segunda-feira, 21 de setembro de 2009

As águas coreanas (Parte 1)

 Esses dias eu estava pensando no que escrever no blog, mas estava um pouco sem assunto.
De repente, me ocorreu a seguinte pergunta: como é possível que até agora não tenha falado sobre uma das "águas coreanas", digo, bebidas alcóolicas coreanas.
Na verdade, chamo-as assim porque todo coreano na vida nasce abraçado numa garrafa de Soju (소주), que é o tema deste post.
Primeiro, vamos à uma aula de Wikipedia:

Linguisticamente, a palavra SOJU (소주) vem do chinês "shaojiu", que literalmente significa "liquor queimado" (burned liquor - bebida alcóolica destilada).
O soju foi primeiramente destilado lá pelos anos 1300s, durante as invasões mongóis na península coreana (tinha que ter o dedo desse povo de novo!). Os mongóis conseguiram a técnica de arak destilação de arak dos Persas durante a invasão deles na Ásia Central lá pelos anos 1256, então a bebida foi introducida aos coreanos e destilarias foram construídas perto da cidade de Kaesong (hoje, Coreia do Norte). Por esse fato, nessa área o soju é conhecido como arak-ju (em coreano, 아락주).
De 1965 até 1991, para evitar a falta de arroz, o governo coreano proibiu a destilação tradicional direta a partir do grão fermentado. Em vez disso, etanol altamente destilado de alguma fonte era misturado com água e alguns sabores para criar o soju diluído. Embora a proibição tenha sido agora liberada, o soju barato continua a ser feito desse jeito. O governo coreano regula a proporção de álcool no soju diluído para menos de 35%.
Muitas regiões tem simplificado o jeito de fazer soju a partir da tradicional destilação de grão, resultando no soju destilado. O Soju da cidade de Andong é o mais famoso de todos, com um teor alcóolico por volta de 45%.

Jinro é a maior marca de Soju, com mais de 75 milhões de garrafas vendidas em 2008. A variedade de soju mais popular é, atualmente, Chamisul,  um soju filtrado quatro vezes produzido pela Jinro. Mas recentemente Cheoum Cheoreom, da Lotte, está ganhando muito merado. Contudo, as marcas mais populares de Soju varia de região pra região. Em Busan, Siwon Soju é a marca local e mais popular da região. A área metropolitana de Daegu tem sua própria fábrica de soju, Kumbokju com o nome popular Charm. Em Gyeonsangnam-do e Ulsan, a marca mais popular é White Soju, produzida pela Muhak, em Masan.


(As vinte bilhões de marcas de Soju)


A cultura Soju-"lística"

- Etiqueta (mais conhecida como "Viadagem")

Soju é normalmente bebido em reuniões de grupo enquanto todo mundo come, sem misturar e servido em copos individuais do estilo "shot". É contra o costume tradicional servir o próprio copo. Em vez disso, o seu copo TEM QUE ser servido por alguma outra pessoa que esteja no grupo. Isso promove o espírito de camaradagem e "pensar nos outros".





(A "business meeting" dos coreanos... muito séria, né?)

Na cultura coreana, usar duas mãos para oferecer e aceitar alguma coisa é considerado um ato de respeito. Portanto, se o copo de alguém está sendo servido por algum superior (mais velho ou com mais "status que a pessoa servida), o servido deveria segurar o copo com as duas mãos. Da mesma forma, quando serve-se alguém mais velho, aquele deve segurar a garrafa de Soju com as duas mãos.
Para servir uma bebida, segure a garrafa com a mão direita e toque o antebraço direito com a mão esquerda; essa posição peculiar do braço é originado da prática de segurar a parte do hanbok (vestimenta tradicional coreana) para que este nao tocasse a mesa ou a comida.
Da mesma forma, ao receber uma bebida, deixe o copo na palma esqueda e segure a base do copo com a mão direita, talvez até mesmo reverenciando o sujeito que o serve, baixando levemente a cabeça, em sinal de respeito adicional. Você também pode segurar o copo usando a mesma posição de mãos quando você está servindo. Servir e receber uma bebida de uma pessoa mais velha com apenas a mão direita é comum em situações normais.



(Eis um exemplo meio desfocado da situação)

Coreanos muitas vezes dizem "One Shot!", como um desafio para que todos no grupo acabem com o que tem no copo num só golpe.Não se deve pôr mais bebida num copo, ao menos que esteja completamente vazio; além disso, deve ser prontamente enchido quando notar-se que está vazio. É considerado rude não encher o copo que estiver vazio.
Algumas regras especiais podem ser aplicadas quando bebe-se com alguém com muito mais status que você, por exemplo os mais velhos ou em posições maiores dentro da companhia. Quando bebido na frente de mais velhos, é esperado que o "junior" (mais novo) vire a cara pro lado primeiro. Tomar o "shot" com a cara virada para uma pessoa mai velha é considerado desrepeito. Contudo, com os "tempos modernos", a prática prevalecente tem sido de beber o "shot" sem virar a cara pro lado (mas, claro, continuar segurando as duas mãos para beber); na visão da maioria dos coreanos a prática é arcaica e não sinaliza, portanto, a camaradagem.


(Copinho estilo "shot" para o Soju: Vamo brindaaaar, meu fi!)


Em certas ocasiões, o mais velho dá um copo estilo "shot" vazio para alguém de igual posição ou mais novo. O mais novo também deve oferecer um copo vazio para os mais velhos depois de eles ficarem mais chegados um do outro.Dar o copo implica que a pessoa vai enche-lo e quer que o "receptor" do copo tome a bebida. Neste caso não é obrigatório beber tudo imediatamente (tipo "one shot"), mas não é legal deixar o copo na mesa sem que pelo menos finja que vai bebe-lo.Depois de beber tudo que está no copo, este deve ser enchido novamente. Não é necessário faze-lo imediatamente, mas deixar muito tempo sem ser enchido é considerado rude.
Entre amigos de mesmo status social, não é necessário usar duas mãos enquanto serve ou recebe a bebida, mas deve ser feito por habito ou educação, ou se a situação ser considerada formal.

- Consumo

Embora cerveja, whisky e vinho tenham ganhado popularidade recentemente, soju continua sendo uma das bebidas alcóolicas mais populares na Coreia devido a sua própria disponibilidade e relativo preço baixo. Mais de 3 bilhões de garrafas foram consumidos na Coreia do Sul em 2004. Em 2006, foi estimado que o consumo de um coreano adulto (maior de 20 anos) seja de 90 garrafas de soju por ano.


(Agora você entende o porquê da estatística)

 Tirando a tradição, soju não é sempre consumido de forma "pura". Um poktanju (폭탄주 - literalmente traduzido como "bomb drink", "bebida-bomba") consiste em um copo de soju afundado num copo de cerveja, como se fosse um Titanic. Para se tomar, deve ser bebido rapidamente.

- Brincadeiras

Por incrível que pareça, Soju não é uma bebida para simplesmente ficar bêbado e esquecer dos seus problemas. Tomando soju, também pode-se brincar! Isso mesmo! Quem diria que você poderia embebedar o próximo sem mandá-lo enfiar meio litro de cerveja guela abaixo! Pois aqui na Coreia isto acontece.


(As tampinhas de soju também são parte dos jogos)

Há inúmeros joguinhos em que podemos nos divertir, além de sairmos mais bêbados do que chegamos (entendeu essa parte? Hehe), afinal, eles só servem para deixar a coreanada mais soltinha para depois irem a um norebang (karaoke) ou motel (para que, caju?)... hehe.
Não vou me prolongar, denominando e ensinando os jogos, até porque o post ficaria extremamente longo. Talvez na segunda parte eu conte mais um pouco sobre isso.


(Joguinho que pode terminar em motel)

Aprendido tudo isso, vamos fazer alguns comentários e ponderações.
É fato, notado por mim e pela maioria dos gringos que tentam alguma competição "sojulística" com coreanos, de que estes seres nasceram com Soju na veia. Mas isso não quer dizer necessariamente que eles são fortes na hora de beber. Somente quer dizer que eles podem beber o tanto que quiserem que, ainda assim, não morrerão por doses abusivas desse álcool (Eu ia falar que eles são fortes, mas... com certeza vocês iriam discordar de mim, então eu deixei quieto).
Nas rodas de conversa sobre esta bebida, Juliano e Henrique podem confirmar que, pelo menos, eles conseguem voltar pra casa são e salvos. E no mínimo, os que gostam, gostam MUITO. Portanto, sempre que podem ,estão "aí para essas coisas". Um certo Hyeong mesmo é álcoolatra, já que não tem outro nome para uma pessoa que pode passar 7 dias por semana bebendo pela noite. Alguns até gostam das consequências que o Soju pode causar, como o tiozinho abaixo:


(Para os deficientes visuais, o que está no boné do tiozinho é "DRUNKEN")

Sim, essa foto é do meu acervo pessoal. Eu consegui essa preciosidade ao andar pelas ruas de Cheonan, minha nova cidade. Ele vendia meias (de todos os tipos, para homens e mulheres) em seu Bongo, mas não duvido nada que ele é chegado num sojuzinho maroto. Depois perguntei pra ele: "Tio, você sabe o que está escrito aí?". Não precisa adivinhar a resposta, né. Mas que ele é chegado, ele é. Seria isso o bastante para provar a vontade que a maioria dos coreanos têm para beber isso?

Outra questão que me levanta as sombrancelhas é que... AS MENINAS TAMBÉM GOSTAM. Ou você acha que elas não querem se sentir "soltinhas", mais "aliviadas" para fazerem certas coisas que em um estado de sanidade mental elas não poderiam...? De acordo com o depoimento da minha professora, e que é confirmado por várias outras pessoas do sexo feminino, "eu tomo soju porquê não engorda". Bem, eis aí a razão pela qual as coreanas preferem soju a cerveja. O que a mídia e a sociedade não faz para deixar essas meninas com menos de 50 quilos nessa vida, não é mesmo?

Para quem achava que só no Brasil as propagandas de bebidas alcóolicas têm bundas, peitos e cenas pré-sexo, apresento-lhes as propagandas coreanas do Sojuzão:


 
(As maravilhosas modelos/cantoras/atrizes/sei-lá-mais-o-quê 이효리[Lee Hyori] e 김아중 [Kim Ah-Joong] em comercial para marcas de Soju)

Agora vocês entendem o porquê das mulheres terem uma preferência por Soju.
Mas calma, né, galera... exagerei também na comparação Bundas, Peitos e tudo mais com meninas tão bem vestidas como essas, né. Estão muito mais comportadas do que as propagandas da Brahma... Mas falei de propaganda só pra "farrear" em pleno blog, mesmo.. e apreciar um pouco mais a beleza da Hyori! 참~!

Voltando ao assunto, nem tudo é flores para os beberrentos. Para segurar os mais safadinhos que tentam pegar no volante e levar perigo a muitos inocentes, a polícia coreana pega pesado nas blitz. Pelo fato de os coreanos não terem dia, data, hora para beber, praticamente todos os dias a autoridade do trânsito está presente nas pistas com trilhões de máquinas "baforentas" para pegar os pilantras malucos com meio cérebro (funcionando) dirigindo pelas ruelas coreanas. Quando você, com sua mente de brasileiro, acha que está preso no trânsito porque algum acidente grave ou crime aconteceu e os policiais estão fazendo revista, pode saber que na Coreia é por causa da baforada que todo motorista tem que dar para sinalizar se está bebasso ou não.


(Puliça! Pulíça! Dá uma baforada aí!)

 E o engraçado é que o esqueminha de trazer um amiguinho que não bebe funciona MUITAS VEZES por aqui (pelo menos no Brasil, até onde eu sei, isso nunca funciona!). Quando esse amiguinho não existe ou teve uma "recaída" durante a farra sojuana, os tiozinhos estão aí para isso. Na Coreia, eu presenciei a existência de uma nova forma de ganhar dinheiro honestamente. Atenção, cassadores de "nicho" no Brasil, copiem essa idéia: seja "piloto de bêbados". A idéia funciona assim: se você acha que está muito bêbado e tem quase certeza que vai ser pego pela polícia numa dessas blitz para baforada, você liga para um tiozinho que está pronto para levá-lo para casa. Sim, a profissão dessas pessoas se resume a levar pessoas com muito álcool no sangue são e salvos para o seu conforto, ao pequeno preço de 10 mil wons (pelo menos esse era o preço que um Hyeong pagava em Daegu). Eu nunca tinha visto isso na minha vida, acabei descobrindo esse tipo de emprego em terras asiáticas. Bizarro ou não, é uma idéia que funciona, tem vários usuários e não deixa de ser inteligente, certo?
Portanto, "olheiros" do blog, anotem essa idéia e sejam felizes baixando a taxa de desemprego no Brasil! =)

A etiqueta da bebida na Coreia do Sul, acredite, é REAL. Não pense elas foram criadas lá pelos anos em que a Coreia era um reinado cheio de putarias e que não são aplicadas nos tempos modernos. Ainda hoje elas funcionam e os coreanos são MUITO exigentes quanto a isso. Eu falo isso por experiências própria. Quando cheguei na Coreia, nunca tinha nem ouvido falar nessas regrinhas e, ao sair com coreanos, percebi que eles ficavam meio encucados pelo fato de eu não servi-los ao perceber que o copo estava vazio OU de eu mesmo me servir ao perceber que o meu próprio copo não tinha nada dentro. A sociedade coreana faz questão de usar esses costumes centenários, sim. Hoje em dia também se tornou meu costume, tanto que eu sempre faço o gesto de respeito (bowl) quando meu copo é enchido novamente; da mesma forma, também o faço quando sirvo alguém. Obviamente, todo este conceito por traz da etiqueta não está inserido de forma completa em meu cérebro, mas acabei aprendendo muito com eles a camaradagem escrita acima. Realmente todas essas regras nos fazem pensar mais no próximo.
Mas por favor, vamos concordar em algo: É MUITA VIADAGEM SÓ PRA TOMAR UM SOJU! Haha!
(espero que nenhum coreano ou gyopo tenha se ofendido, agora!)

A grande pergunta é: quem paga a conta, já que no final está todo mundo no bagaço? =P
Os Hyeongs estão aí para essas coisas, também! =)

15 comentários:

  1. Mas, vc nao disse o principal: soju é bom ou tem gosto de pinga?

    xD

    ResponderExcluir
  2. Gustavo, tenho que concordar com você. É muita "viadagem" para meu gosto!! Aff, que saco esse ritual todo. E vocês quando estão junto dos coreanos, fazem esse ritual de "bons modos" tb? Fiquei curiosa agora.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Eu achando que Soju era uma bebida a base de soja -.-

    ResponderExcluir
  4. Quando a "lei seca" estava no seu auge, tinham alguns bares daqui de Brasília que ofereceiam esse serviço de deixar em casa e tudo mais, hj em dia o povo já voltou a arriscar a sorte quando na mesa não tem o "amigo da vez".
    A Lee Hyori é bem gata, mas nenhuma coreana ganha da Song Hye Kyo (que tb já fez propaganda de soju) Hahahahaha
    E quero saber tb, o soju tem gosto de pinga?
    Abraços e se beber não dirija!

    ResponderExcluir
  5. Acho que tomei soju demais! Agora que li, que vcs, seguem o mesmo ritual para tomar a manguaça coreana. Não cabe a minha pergunta acima :P. Bem que vc curte a coreanice, não? :D.

    ResponderExcluir
  6. Wow até aprender tomar o Soju já perdeu a graça.. >-< É muita coisa... E depois que tá todo mundo doidão de Soju ainda tem como seguir a etiqueta???
    Adorei o post^^ (ressaltando a semelhança com os brasileiros, todo mundo adora encher o tanque)

    ResponderExcluir
  7. Não, galera...
    soju não tem gosto de pinga! Haha
    Soju tem gosto de vodka um pouco adocicada...
    afinal, vem do arroz! =P
    É bem divertido beber esse negócio...
    e eles não se esquecem das formalidades quando estão na pior. Mesmo quase caindo de bêbados, ainda assim seguem a "curtúra"... apesar de que alguns acabam brigando um com o outro, fazendo algmas merdas... coisas típicas de bêbados.

    ResponderExcluir
  8. Hahaha, essa historia de soju me lembrou de um comercial excelente do HSBC: http://www.youtube.com/watch?v=sSLPEwvVvN0
    Eu tambem tomava tudo para ver se acabava logo e o copo nunca ficava vazio...

    ResponderExcluir
  9. ressalto a grande utilidade pública desse post, porque como aqui em sp eu namoro uma corebinha, eu pretendo usar essa etiqueta toda pra ficar bem na fita com meus sogros. valeu por isso!

    ResponderExcluir
  10. Um post sobre soju.Menino, cada dia que passa, tu sobe no meu conceito! hahahahaha Até parece que eu bebo, ahan.
    Soju é gostosinho, confesso, mas não sabia que tinha um 'ritual' pra coisa toda.. achei bem interessante o post. Como coreano gosta de encher as coisas de nhenhenhe ¬¬

    ResponderExcluir
  11. 공백!!!!
    Para aqueles que nao bebem, como eu, a dica eh nunca esvaziar o copo.. deixa ele la, finge q vc bebeu de vez em qndo.
    BEto, essa coisa de virar pro lado pra beber na frente de sogro e sogra (pq sao mais velhos) vai ajudar muito no seu filme. nao deixe de faze-lo..
    E tudo bem q eh cheio de viadagem, mas o estilo coreano de beber eh muuuuuuito divertido.
    Ate eu q nao bebo me divirto muito com as brincadeiras
    bjokas

    ResponderExcluir
  12. Eu me recuso a comentar decentemente num post em que você chama seus leitores de CAMBADA... hahahaha.

    ResponderExcluir
  13. Ahh não é viadagem não, é respeito!!
    Uma coisa muito linda que os coreanos demonstram é o respeito aos mais velhos e a seriedade que eles são levados á sério!! O modo como se referenciam por oppa, onni!! surpe massa a educação coreana que tanto falta ao Brasil!!

    ResponderExcluir
  14. A Jinro maior fabricante de de Soju tem um distribuidor exclusivo no brasil Localizado na rua Prates, 692 Bom Retiro www.G.mart.com.br

    ResponderExcluir