domingo, 8 de novembro de 2009

São Paulo e Coreia, algo em comum

Eu sempre achei que as relações comerciais que o Brasil tinha com a Coreia do Sul fossem simplesmente de exportação de carne (lado brasileiro) e exportação de aquipamentos tecnológicos (lado coreano). Isso não deixa de ser verdade, mas finalmente o governo brasileiro tomou um simancolzinho e resolveu fazer alguma parceria descente nessa vida.
O governo de São Paulo anunciou há algum tempo uma parceria com a Coreia do Sul (mais especificamente com a Hyundai) para a compra de mais carrinhos para o metrô da cidade louca que é SP. Mais do que isso, diz o contrato que eles vão "dar" a tecnologia para a gente aprender. Nessa parte eu duvido um pouco, mas vou fingir que eu estou acreditando..
Como um bom andarilho pela Coreia, eu posso dizer que os passageiros vão ser muito bem atendidos, porque... na boa, o metrô de qualquer cidade coreana é mil vezes melhor do que, por exemplo, o metrô de Brasília - minha cidade natal. Como eu percorro essa terra toda semana em direção à capital Seul, ainda mais nesse inverno, eu só devo agradecer ao governo sul-coreano.



(Fotos: meus flagrantes de tiazinha em fim de festa, entre outros mortos e bêbados, voltando pra Cheonan - minha cidade - via subway)

Um exemplo de como as companhias de transportes públicos daqui se empenham em atender BEM ao seu público. Pelo menos na capital do Brasil nem atender normalmente é possível - aliás, a existência do metrô do DF é ainda é incompreensível, na minha visão. Já por essas bandas, eu fico feliz ao pagar míseros 1 dólar pra ir lá onde Judas perdeu as botas confortavelmente (tá bom que nem sempre é possível, mas na maioria das vezes fico numa boa). Nesse frio, então, o assento do carro é o paraíso, já que eu fico com minha bunda bem quentinha, diferente de quando eu estou perambulando nesse ar extremamente gelado do inverno. Outro conforto que a negada de SP vai ter é poder falar ao celular mesmo "enfiados no buraco". Pelo menos lá no interior do Goiás (Brasília! hehe) eu não tinha sinal dentro dos túneis. Só quando ficávamos a "céu aberto". Então, galera... viva a Hyundai aê que tá ganhando alguns milhões com o governo paulista, mas está oferecendo um serviço descente (coisa um pouco difícil no Brasil Varonil).
Apresento aqui, para os leitores da capital paulista, uma boa notícia para quem não tem um carro próprio:


A ViaQuatro, empresa do grupo CCR, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4 - Amarela do Metrô de São Paulo, divulgou imagens de como serão os novos carros desta linha, que começam a operar em março de 2010. 

 


Os trens estão sendo construídos na Coreia do Sul e virão equipados com o sistema "driverless", que permite a operação sem a presença do condutor dentro do trem, ainda inédito na América Latina.
Os trens terão ar-condicionado em todos os carros, corredores articulados para interligação entre os vagões e possibilitarão aos usuários falar ao celular e acessar a internet via rede sem fio (wireless).
Outras novidades são a saída de emergência, que será feita por portas em suas extremidades, e as divisórias de vidro que separarão a plataforma dos trilhos em todas as suas estações, o que contribuirá para a diminuição de acidentes.
Outro fator importante de segurança é o sistema de alimentação elétrica dos trens. A rede de energia está instalada no teto dos túneis e estações e, assim, os trilhos ficam desenergizados.
Com 12,8 quilômetros de extensão, a Linha 4 - Amarela ligará a estação da Luz, no centro de São Paulo, à Vila Sônia, percorrendo o corredor Consolação - Rebouças - Francisco Morato, ao longo de 11 estações, a serem entregues por etapas.
As primeiras estações a entrarem em operação são Paulista e Faria Lima. Fazem ainda parte da primeira fase do projeto as estações Butantã, Pinheiros, República e Luz. Até 2014, a linha estará completa, com a entrada em operação das estações restantes: Higienópolis-Mackenzie, Oscar Freire, Fradique Coutinho, São Paulo - Morumbi e Vila Sonia.
Para a primeira fase do projeto, foram adquiridos 14 trens (84 carros). Para a segunda, serão fornecidos, adicionalmente, até 15 trens (90 carros).





(fonte: UOL Notícias)

9 comentários:

  1. No metrô do Rio, o celular pega tranquilo, só não tem rede sem fio. O único problema mesmo é que vive lotado.

    ResponderExcluir
  2. Viva o transporte público descente! êêêêê! :D

    Mudando de assunto, foi você que tirou essas fotos aí mesmo? Manda lá praquele blog novo que adicionei, o Black Out Korea (http://blackoutkorea.blogspot.com). Faça sua contribuição brasileira com uma foto inédita de blecaute de uma ajumma! ^^

    ResponderExcluir
  3. O metrô do DF melhorou muito depois das ampliações que o "tio" Arruda fez, mas o preço do bilhete de R$ 3,00 ainda é o que pesa mais, é o mesmo preço da passagem de ônibus e como aqui na minha lost city não tem estação, continuo usando o busão mesmo e o metrô só pra dá uns rolé de vez em quando..

    ResponderExcluir
  4. Um mês atras não sabia que a mardita apagava completamente a pessoa.Agora entendo perfeitamente o drama dos Koreanos.No prox ano vou poder dormir tranquilamente nos banquinhos confortaveis made in Korea, feito especialmente para bebuns.

    ResponderExcluir
  5. Rapaz! a mulher de vermelho deve estar com uma ressaca das brabas, parece que megulhou num alambique de cachaça e chapou no banco do metrô.

    ResponderExcluir
  6. OLHA O DEDÃOZÃO ALI NA FOTOOO!! ahuahaua
    Quanto ao metrô do Rio, eu me assusto sempre que estou vindo pra casa. Estão construindo um treco esquisito na Praça da Bandeira, um treco gigante.. fico me lembrando daquelas pontes malucas que tem nos EUA...
    Uma amiga minha foi passear por aí na metade do ano, se não me engano, e falou que Seul e São Paulo só mudam de nome, localização geográfica e língua, são muito iguais mesmo. Fico me perguntando trocentas coisas... xDD
    A manguaça desses tios e tias coreanos, viu... xDD

    Bom finde e te cuida com essefrio, enquanto a gente tosta aqui no RJ (:

    ResponderExcluir
  7. Hum... interessante, mas a Bahia chegou primeiro com essa! hehe
    Os vagões do metrô de Salvador foram enviados da Coréia também, não sei se os mesmos procedimentos que o de SP, mas os daqui chegaram no começo do ano, apesar de ainda não funcionar ou ter uma obra de 10 anos de duração. XD

    ResponderExcluir
  8. Em Brasilia nao tem pra onde correr, ou é o metrô ruim ou é o onibus que sempre quebra no caminho.
    Eu quer moro no norte do quadradinho no meio do Goias tenho que correr para aqueles bus malditos. E agora o governo colocou finalmente onibus com entrada pra cadeirante(tipo uns 2 anos) e o governo achando ainda que tava fazendo muito -___- ahhaha
    Soh rindo msm O_O

    ResponderExcluir
  9. Mesmo que algum dia seja possível acessar internet via wireless nos metrôs paulistas, alguém teria coragem de sacar seu laptop no vagão? Dá na mesma gritar " Alguém a fim de me roubar?" :-P

    bjs, Stella II

    ResponderExcluir