quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Pergunta e Resposta, volume 1

Depois de duas semanas sem mandar um post, eu senti a necessidade de alimentar esse trosso para poder dar mais forca a dor de barriga que voces podem ter depois de lerem esse texto.

Eu estive pensando no que escrever, mas um cidadao (gordo) resolveu me perguntar uma coisa que eu nao responder com nenhuma certeza. Mas vamos lah, o que importa eh postar! =P


(James: me conte como a crise mundial está afetando a Coréia do sul! =D )
James, meu filho... eu nao sou nenhum economista, mas vou tentar responder a sua longa e complexa pergunta.
Quando eu cheguei na Coreia, cheguei com poucos dolares que me foram doados para comer, dormir e fazer compras durante o trajeto (se voces nao se lembram, o trajeto foi um tanto quanto longo: SP-Roma-Narita-Seul-Daegu).
Apos receber uma abencoada migalha do governo sul-coreano, podia dizer que ganhava "em dolares", jah que aqui o esquema era soh dividir a moeda nacional (Won) por 1000 e pronto, tinha-se a cotacao em dolares americanos... praticamente.
De repente, um furacao bateu na Coreia do Sul e o pau comecou a comer. Alias, nao foi um furacao nao, foram dois.
O primeiro jah era grave: foi achada melanina em produtos industrializados vindos da China. A midia coreana estava enlouquecida, publicando coisas e mais coisas na televisao (isso porque eu nem vejo televisao direito, mas quando eu dava uma espiada era soh disso que se falava). Ouvi dizer do meu pai que a coreanada soh nao protestou nas ruas porque tem medinho da retaliacao chinesa-comunista-safada.
Porem, esse negocio precisa ser melhor explicado. Sabe-se que coreanos amam fazer um protesto. Se tem algum pretexto, mesmo que seja sobre uma ilha que nem existe direito no mapa (Dokdo Island), a coreanada arranja uma forma de se organizar e sair pelas ruas com velas ou sei lah o que tenham na mao para protestar. E a policia? Nao faz nada... afinal, tem que respeitar os mais velhos, oras! Haha..! Sabe-se tambem que os coreanos andaram fazendo vigilia de protestos (isto eh, varios dias protestando) contra a importacao de carne bovina proveniente dos amados Estados Unidos da America. Soh faltavam xingar a mae, mas ateh aih, nao era nada anormal para os olhos coreanos. Alem do mais, os EUA dao uma de lindinhos e passam a mao na cabeca dos coreanos, achando que em vez de estarem xingando a mae dos americanos, estao as elogiando.
A mesma coisa nao ocorre com a China. Todos sabem que os chineses sao um perigo, enfrentam inimigos na raca e que as consequencias venham. Isso aconteceu varias vezes e a Historia estah aih pra provar esses eventos (que as vezes sobrou pros proprios chineses! Toma!). Como os coreanos conhecem os "vizinhos" que tem, onde eh que eles ousariam aprontar a de "xingar a mae dos chineses"? Pra sofrer retaliacoes? Claro que nao... eles ficaram quietinhos, pianinhos.. soh tentando tomar cuidado pra nao comer coisa estragada! Haha! Agora voce, querido leitor que nao entendeu bosta do que eu escrevi (jah que meus escritos sao um lixo), que cargas d`agua os chinos poderiam fazer com a pequenina Coreia do Sul? Aaaah, nada.. simplesmente cortar o fornecimento de produtos industrializados, importacao de produtos e o "baralho" que haja para que a terrinha aqui se exploda.
Aaaaaaaaaah... agora entendeu? Pois eh... a coreanada eh um tanto quanto esperta, nao eh? Huahuahua! Na verdade, tah mais pra medrosa do que pra esperta. Mas enfim, isso nao vem ao caso, porque acabei de perceber que perdi o foco do texto.

A segunda catastrofe eh essa: a crise financeira mundial. Enquanto os coreanos olhavam para os seus proprios umbigos tatuados de SAMSUNG ou LG, o pau comia mundo afora. De repente, a coreanada resolveu abrir o olho e acordar pra realidade.
Nem precisa falar que quando comecaram a enxergar (o que as vezes eh um pouco dificil), jah era tarde. O mundo jah estava virado do avesso e aih os simpaticos donos da SAMSUNG e LG piraram, sem saber o que fazer. Daih, porque nao fazer a Coreia toda pirar tambem?
Para os sabidoes de Businesses, a Coreia tem sua economia baseada em exportacoes, especialmente de eletronicos, aco, carros, navios e todas as outras coisas que voce veja pela rua com as marcas Samsung, LG, Hyundai, KIA, DAEWOO (soh pra citar os bracos, as pernas e a cabeca da economia coreana. Ainda falta algumas outras marcas menos importantes). Imagine se todo mundo resolvesse nao comprar mais seus produtos porque nao tem mais dinheiro? Ou que ficou caro vender no outro mercado? Aaaaaaah, negao.. agora voce entendeu o problema que assola a Coreia!
Ou melhor, voce comecou a entender... porque ainda nao viu o outro lado da coisa.
Para os sabidoes da situacao, a maioria dos produtos comestiveis e outros sao IMPORTADOS. Sim, tem uma pancada de coisa que eh MADE IN "SOMEWHERE IN ASIA" por aqui. Imagine se essa pancada de coisa fica mais cara pra comprar... aih vai ficar mais caro pro consumidor coreano, claro. E aih o mundo cai, jah que o custo de vida coreano nao eh dos mais baratos. Vide o custo para se viver em Seul (SEUL eh cidade TOP10 em Custo de Vida).
Portanto, filhao... estah na hora de chorar! Ou entao de fazer alguma coisa. Alias, eh o que o odiado presidente Lee Myung-Bak estah fazendo. Nao, ele nao estah cocando o saco e esperando a tormenta passar. Alias, ele nao tem nem condicoes de fazer isso, jah que ha muito tempo (desde o inicio do ano), merdas dele tem sido jogadas no ventilador. Sim, MUITAS merdas! Isso porque eu nem sei de todas... imagine o que esse cara tem de sujeira!..

Agora um parentesis para a minha realidade na Coreia:

essa crise toda nao faz MUITA diferenca na minha vida de weekdays (segunda a sexta)... afinal, eu como todos os dias comida de QUINTA categoria, bem das xexelentas mesmo. Portanto, isso faz o preco da comida BEM baratinho. Como resultado, eu nao tenho preco acrescido por causa da crise que afeta ateh mesmo os alimentos. E se voce pensa que eu jah me ferro bastante com a comida aqui, eh porque nao sabe a situacao dos MUCULMANOS que vivem por aqui. Como no "RU" daqui as cozinheiras soh fazem carne bovina, chicken, peixe ou suina, pode-se perceber que eles rodavam bonito, jah que nao podem comer essas carnes (exceto a de peixe OU chicken, com aspas). "Viva!"

Espero que a sua pergunta tenha sido saciada..

Pronto, chega de coisa cultural. Pelo amor de Deus... esse blog eh pra falar besteira, nao pra discutir coisa seria.
Proximo post eu prometo coisas que facam das suas noites periodos mais felizes, ok?

3 comentários:

  1. =O
    sim cidao, minha duvida foi saciada!
    credo em... parece q as coisas ai nao tao nda boas..(ainda bem que voce nao é mt afetado por isso...ou é?!o.0)
    hsauhsauhsuhaushasuashuasha
    cidas...eu nao qria estar no lugar do coreanos, mas se bem q as coisas por aqui nao estao das melhores nao, ontem aqui tava mt quente mas mt quente msm praticamente uma tortura...
    vamos ver se qq dia eu te faco uma visita rapida!(ja que ai deve estar mt frio...) sem mta demora, pra nao ser afetado por manifestacoes nem crises economicas e te fazer um poco de companhia...
    saudades e se cuida =D
    abraços

    ResponderExcluir
  2. ah,como eu amo ser vegetariana!!!

    mas me fodi,to em seul e vamos ver ate quando o nosso 'salario' vai segurar...ou melhor,ate quando o governo nao decidir cortar ele ne?afinal,nunca se sabe...pelo menos ate agora nao vi preco das coisas subir aqui nao,DEUS FACA COM Q CONTINUE ASSIM.
    se nao eu volto pro meu pais abencoado por deus e bonito por natureza e vou estudar na UNIP mesmo...
    btw,qdo vc vem pra soul?

    nossa,como seu percurso pra chegar aqui foi longo!eu so parei em Frankfurt e ja cansei...realiza vc!demorou quanto tempo??

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Uau. Quanta coisa... pena que voce come coisa de 5a categoria... :( não faz mal pro estomago não!? rs rs rs

    ResponderExcluir