sexta-feira, 5 de março de 2010

Obrigado por fumar, corebas!

Acho que eu nunca comentei isso no blog, mas agora que eu pensei em fazer um tópico sobre essa coisa que aflige muita gente não adaptado as toxinas.
Esses dias eu estava lembrando do filme "Obrigado por fumar" (Thank you for Smoking, 2005), que eu vi um tempinho atrás. Adivinha de quem eu lembrei? Obviamente, dos meus tão amados coreanos! Pra não começar já dando um final ao post, vamos fazer um preview do filme.

 (Assistam... não é entediante!)

A película, como diz a galera latina, é bem para refletir sobre o hábito de fumar, as consequências e quem está ganhando uma verdinha com isso. Pelo menos na minha análise SUPER SÉRIA do filme, só mostra como a indústria do tabaco não é baseada em dar felicidade a alguém, mas somente a fazer dela praticamente uma escrava sexual da nicotina. Os argumentos do ator que é um propagandista da associação desse mercado são simplesmente cômicos, pois dão a idéia de que fumar é bom, mas na real só vai mostrando pessoas que se ferram nessa vida por causa daquele canudinho que o povo queima até a última ponta.
Como os coreanos são meio inocentes, "acreditam em tudo o que lhes é dito" (calma, galera, isso é bem genérico! Não pense que todo coreano é assim), percebo que eles devem ter caído no conto do Nick Naylor como ratos procurando por um pedaço de queijo e ficam presos na armadilha dos caçadores.
Pelo menos entre os machos, a isca é fisgada, normalmente, quando o coreano entra no serviço militar obrigatório. Sim, todo coreano têm que entrar no Exército, Marinha ou Aeronáutica e serví-la por dois anos. Sim, eles perdem dois anos da vida deles fazendo treinamentos de guerra pesadíssimos.
E é justamente durante o período da perdição que eles acabam "comendo da fruta amaldiçoada", introduzida quase gratuitamente pelos Hyeongs (irmãos mais velhos), que já estão servindo faz um tempo a mais. Foi mediante conversas com um ex-colega de classe coreano que eu me dei a conhecer desse assunto, pois antes eu sempre me perguntava por quê cargas d'água praticamente todo coreano fuma nesse país. Os fatores são bem simplistas: é barato, todo mundo fuma e o frio. Então, durante o inverno, então, os caras devem virar verdadeiras bocas de fumo ambulantes, imagino eu. De acordo com as minhas pesquisa googlísticas, os coreanos são os maiores fumadores entre os 30 países mais desenvolvidos do mundo, juntados na organização OECD (Organisation for Economic Cooperation and Development). De acordo com a minha super pesquisa, que demorou cerca de 10 segundos, na Coreia do Sul um a cada 2 homens fumam. Isso, obviamente, gera problemas de saúde no futuro, já que coreano não consegue simplesmente fumar. Eles tem que FUMAAAAR (muito, quis dizer). Isto é, deve voar um maço a cada dois dias na vida desses caras.

 (Depois nego não quer ficar broxa...)

Conversando com o tal do ex-colega lá da facul, ele me disse que na época em que ele estava no exército (uns 6 anos atrás, presumo eu), o cigarro era tão barato que o próprio exército tinha que regular a compra feita pelos recrutas, já que nego fumava loucamente. Eram alguns maços semanais permitidos, "somente". Como havia alguns que ainda persistiam em não fumar, esse ex-colega pegava a "permissão" dos não-fumanetes e pedia para que lhe desse mais cigarros. Chegou a dizer que no final, podia sair distribuindo cigarros, de tanto que possuia. Não conseguia nem fumar tudo.. isso é o que eu chamo de olho grande! Haha!

(Desculpa, mas essa é a imagem que eu tenho do meu amigo... deve ser uma situação bem parecida! ^^)

A situação cigarrística aqui é meio crítica, apesar dos esforços do governo. Mas, na minha opinião, o governo sul-coreano ainda não tem feito o suficiente para que houvesse uma redução significativa desses drogados (hehe, de acordo com algumas pessoas, cigarro é uma droga... lícita, mas não deixa de ser droga). Enquanto no Brasil, exemplos de esforços sobre-humanos por parte do Lulão e outros ex-presidentes em fazer com que a galera pare de fumar foram tomados com rigor, a Coreia parece que ainda não aprendeu muito bem o que é uma verdadeira propaganda de convencimento. O nosso senhor presidente fez com que, por exemplo, a Marlboro não estampasse seu logotipo em carros de corrida que passassem na televisão, como a Fórmula 1. Claro que a Ferrari sentou na boneca, mas o Grand Prix Brasil não deixou de ser feito por causa das empresas que fazem emitir mais gases tóxicos que os que já emitimos naturalmente. Além disso, fez com que os maços de cigarros estampassem em suas capas figuras de pessoas em estados degradantes, com anúncios que faria qualquer um largar o cigarro na primeira lida. Pelo menos, temporariamente. Além disso, a televisão proíbe o anúncio dessas empresas, além de alertar para as consequências malditas desse hábito.
Enquanto isso, na nossa amada Coreia, o que acontece é no máximo um anúnciozinho despretencioso, como este:

 (Anúncio bem picaretinha dizendo que isso pode danificar a sua saúde, que você deveria parar de fumar)

ou como essa coisa cute, como é típico dos coreanos, japoneses... você levaria uma merda dessa a sério? Na boa... eu não!

(Anúncio "extremamente sério" na Haeundae Beach, em Busan)

Apesar de no Brasil a parada ser meio "de boa", isto é, o controle de cigarro e bebidas alcóolicas ser meio fraco, até pela passividade de autoridades e vendedores destes produtos, acho que os coreanos conseguem ser piores. Eu não sei se é porque eu comecei a considerar isso depois do que eu vi na minha universidade, ou simplesmente porque é realmente fácil e normal comprar essas coisas por essas bandas de cá. Mas dando uma olhada na figura abaixo, tirada por mim no campus da universidade, você percebe que nego quer é que você encha o seu pulmão de toxinas, deixe ele preto e morra o mais rápido possível.

 (Que Coca-Cola que nada... o negócio é Marlboro!)

O pior é que o fumo já virou algo quase que normal. Em todos os lugares, inclusive em ambientes fechados, é possível fumar. Aliás, é impossível ver um só recinto (especialmente restaurantes e HOFs) que não tenha um fumante acendendo o cigarrinho. Se a Coreia virasse uma São Paulo, acho que metade da população coreana estaria ferrada, pagando multas e mais multas por fumar em lugares fechados. Isso porque eles nem devem ligar... simplesmente pagam e continuam fumando, porque... por exemplo, na estação de metrô que liga a minha cidade (Cheonan) à Seul existe uma plaquinha até considerável pedindo para que não fume. Porém, é bem normal ver um cidadão soltando a fumaça. O mesmo ocorre em banheiros universitários. Os estudantes, com preguiça de terem que sair do prédio para poderem acender um cigarro, vão ao banheiro e exercitam o vício lá mesmo.

Espero que algum dia a situação fique menos aterrorizante... afinal, não é nada bom saber que o dinheiro gasto em saúde pública vai, muitas vezes, para a negada que não tem nenhum interesse em se manter minimamente saudável.

7 comentários:

  1. putz cigarro é um saco mesmo
    em qualquer lugar do mundo

    ResponderExcluir
  2. putz cigarro é um saco mesmo
    em qualquer lugar do mundo

    ResponderExcluir
  3. Uáááááááááá! * boquiaberto *

    Finalmente um post! VICTORY! ^^
    Muito bom o seu post. Infelizmente nossos amigos coreanos caíram no conta da "sereia" em relação ao cigarro. =( Péssimo saber disso... e até meio estranho isso pois é um país tão desenvolvido economicamente... mas aparentemente só economicamente mesmo. =/

    Abraço e sucesso aí com os estudos. Annyon!

    ResponderExcluir
  4. Odeiooo cigarro,quando vi alguns corebas em sampa percebi esse vício deles,uó.
    mas e ai, você tá melhor?Não esquenta,saudade é super normal,so tem cuidado pra não ficar demais.:(

    ResponderExcluir
  5. Pelos menos nisso estamos a um passo a frente deles, não é? Pesquisas dizem que o índice de fumantes no Brasil está caindo a cada ano. Segundo o INCA o câncer que mais mata é o de pulmão causado pelo fumo, seguindo essa lógica, imagino que a incidência de câncer de pulmão e doenças respiratórias na Coreia devem ser grande, não?. Eles são chaminés ambulantes. E aí vc está mais alegre? Vê se responde aos fãs do seu blog, que ficaram preocupados com vc. Vc deixa todo mundo no vácuo! :)

    ResponderExcluir
  6. O grande problema é que, com toda essa campanha contra fumo no ocidente (é, ocidente mesmo, só que o Basil tem uma das campanhas anti-tabaco mais ferrenhas do mundo, mas nos outros países também tem campanhas semelhantes), a industria do fumo fui com tudo na ásia. Não consegue vender seu peixe em um lugar, vai vender em outra feira!
    Você pode observar que várias vezes nos dramas da televisão aparecem personagens fumando, e se alguém falar sobre isso vem a história do "homem que é homem fuma".
    É tudo publicidade mesmo...

    ResponderExcluir