quinta-feira, 12 de novembro de 2009

A Fama

Eu já contei várias vezes aqui no blog, ainda mais explicitamente há dois posts atrás, sobre a minha "lindeza" aqui na Coreia do Sul.
Não é de hoje que ouço de colegiais, "amigas" coreanas, tiazinhas (as tais 아줌마), tiozinhos e até mesmo de homens que eu sou um cara pinta (em outras palavras, bonito). Quando não sou elogiado diretamente, ocorre através da menção ao tamanho da minha cabeça, que não deixa de ser um elogio, já que TODOS os coreanos dizem me invejar por ter uma cabeça tão pequena. Como não adianta explicar que a minha capacidade intelectual, portanto, deve ser menor, então eu deixo quieto e só aumento o meu ego cada vez mais.
Por conta disso, estou até ficando "famoso"!

Como todos sabem, eu (e mais uma pancada de amigos: Henrique, Agatha, Ivonne, Cláudia, Jamali...) estava participando de uma atividade voluntária patrocinada por um órgão do governo sul-coreano que trabalha na divulgação da imagem da Coreia do Sul no mundo. Apesar de não ganhar um dindin bom para ficar falando abobrinhas sobre o país em que vivo, muitos dos meus momentos públicos foram graças ao PCNB.
Certo dia, eu recebi um e-mail de um ser vivo que vou denominar Chiquinha. Essa mulher é uma coreana que trabalha para o canal KTV (한국정책방송), uma espécie de TV Brasil da Coreia do Sul (isto é, TV pública). A senhorita Chiquinha queria fazer uma entrevista comigo, porque há um programa chamado "Upgrade Korea" (업그레이드 코리아), que aborda várias coisas estranhas sobre o país.
Nesse episódio, a bola da vez era gringos que vivem aqui e escrevem blogs e tal. Queriam mostrar a vida de um, além de pedir para que ele falasse tudo o que ele gosta na Coreia.

Aliás, se tem uma coisa na Coreia que eu odeio é essa "animalização" do estrangeiro. Na boa, beleza que nós, gringos, somos minoria num país tão "homogêneo", mas não precisa fazer de nós seres extra-terrestres. Eu estou cansado de ver pessoas cochichando, me olhando de maneira diferente e etc. No começo é muito legal, porque você se sente mó estrelinha, centro das atenções e tal, mas depois chega a ser muito CHATO. De muitas formas, os coreanos às vezes me fazem sentir como se eu fosse um animal em um zoológico, e a platéia olhando, rindo, se divertindo porque eu sou algo "raro", "diferente" ou sei lá o que eles pensem sobre mim. Se eu não falo coreano, é ruim. Se eu falo, é pior. Então eu ainda estou em fase de apertar o botão FODA-SE pra essas coisas, mas ainda assim é um pouquinho difícil.

Continuando, me contataram pra fazer essa entrevista e tudo em coreano; portanto, já estava prevendo algum desastre no dia. Só que o desastre começou um pouco cedo. Eu tinha que levantar um pouco cedo pra ir pra Seul, onde eu encontraria os malucos da gravação. Como eu estava crente que eu ia receber um cachê ($$) para participar dessa praga, eu fui de ônibus, que é um pouquinho mais caro que ir de metrô, mas que demora metade do tempo para chegar lá. Na estação de ônibus da minha cidade, já pedi um ticket pra Seul. Só que a anta aqui não sabia (ou se esqueceu) que há duas estações diferentes em Seul. Portanto, eu teria que saber qual eu deveria descer. Mas como eu não sabia que 동서울 (Seul-Leste) não era exatamente o mesmo lugar que eu queria descer, só paguei e entrei. Quando estava passando da hora de se encontrar, os caras me ligam, mas eu achava que era o engarrafamento que atrasou a parada. Mas não! Simplesmente eu estava indo lá pro outro canto da cidade, bem longinho. Deu pra ver, então, que eu já tinha amanhecido com o pé esquerdo. A Chiquinha me ligou novamente, marcando, então, outro lugar para nos encontrarmos. Estando na  estação de Jamsil (잠실역), os dois responsáveis pela gravação me encontraram e marchamos rumo ao Seoul Design Olympics 2009, um evento de design que reunia projetos de empresas e universidades lá num estádio de Baseball. O planejamento da entrevista era:
1.ir para esse  evento, dar minhas opiniões, tirar umas fotos por lá (já que era uma entrevista falando sobre blog)


(O Estádio de Baseball reformulado para o evento)

2. Jantar em um restaurante que vende frutos do mar


(Topa um bixinho desse? Eu não aguento não!)

3. Visitar a minha casa, em Cheonan


(Durante a filmagem aqui em casa, fingindo que estava escrevendo)

A parte mais engraçada foi quando eu perdi a minha câmera no evento e o cara ficou desesperado, porque ele queria me filmar tirando fotos da exposição, da lula viva que eu ia comer... então, ficamos meia hora procurando, fomos no Achados & Perdidos, fizemos mó auê. No final, ele me fez ligar pro "cidadão" que devolveu minha câmera pro A&P! Foi comédia!


(Entrevista - Parte 1)


(Entrevista - Parte 2)


(Entrevista - Parte 3)

Durante as gravações, eu perguntei  pra Chiquinha "como" e "porque" eu havia sido escolhido para ser o "Gringo da Vez".
O "como" foi por causa do PCNB. Eles entraram em contato com o governo e o pessoal lá de dentro me indicaram. O "porque" foi o mais ... bizarro, afinal, quem deveria ser indicado era, por exemplo, o Henrique, que tem um blog mais bem escrito e com mais visitantes. Mas adivinha a razão: PORQUE EU SOU MUITO BONITO!
Haha! Naquela hora eu quase rolei no chão de tanto rir, afinal... tá ficando já meio praxe esse negócio de eu ser o Reynaldo Gianecchini da Coreia.


(Minhas fãs querendo tirar foto comigo, celebridade instantânea, durante o Seoul Design Olympics ^^)

Por causa dessa entrevista, eu recebi uma proposta por email de um jornal furrequento (não é nem um pouco conhecido por aqui) para entrevista online mesmo, por email. A senhorita me mandou umas perguntas e eu respondi, com fotos e tal. Só elogios, pra variar.


(Fotos do Jornal "Tabloid", com a minha entrevista)

Não é só na mídia que eu sou famoso, mas nas ruas também.
Quando eu estive na China, aconteceu uma coisa MUITO engraçada. Chega a ser bizarro o fato de eu ser considerado bonito na Ásia. A minha fama foi até o berço das maiores invenções da história!
Eu estava do lado daquele Cubo D'Água (Lugar de natação, onde foram realizados os Jogos Olímpicos), em Beijing, e queria sacar uma grana urgente. Mas como não via nenhum banco HSBC ou internacional perto de mim, eu resolvi perguntar pra uma guria que atendia na cabine do centro de informações. Perguntei em inglês, ela respondeu bonitinho (apesar de negativamente - não existia banco perto de onde eu estava) e depois foi a vez dela de me perguntar: "POSSO TIRAR UMA FOTO COM VOCÊ!?"
Como eu já estava meio curado dessa situação, eu nem estranhei MUITO. Mas é engraçado se achar um Brad Pitt por aqui! ^^

Pela Coreia ter "aberto suas portas" para a gringaiada não faz muito tempo, então aos olhos coreanos tudo é muito novo. Gringo ainda é um ser de outro planeta, diferente, bonito...
Tem um cara que até virou celebridade aqui: Julian Quintart. Esse retardado chegou aqui pra fazer intercâmbio uns anos atrás (2004). Como deve ter passado o rodo em todas as coreanas pelo seu looking de "lindo, tesão, bonito e gostosão", voltou pra viver. Aprendeu coreano (muito bem) e hoje trabalha por aqui, celebridade total, participando de filmes e novelas coreanas (fonte: Korea Times).


(Foto: Julian Quintart - és um viadinho, mesmo)

Viu como é fácil ser famoso na Ásia? Só precisa não ter olho puxado, cabeça pequena e olhos grandes! ^^
Dada a fórmula do sucesso, um dia, quem sabe, eu chego onde o Julian está!Haha!

22 comentários:

  1. só deu você lá!!!!!!!!!!!!!!!
    Isso aí, representando o brasil muito bom ♥
    só que eu sinto um pouco de pena dos coreaninhos... mal sabem eles o que vc anda falando deles xD ~ coitados..
    enfim, parabéns pelo prêmio... e que vc vire febre na coreia xDDD
    apareca nos doramas coreanos e que faça o brasil mais conhecido aí ~^

    ResponderExcluir
  2. Esse foi o post mais sincronizado. Nem sabia sobre O QUE você ia falar e nem QUANDO. Postamos quase ao mesmo tempo e mencionamos sua cabeça minúscula e o PCNB. Transmimento de pensação?

    Então já que rasguei seda com meus leitores, vamos rasgar um pouquinho aqui também. Fiquei orgulhoso quando vi seu vídeo na TV coreana. Estamos vivendo um momento único na nossa vida, e é muito ter um companheiro de jornada como você! (além da Briza, Agatha e Juliano, claro).

    Deus abençoe a Coreia! (versão adaptada de God Bless America! haha). E que Ele coloque juizo na sua cabecinha (literalmente -inha!)... hahaha.

    Abração!!!

    ResponderExcluir
  3. Oooow muito bacana!
    Quando comecei lendo outro blog sobre a Coréia tive minha visão totalmente distorcida a respeito das pessoas e da cultura, eu imaginava que os coreanos fossem pessoas mal educadas, que faziam de tudo pra se dar bem, que não gostavam muito de estrangeiros, até que achei seu blog e o do Henrique, aí minha paixão pelos coreanos só aumentou, pra mim são os melhores^^
    (Um dia criarei meu blog sobre a Coréia tbm xP)
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Esqueci de falar sobre o banner,
    hehe com a Hyori diva, ficou muito bala^^

    ResponderExcluir
  5. Com licença, to indo pra Coreia ser famosa *faz as malas e vai embora*

    Nussa Gustavo, que sortudo que tu é :D Não duvido que tu fique famoso como esse Julian ae! Do jeito que as coisas tão andando... xD


    a~dasdkljsadsaj e essa Hyori ai no banner? 8D~

    abraço

    ResponderExcluir
  6. Com licença, to indo pra Coreia ser famosa *faz as malas e vai embora* [2]
    ótimo post.Eu adooooro seu blog,muito sucesso!

    ResponderExcluir
  7. Ja sou fã de carterinha do seu blog faz tempo!
    Amo demais os coreanos, se pudesse varia as malas agora *.*
    Parabens pelo sucesso e tomara que os Korebas gostem do seu blog falando mal deles!
    Tadinhos =D

    ResponderExcluir
  8. que chique amigo!!!
    nao, sensacional vc na tv... e funny tbem..kkkk
    next brad pitt in korea...
    bjocas

    ResponderExcluir
  9. Indo pra coreia*
    UAHSuASuas leio o blog a um boom tempo mas nunca postei, mas uma aparecida na Tv merece um post =P
    parabens Gustavo representando o Brasil awe..
    ow andei pensando por um tempo e agora vou prestar uns vestibulares aki caso eu não passe em nenhum estou seriamente pensando em tentar fazer oque voce fez e conseguiu a bolsa pra i e tals, enfim se der me passa seu msn ow um e-mail pra eu tirar uams duvidas.
    flw abraço

    ResponderExcluir
  10. Gente, isso funciona com mulheres tambem? rs.
    Boa sorte, Gu!

    ResponderExcluir
  11. Adorei!
    Vc é uma graça mesmo Gustavo.
    =)

    ResponderExcluir
  12. Que máximoooo...amei !!!

    Parabéns ! ;)

    Abração !!!

    ResponderExcluir
  13. Aeww ... que bonitinhoo gustavoo ! adorei o post :DDD
    e a entrevista também (apesar de não ter entendido bulhufas nenhuma).
    Parabéns ^^ , e como sempre continuoo lendo seus posts e achando legal ! O mais legal ainda é ver como voce está tendo fama aí ... é isso ae , continue representando o Brasil. Abraçooos !

    ResponderExcluir
  14. Que Julian Quintart me desculpe mas vc é mais bonito que ele em qualquer continente !

    ResponderExcluir
  15. @Henrique
    transmimento de pensação totááár! ^^

    @Indira
    brigado..! Mas eu acho que não vou chegar tão longe assim não.. é muito chato ter uma câmera te seguindo o tempo todo. Sério, paparazzi coreano é uma praga! Não me imagino na cena do entretenimento do jeito que os coreanos fazem!

    @Chung Ae
    Essa Hyori... ai Jesuis! Me faz virar os olhos.. quase literalmente! Ô minina líndia!

    @lislie
    Eu amo as coreanas... digo, os coreanos em geral! ^^
    Eu só não compactuo com todos os pontos de vista deles! Mas eu amo esse país e muitos dos "korebas" que eu acabei conhecendo por aqui! País supimpa demais!

    @lissa
    não sei se isso funciona com a mulherada, mas.. eu acho que sim, viu! Até porque tem o 미녀들의 수다 que é um programinha "da luluzinha", onde só mulher participa. Dá uma averiguada nuns posts de milhões de anos pra você ver que rola!

    @Tata
    brigado... também te amo! ^^
    Ou, você viu lá? Saiu o seu comentário no vídeo!

    @Michelle
    brigado; qualquer coisa, manda seu telefone aê para mais contato! ^^

    @Roberto

    bem, eu vou lançar já já um manual aê pra galera ficar mais esperta, porque tô vendo que o FAQ não está ajudando muito.
    Então, quem sabe, você será mais iluminado.

    @Anônimo (a)
    brigado, também te amo! =P

    ResponderExcluir
  16. hauhauhauha
    uiaaaaaa então tu é o gatão da Coréia? Poderooosoo heim? xD hauhauhauah eu acho que não tenho a cabeça pequena O.O'' acho que a minha é normal, mas meus olhos são grandes e não são puxados,então já tenho um ponto positivo ahuahuahuahuha adoreeeii! Parabéns pelo blog ^^

    ResponderExcluir
  17. Gustavo, se eu fosse tu não chamava a Hyori de menina, quase ceeerto que ela é mais velha que você.
    Ela está em seus 30 aninhos 8D

    ResponderExcluir
  18. HAHAHA' *-* Coréia meu sonho !

    parece que voce se da bem por aii !
    imagino as mulheres brasileira :x
    comecei a ler seu blog hoje deviido a uma persquisa que eu estava fazendo sobre o Jaebum do grupo 2pm que voce postou ! e ri mtmtmtmt ! hsuahsuahsushauhsa !

    Adorei seu jeito de comentar sobre as coisa e sinceramente não pensei q você realmente fosse tão bonito :)

    ResponderExcluir
  19. Ahahahah eu rolei de ri! 26 minutos com Gustavo Henrique.
    Cada post que leio seu me dá mais vontade de ir pra Coreia e me tornar uma diva! hahahah
    É supreendente como o povo acha a maioria dagente lindos O_O

    Eu achei mo "maquiado" esse video ahhahaha

    Depois de tanto vc dizer que vc é lindo na Coreia. Vai acabar nos convencendo aqui tb ahahahha

    BS ai!

    ResponderExcluir
  20. Super "espontâneo" na entrevista...hehehe!
    E confessa, vc morre de inveja desse Julian, não,? (Ai, me dá licença, que vou vomitar e já volto...) :-)
    Ste II

    ResponderExcluir
  21. :ooooooooooo estou cotado para ser celebridade na coréia!! Sou muito mais bonito que esse cara! Só falta planejar a viajem.




    Samuel.

    ResponderExcluir