Em todo o mundo é possível encontrar clubs ou boates, como alguns devem chamar, no estilo que os brasileiros conhecem: música alta, luzes para todos os lados, bebidas a preços altos e pessoas de ambos os sexos muitas vezes procurando por uma "diversão mais íntima".
Aqui na Coreia não é diferente, mas existe um estilo de club bem peculiar, que eu nunca tinha visto na minha vida: os tais dos NightClub (나이트클럽). Aí você vem me xingar, falando que é a mesma coisa, só mudou o nome e tudo mais. Não mesmo.
Como vocês presenciaram em um post anterior, a minha casa fica muito próxima a um desses clubs ao estilo coreano. Muito tinha ouvido falar depois que eu cheguei na Coreia, mas nunca tinha presenciado com os meus próprios olhos "qual é a graça" do lugar.
Então, outro dia eu estava conversando na casa da pessoa que eu mais vejo aqui na minha cidade, um maluco do Afeganistão que tem a mesma bolsa que eu, mas estuda na Universidade SunMoon. Como ele mora muito perto de mim e ambos não temos muitos amigos por aqui, a gente tenta se encontrar sempre que possível. Em uma noite, o cara chega pra mim e fala: "Cara, tô irritado com essa cidade! Não tem absolutamente nada pra fazer! Não tem club estilo ocidental, bares bacanas, não tem nada! Bora caçar algum aí!". Olhamos no Naver (o tal do Google da Coreia) e achamos alguns. Topamos com o tal do Sizi Club, que é o que fica do lado da minha casa. Estava escrito em letras gigantes que era um NightClub, mas eu não tinha idéia se seria um club estilo ocidental ou coreano. Então pensamos: "vamos ver de qual é". Passamos pelos seguranças de boa, descemos e topamos com uma situação parecida com essa:
(Foto 1 - Um nightclub e seus garçons, mais conhecidos como 형s)
O esquema de um nightclub é o seguinte: encontrar pessoas do sexo oposto. Aí tu já me vem com algumas pedras, porque muita gente vai pra boate com justamente essa finalidade. Mas lá é exatamente pra isso, porque não existem pessoas dançando toda hora, exceto quando o DJ que toca por lá chama a galera pra dançar. Esse lugar, inclusive, não tem referência a idade. Existem nightclubs que normalmente "tiozinhos" vão, outros que a meninada vai. No caso do Sizi, era mais ou menos o que está na foto seguinte, exceto pelo tanto de vovós. Portanto, substitua essas anciãs por meninas com vestidos curtos e muito bem produzidas, "make up"-amente falando:
(Foto: os anciãos coreanos são bem "ativos", vamos assim dizer! Haha)
Como funciona?
Ao chegar lá, um garçom pede para você sentar a mesa designada. Dependendo de quantas pessoas te acompanham, eles te colocam numa mesa maior ou menor. Ninguém vai para um nightclub sozinho. Todos estão sempre acompanhados de amigos. Além disso, é sempre um grupo de mulher e um grupo de homem; nunca vai existir a galera que vai curtir junto, já que a finalidade é achar a "cara metade" (ou a "foda metade").
Sentando na mesa, o garçom já te entrega o menu e fica na tua cola vendo o que você quer comprar de comes e bebes. SIM, você é OBRIGADO a consumir comida e bebida caso queira continuar no recinto, que costumam ser muito caros (óbvio, pra forçar a gastança).
Ao pedir algo que enche o bucho, chega a vez do serviçal fazer a outra função dele: trazer alguma cliente-fêmea até o cliente-macho. Essa é a essência de ir a um nightclub: você não exatamente "caça", você simplesmente tem o trabalho de conversar e tal. Aquele primeiro passo que é chegar na mulher (ou homem) não existe, porque cabe ao 형-garçom fazer isso. E é muito patético como é feito: o garçom se aprochega onde está a mina, dá as orientações de onde ir e a leva pelo braço, meio que "jogando" na mesa dos machos. O mais engraçado é que não tem muita rejeição. Caso ela bata o pé em não ir, o serviçal também insiste e ela acaba indo, mas ela fica ao lado do cliente "dono da mesa" com a cara mais amarrada do mundo. Depois de 2 minutinhos (ou de comer tudo o que o cara comprou para deixá-la mais a vontade na mesa) ela solta um "vou ao banheiro" e nunca mais volta. Assim é a vida, dentro desses nightclubs.
(Por favor, substitua essas 아줌마 por pessoas mais "saudáveis)
O que aconteceu com a gente foi por aí mesmo. O tiozinho trouxe uma menina, que ficou alegremente comendo da nossa comida, bebendo da nossa bebida, fumando os cigarros do afegão, pra depois de alguns "오빠, 내가 정말 예뻐?~" (Irmão mais velho, eu sou realmente bonita?~) falar que ia no banheiro e ir embora, sem nem deixar a idéia. Depois de uns 10 minutos esperando, vimos a maluca na mesa de uns coreanos! Haha! Esse é tipo o toco "light" delas.. quem for a esse tipo de lugar, acostume-se com a pergunta do banheiro! =)
Mas essa é a primeira etapa do nightclub. Primeiro, você "analisa" o mercado, pra depois partir pro "fight real". Quando eu falo que essa parada é um lugar pra arranjar par, você não acredita, já que tem DJ e pista de dança (normalmente vazia).
O segundo passo é fazer um booking. Que diabos seria isso? Nada mais é que alugar uma sala para ficar mais "privado" o lugar, onde você TEM que continuar consumindo... porém, coisas absurdamente caras, como whiskys e comidas bacanas. Normalmente, é nessa etapa que o pau realmente come, porque aí é que se bebe MUITO e a galera se solta bastante.
(Uma sala de booking - nego já mais pra lá do que pra cá)
A partir o "2nd step", tudo que é "proibidão" em ambientes públicos é possível ser feito dentro da booking room, como beijar e outras coisas mais. Muita gente não acredita, mas não é a coisa mais comum do mundo ver casais se beijando no meio da rua. É infinitamente mais comum fazerem isso "entre quatro paredes". E um bom lugar é essa room aí; afinal, quem vai pra um lugar desse já têm segundas intenções, mesmo que estejam em grupos gigantes dentro da mesma sala. Minha "teoria" é de que coreano vai a esse tipo de club porque simplesmente não tem a manha, o jeito, de chegar em uma pessoa do sexo oposto. Então, precisam de uma forcinha do garçom, que faz a parte vergonhosa da coisa.
Ah! Não pense que as pessoas que vão pra um nightclub são das mais certinhas. Muitos dos que estão lá vão para um "one night stand" ou pra arranjar um(a) amante. Eu descobri isso vendo um programa da televisão coreana EXTREMAMENTE conhecido: 나쁜남자 (Homem Mal). O esquema desse programa é tipo o teste de fidelidade, mesma receita, só que não chega às "últimas consequências", porque as meninas sempre querem desmascarar e muitas ainda assim tentam reatar o namoro. Então, adivinha onde as "pegações proibidas" acontecem? Nesses booking rooms, dentro do nightclub! Nesse programa sempre rolam as filmagens, é muito engraçado! Até porque já teve atriz que foi trazida pelo garçom, mas o cara rejeitou (sim, ele pode dar uma negativa na mina, caso ele não goste).
(나쁜남자 Episódio 25, parte 2)
O vídeo acima já é a segunda parte do programa, quando já chamaram as atrizes pra darem em cima deles. Aí mostra por alguns segundos como é o nightclub que eles foram (dá pra ouvir quando o cara propõe pras garotas irem num "Night" com os dois?). Logo em seguida, o rapaz que é o namorado que é posto a prova já está na booking room. Uma parte comédia é quando o garçom vêm e traz umas mulheres que ele não se interessou... dispensou legal... fez que nem casca de mexerica: jogou fora sem a menor cerimônia! Haha!
(나쁜남자 Episódio 25, parte 3)
No terceiro vídeo, lá pelo meio da parada volta a mostrá-los no booking room e dançando no nightclub. Pela "enorme quantidade" de pessoas dançando, eu não estou mentindo ao dizer que ninguém lá vai pra curtir uma música. Além do mais, esse cara é "O CARA". Ele fala na cara da mina que ia pegar dentro da sala que tem namorada sim! Esse é pegador! Haha!
No vídeo, na hora dos MACHOS pagarem a conta, deu 170,000 Wons. Isso porque eles não consumiram o que normalmente se consome dentro da booking room, como whisky. Ficaram só na cervejinha... imagine o estrago que um negócio desse faz na conta bancária do cidadão!
Enfim, pra quem não entende nem um pouquinho de coreano, perde muito, porque eles falam muitas coisas comédias (óbvio que meu coreano não é tão bom pra entender tudo, mas graças a legenda e ao meu dicionário, dá pra sacar)~!No vídeo, na hora dos MACHOS pagarem a conta, deu 170,000 Wons. Isso porque eles não consumiram o que normalmente se consome dentro da booking room, como whisky. Ficaram só na cervejinha... imagine o estrago que um negócio desse faz na conta bancária do cidadão!
E uma coisa que eu estive observando em todos os lugares onde eu passo e existe um nightclub é a quantidade de moteis e karaokês (noraebang - 노래방) em volta! Adivinha o porquê, né...! Haha! Deixa quieeeeto...! ^^
Na minha opinião, só existem pontos contras sobre nightclubs coreanos:
1. Os homens perdem o "instinto caçador". Caso usem muito isso, já não sabem mais chegar, já que tem toda a ajuda do servente. A única coisa que eles têm que fazer é conversar e ver quais proporções aquilo pode revelar.
2. É absurdamente caro, principalmente para estudantes, como eu! Haha! Caso você chegue ao segundo estágio (booking room), você terá jogado fora, NO MÍNIMO, cerca de 200 dólares. Sim, você desperdiça dinheiro "brincando". Obviamente, quem normalmente toma esse rombo no bolso é o homem, já que as meninas ficam só esperando serem "aprochegadas" e ficarem vagando de mesa em mesa a procura de alguém que realmente a interesse.
Ponto ALTAMENTE contra, caso o possível cliente seja gringo:
É muito difícil você ser aceito em um nighclubs desse. Sim, você é barrado por não ser COREANO! Eu não tenho explicações para isso até hoje... ainda estou em busca de uma. Normalmente, a estrangeirada é aceita caso esteja na companhia de algum amigo coreano. Isto é, o amiguinho é meio que o coringa, a salvação, caso você almeije uma entrada nesse lugar tão caro.
Portanto, galera, pense bem antes de entrar num lugar desses! Haha!
PS: essa "aventura" no nightclub me custou 40 dólares, porque eu me neguei a ter que consumir mais coisas para não ter "resultados"! :D