca chama-se Chuseok (추석). Isso significa korean thanksgiving, isto eh, dia de acao de gracas ao estilo coreano. Por que no korean style? Porque eh bem diferente do modo americano, apesar de reunir toda a familia e bla bla bla. Se voces procurarem por essa palavra no Google Images, vao ver como as estacoes de trem, highways, trem-bala, trem, onibus expresso e tudo quanto eh meio de transporte possivel ficou lotado na sexta-feira. A Keimyung University (onde estudo) ficou praticamente deserta. Soh nao ficou inabitada por causa dos estrangeiros que acabaram de chegar e nao tem amizades coreanas/viajaram. Na KELI HOUSE, o dormitorio onde vivo, ficaram 20 pessoas. Sendo que o dormitorio tem uns 5 andares, cada um com uns 20 quartos e dentro de cada um ha 2 estudantes. Entao pense no tanto de gente que fugiu de Daegu!

Parentesis para explicar o que eu sei sobre o thanksgiving coreano:
eles reunem toda a familia (toda mesmo, incluindo tio, avoh, cachorro, papagaio...) para ter uma refeicao especial, que eh o Korean Cake (nao eh muito bom nao, viu! hehe), visitar o tumulo dos ancestrais, se rebaixar perante os mais velhos como um sinal de admiracao. Isso tudo com uma roupinha muito cute e tradicional, principalmente as criancas:


(eu pedi para tirar uma foto com essa criaturinha bonitinha, para lembrar depois como eh o Hanbok, o traje tradicional coreano para eventos dessa magnitude)

Fim do parentesis.

Eu mesmo fui um dos que deram no peh. Eu sabia que ia ficar muito triste, sozinho e bla bla bla e permanecesse nesse campus. Entao, uns colegas aqui me convidaram pra ir pra Busan com eles. Alguem jah ouviu falar nessa cidade? Ah, nao importa! =D
Busan eh a segunda maior cidade da Coreia do Sul, com alguns milhoes de habitantes... e eh praiana!
Fomos para lah no sabado de KTX, o trem-bala coreano. Demorou uma hora para chegarmos ao nosso destino. Desde a saida, eu fui dormindo! Nao estava aguentando de sono. Soh parei de dormir quando chegamos na "Busan Station". De lah, a gente pegou um taxi para um hostel para backpackers que o Danilo, meu colega de quarto, tinha achado na internet. Para nao variar, imaginem soh? Estava lotado, claro. Alem de voltarmos para o mesmo lugar em que chegamos, tivemos que pagar o equivalente a 30 dolares (claro que isso foi rachado entre seis pessoas). Aih o taxista nos indicou o hotel que ficava na porta da Estacao de Busan, custando 50 doletas o dia. Como estavamos em seis, pegamos dois quartos e rachamos a grana. Saiu ateh baratinho, jah que tres dividiram o quarto.
Deixamos nossas mochilas lah mesmo no quarto e saimos para comer, jah sendo 15h. De cara, havia um LOTTERIA. Obviamente, eu parti para o que nao era coreano. Jah estava farto de todo santo dia comer Kimchi e arroz. LOTTERIA, para quem nao sabe, eh um tipo BOB`s da Coreia. Nossa, como foi bom comer de novo! Nao comia desde o almoco do dia anterior! Jesus... comer eh bom demaaais! =D
Enquanto eu me matava no Giant Double Burger, o Danilo estava fazendo os planos de quais lugares visitar primeiro. Acabou que fizemos um passeio bem meia-bomba, soh pra dar uma volta mesmo.
Fomos para a praia mais conhecida daqui, chamada Haeundae Beach. Nem precisa relatar como os locals (coreanos) se comportam na praia, neh. O negocio eh que eu nunca tinha visto tanto gringo em terras orientais. E o mais esquisito: estava cheio de italianos, russos e filipinos. Acho que as mafias estao operando por esses lados! =P
Eu me senti como se estivesse em algum pais europeu/ocidental. Como eu nao estava preparado para tomar um caldo em terras coreanas, nao o fiz (esqueci meu calcao na mochila, que ficou no hotel, que estava muito longe). Eh uma pena, porque eu gostaria muito de ter uma nocao de como eh fazer isso de sunga e todos os coreanos a sua volta ficarem te olhando como se voce tivesse feito algo errado. Enquanto eu ficava observando a praia e o por-do-sol, alguns de nos seis estavam no Aquario de Busan, que fica ao redor da praia. Como nao queria pagar uma quantia bizarra para ver um aquario (coisa que jah havia feito na Australia), entao permaneci do lado de fora! =P
Depois de muito esperar, vimos uma ponte monstruosa na nossa frente (Gwangan Bridge), mas muito longe. Queriamos tirar foto dela, entao andamos por muito tempo ateh chegar lah. Nossa, como andamos! Mas valeu a pena! A ponte eh bonitona mesmo! E o lugar tem varios locais para construcoes futuristas (pelo menos essa eh a propaganda da Hyundai Engineering Corporation). Logo depois de ver, tirar fotos e tudo mais, voltamos para casa de metro.
Ao redor do hotel, tentamos achar um lugar para comer. A Lilly, garota de Myanmar (pergunta de Geografia: sabe onde isso fica?) que fala coreano muito bem, nos levou a um restaurante coreano que soh serve SOPA. Putz... foi a maior decepcao com comida coreana ateh agora. Porque pagamos um preco monstruoso por uma sopa que nao tem gosto nenhum e umas fitinhas de carne. Na boa, isso nao encheu nem 10% da minha barriga. Por favor, quando forem a um restaurante coreano, escolham algum descente, que nao seja de sopa, ok!? =D
Essa sopa mediucre me custou W7.000,00 (US$7,00). Isto eh, joguei no lixo esse dinheiro, que poderia ter gastado muito bem em outro lugar. Mas fazer o que... nao vou chorar pelo leite derramado agora, neh.
Fomos para um HOF porque nesse retauranteeu eu nao podia ficar mais..
Depois de dormir.. ah, por falar nisso, pergunte-me aonde eu dormi!? Digo... a gente pagou por um quarto que soh tem duas camas para tres pessoas, neh. Pois entao... no chaozinho macio dos coreanos! =P
No dia seguinte, foi domingo, Chusokao na veia... nao tinha nada aberto pela manha, exceto as lojas de conveniencia 24 horas. Uma delas, chamada FamilyMart, foi a nossa salvacao da manha. Peguei um miojao e uma latinha de toddynho e mandei ver no meio da praca, de frente para a Busan Station mesmo! Coisa de louco, parecia um homeless! oO
Nesse dia, alugamos o servico turistico do mesmo taxista do sabado. Ele cobrou W150.000,00 por um dia de passeio. Entramos nessa achando que visitariamos milhares de lugares.. o que nao aconteceu. Acho que visitamos uns 5 e olhe, como eu posso listar: Templo Budista Beomeosa, a ponte, Busan Tower, passeio de barco ao redor de Busan, International Film Festival, Lugar especifico de avistar a Lua e soh. Nada para se fazer de muito interessante, nao. Mas valeu a pena ver, principalmente o passeio de barquinho e o templo budista. Esse templo eh enorme, pela madrugada! E pelo jeito o budismo por essas bandas estah longe de naufragar. Muita gente ia lah para dar oferendas, meditar e mais varias coisas que desconheco dessa religiao oriental. Mas uma coisa eh certa: apesar de eu nao ser budista, o templo deles eh uma verdadeira obra de arte. Eles nao tem do que reclamar! oO
Depois de um longo passeio (comecou das 10h30 da manha ateh as 19h), eu fui embora de Busan, rumo a minha "querida" Daegu, ou melhor... a minha querida Keimyung Uni. Chegou ao fim o passeio legal e iniciou-se um dia de tristeza, jah que a cidade ainda estava um tanto quanto morta. Imagina a universidade em que clima estava! =(

Depois disso, nao fiz nada! Serio... nada muito importante.
Todos os dias eu tenho ido soh a um lugar, pra variar um pouco: International Lounge, dentro da Keimyung, para ter alguma vida social que nao seja com foreigners (estrangeiros). Aqui dentro do nosso dormitorio tem varios coreanos, mas eles nao conversam com a gente. Diz a lenda que eles tem medo de estrangeiros, porque eles acham que o ingles deles nao eh bom e entao tem vergonha de mostrar todo esse potencial linguistico pra gente. Enfim, pelo menos na International Lounge eu consigo falar com alguem! =)

Bem, eh soh isso que eu tenho a relatar. Adios e ateh a proxima!

OBSERVACAO:
Juliano, eu nao me esqueci de voce! Desculpa nao ter te dado um alo desde a nossa ultima conversa, duas semanas atras. O negocio eh que eu decidi ir pra Busan de ultima hora e nao queria interromper o momento Chusok da EunBee com turistagem idiota! Hehe. Serio! A gente se ve logo logo! =)

3 comentários:

  1. gustavo eu tô apaixonada pelo seu blog!! é tão interessante o modo que vc descreve as suas aventuras XD~, eu nunca pensei que a korea fosse lugar de estudo pra ninguem, mas depois de ler isso.. ate eu to pensando em ir! haha! adorei!! posso te add no msn? adoraria conversar com vc, bjos!

    ResponderExcluir
  2. Ih, rapaz. Você quis dizer "sopa medíocre" e "algo decente". O curioso é que eles não forneciam o tal "side dishes" ou banchan? Só sopas?

    Agora está explicado o mistério da sua amiga ex-birmanesa te levar a esse tal restaurante.

    Como todas as garotas se enxergam no espelho como mais gordas do que realmente são, ela quis fzer uma refeição bem leve, suave como uma pena. É uma pena para os homens, né?

    "Espelho, espelho meu, há alguém mais gorda do que eu?"

    ResponderExcluir
  3. Oi, gustavo, eu adoro seu blog. Voce tem facebook?adicione meu email camilapereiras2@hotmail.com

    ResponderExcluir