quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Primeiros dias

Hoje vou dar uma postada boa porque nao tenho muito o que fazer, alem de estudar. Mas eu deixo isso pra depois, hehe.

Tinha prometido um segundo post, neh? Entao aih esta ele.
Eu estava pensando sobre o que eu tenho feito aqui na Coreia e percebi que nao fiz muuuuita coisa, mas tambem ainda estou me "localizando", entao nao da pra simplesmente sair fazendo coisas que dah pra fazer daqui a mais tempo.

Quando eu cheguei aqui, eu jah fui direto pro meu quarto. Dei de cara com um cara estranho, chamado Danilo. Esse se tornou o meu roommate, de origem panamenha (Sim, meus caros, Panama tambem eh habitavel). Ele tem sido muito gente boa comigo, alias, desde o comeco. Na primeira noite, ele me comprara uma latinha de suco de laranja, soh pra tentar ser, digamos, cordial comigo. Isso eu achei muito legal e criei uma empatia com ele muito rapidamente. Desde entao temos feito muitas coisas juntos (digo, coisas normais, como ir tomar cafeh juntos, ir pra aula na mesma hora e etc). Nao poderia ter um colega de quarto melhor, eu acho. Eu, sinceramente, preferia um coreano, ateh mesmo pra aprender a lingua, mas enfim.. coreanos sao estranhos. Eles nao se misturam com estrangeiros. Pelo menos essa eh a conduta nos quartos. Coreanos soh vivem com coreanos. O resto eh resto. Sabe-se lah o porque. A mesma coisa ocorre no dia-a-dia, mas com uma razao diferente: eles (e elas) sao muito timidos. Putz, eh uma dificuldade doida falar com coreanos. Primeiramente, porque a maioria deles sao pessimos em ingles. Segundo, eles tem vergonha de falar em outra lingua. Talvez a vergonha seja por nao saberem se estao falando bem ou nao... sei lah, eu sei que eles nao costumam falar muito com foreigners (estrangeiros). Nos primeiros dias acabei conhecendo, por tabela, varios gringos que nem se quer guardei o nome. Paciencia! Eles simplesmente se apresentavam, perguntavam de onde eu era e ponto final. Nada mais. Dane-se! =D
Dois dias depois da minha chegada, jah estava de viagem marcada para Seul, capital da Coreia. Viajei pelo KTX (Korean Train Express), o trem-bala coreano. Voce acharia emocionante saber que voce estah viajando por terra a 300km/h em um ateh que confortavel lugar? Eu achei muito legal! Fiquei olhando toda a paisagem como se fosse um retardado qualquer! =D
Em Seul, fiquei na casa de um brasileiro chamado Juliano (autor do blog Kimchi com Cafeh, listado aqui). Eu nao tenho palavras para descreve-lo. Voce conseguiria ser MUITO legal com uma pessoa que voce nunca viu na vida, simplesmente falava pela internet pelos ultimos 6 meses? Pois eh. Ele conseguiu isso. O Juliano eh gente finissima, me hospedou na casa dele, foi comigo pra varios lugares que talvez ele nem estivesse afim de ir (turistar comigo em Insadong, Chongno, City Hall...). Alem disso, ele e a namorada dele (Eun Bee) foram comigo a um mercado de eletronicos coreano, que tem coisas muito boas e baratas. Eu comprei meu laptop lah! Parece muito legal, exceto que eu nao consigo entender nada desse coreano! Mas fazer o que, neh! Hehe. Ele me ensinou muita coisa que eu (nao sabia)/(tinha me esquecido) sobre Seul. Fomos comer num restaurante brasileiro na sexta. Enfim, se tem um cara bacana, eh o Juliano! =)
Voltei pra casa de trem-bala novamente, pra nao chegar tarde no dormitorio da universidade. Ah! Acho que eu nao comentei sobre as regras ridiculas que ha nessa universidade (e pelo jeito nao eh soh nela). O estilo coreano faz deles pessoas bem bitoladas! Haha. Por exemplo, o dormitorio eh trancado as 23h. Isso mesmo... se tem alguem festeiro aih, esse alguem se lascou muito, porque vai ter que dormir na rua se passar das 23h. Alem disso, eu nao posso escolher o que vou comer durante o dia todo, porque eles jah inventaram de me pagar o cafeh da manha e jantar. Soh no almoco que eu posso ter um pouco do que eu quero comer. Mas tudo bem, nao reclamo muito disso nao.
Aqui eu conheci algumas pessoas coreanas, jah, mas nenhum contato muito forte nao. Soh vejo e falo oi... essas coisas. Eles sao assim, sorry for them.
Tenho visto alguns coreanos jogando bola. Se tem DUAS coisas que eles sao ruins, a primeira eh falar ingles descentemente. A segunda eh jogar bola. Eles sao simplesmente CORREDORES. Acho que eu me dou melhor do que eles no quesito FUTEBOL. Acredite ou nao, isso eh verdade. Eles simplesmente correm atras da bola. Sao objetivos, mas nao sabem como executar BEM esse objetivo tracado. Enfim, eles sao uns merdas na arte do futebol! Huahuahuhaua! Pelo menos a unica coisa que eu vi um deles fazendo foi o movimento ELASTICO, do Ronaldinho. Isso soh porque eles sao rapidos com as pernas, nada mais. Acho que vou me dar bem aqui com meu futebol meia-bomba! Hehe.
Aqui em Daegu, mesmo existindo tres bases militares americanas, os coreanos da cidade ainda sao meio avessos com estrangeiros. Nao no mau sentido, mas sim de nos considerarem seres de outra galaxia. Quando estava saindo do metro aqui de Daegu, na volta de Seul, um senhor que estava andando ao meu lado virou pra mim e me olhou de cima a baixo, praticamente um RAIO-X da minha pessoa! Eu fiquei olhando pra ele com cara de "What are you looking at?". Eles simplesmente acham os ocidentais estranhos. Pelo menos ha esperanca nessa terra: tem coreano que tenta ser gente fina conosco, os gringos.
Eu fui com a Briza (brasileira que estah no mesmo lugar que eu) pro downtown de Daegu, na Daegu Station. Enquanto trocavamos de linha, comecamos a tentar ler o que estah escrito na placa (yes, eu jah posso ler coreano. Mas isso nao significa que eu consigo entender o significado! Haha!). No momento em que falamos a palavra toda, aih veio um coreano que estava atras da gente pra falar o significado disso. Acho que ele achou legal que estavamos aprendendo coreano e tentou nos ajudar. Disse, em um ingles mal falado, o significado e comecou a falar as outras palavras, dizendo tambem o meaning delas. Eu achei isso muito gentil da parte desses coreanos.
Mas depois aconteceu uma coisa bem inusitada. Eh de conhecimento publico que a Briza tem uma tatuagem nas costas, na "asa". Quando viramos de costas pra esse senhor, depois de ele nos ajudar com a lingua coreana, ele simplesmente comecou a apertar o lugar da tattoo da Briza, achando a coisa mais bizarra do mundo. Eu que achei bizarro ele nunca ter visto alguem tatuado na vida! Hehe. Acho que coreanos nao costumam fazer essas coisas. Mas quem liga? =D
Por sermos os alienigenas do metro, todos ficavam olhando para nos e perguntavam-nos se eramos namorados ou ateh mesmo marido e mulher. Huahuahua! Eu soh ria, jah que nao tem nada a ver uma coisa com outra. Soh porque estavamos sempre conversando e por sermos gringos, pra eles jah significava alguma coisa. Eu achei isso tudo muito engracado, nada que me fizesse pensar: "que coreanos chatos esses, Jesus!".

Bem, por enquanto eh isso. Chega de escrever, jah!
Amanha eu posto um pouco mais sobre a lingua que tenho aprendido.

안녕히 계세요! (Tchau!)

Um comentário:

  1. Eu também quero uma namorada... e não ficaria nada chateado se fosse uma coreana. Noona! :)

    ResponderExcluir