quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Música coreana (K-Pop): é viral

Fala, gente fina~!

Finalmente eu estou dando o meu ar da graça novamente... por incentivo ou impulso do Henrique.
Mas a questão é que eu não estava muito inspirado esses dias... e eu gosto de escrever quando eu me sinto inspirado para falar alguma coisa. Mas como eu me sinto bem pra postar, vamos ao que interessa.

Há muito eu queria escrever um post sobre música coreana, mas tinha que recolher mais pesquisa para que o meu trabalho fosse consistente e vocês pudessem desfrutar de um bom resultado jornalístico! =P

Desde que eu cheguei na Coreia do Sul, eu fui mutilado, fuzilado, apedrejado com todo o tipo de K-Pop possível, o que inclue nada menos que trossentas boy ou girl bands...
Se você acha que já estaria livre dos Backstreet Boys, N'Sync ou até o brasileiro Broz, na Coreia você entrará em um pesadelo sem fim. No Brasil a gente ouvia boy-girl bands de todos os cantos do mundo. Portanto, pelo menos a gente podia contar quantas merdas chegavam em terras tupiniquins. Mas a Coreia tem uma verdadeira FÁBRICA desses vírus altamente destrutivos. Quando eles entram no seu ouvido, é meio impossível tirar até que você seja infectado pelo próximo vírus, e assim vai. Pode esquecer a possibilidade de permanecer saudável por pelo menos uma semana. Ao menos que você se tranque em um arroizal como a minha cidade, 천안 (Cheonan). Mentira, essas pragas estão em qualquer canto desta península!

Isso te assusta? Calma, você ainda não viu nada! O pior ainda está por vir.

Existe um grupo de produção musical chamado JYP Entertainment. Essa empresa é a responsável por toda a bosta auditiva produzida na Coreia. Na minha humilde opinião, esse grupo consegue alavancar qualquer vírus pelo simples fato de o dono (Park Jin Young - 박진영) ter feito um pacto com o demônio. Aliás, essa é a única explicação racional para a coreanada gostar de tudo o que eles produzem.
Obviamente, essa minha teoria é bem especulativa.

Um parêntesis: o inglês é uma obcessão dos coreanos. E isso se reflete até nas músicas (falo pelo k-pop), que SEMPRE tem que ter alguma palavra, pelo menos uma, em inglês. É serio. Pode notar que em toda música há algum elemnto "gringo". É meio que regra. Talvez até faz parecer mais elegante (minha segunda tese de estudo sobre música coreana! Haha). Mas tem vezes que eles pisam na bola feio, até mesmo com a pronúncia. Credo.

Aí vão alguns dos "sucessos" que alcançaram os meus ouvidos durante o primeiro ano de Coreia:

1. Wonder Girls

Essas meninas vieram para aterrorizar já de cara. Uns tempos (menos de um mês, talvez) depois de chegar na Coreia, eu fui visitar a Yonsei University (연세대학교), onde rolava uma festinha chamada AKARAKA. Essa festinha é a reunião de todas as tralhas hypes da Coreia naquele dado momento. E elas eram a atração principal.

Aliás, tenho que abrir um parêntesis para comentar sobre isso. Na Coreia, as maiores universidades promovem shows com as celebridades coreanas do momento, como esse AKARAKA. Coisas que a gente nunca veria no Brasil, como.. o Skank ali na sua escola ou faculdade, rola na Coreia. Bem, eu acho isso o máximo, significando que o mundo do entretenimento pode chegar a qualquer lugar e a qualquer hora, DE GRAÇA. Tudo para que você fique abobado, psicologicamente atormentado, alienado, pulando de ponta-cabeça e faça o que o grupo JYP quer: enfiar esses K-POPs na sua cabeça e te fazer escravo pelo resto da vida.
O que eles ganham? Muito mais do que simples fama. Tudo o que as celebridades vestem e fazem, a coreanada (homem e mulher) seguem com uma fidelidade sem noção. Portanto, fazer esse tipo de coisa dá um retorno econômico GIGANTESCO. Quanto mais gente ouvindo, melhor. Portanto, eles fazem isso chegar a qualquer lugar, a qualquer custo.



Wonder Girls - So Hot

2. Son Dam Bi

Bem, essa lindona não emplacou tanto quanto as de cima, mas fez uma febre danada. Ela já foi fazer show na ex-cidade do meu companheiro Henrique, Cheongju, que é um buraco no meio do buraco. Isso faz você compreender as ambições das celebridades aqui na Coreia.



3. Big Bang

Essa é uma banda que já está nas "paradas de sucesso" faz muito tempo, carregando prêmios e mais prêmios nas costas. E esse nome do mau atravessou as fronteiras coreanas, chegando até mesmo ao Japão. Os caras também fazem muito sucesso na terra dos japorongas, mostrando assim o fluxo inverso de influência "cultural". Antes, absolutamente TUDO que vinha do Japão influenciava a Ásia por inteiro. Hoje, a Coreia está tomando boa parte da fatia que era de Toquio.



4. Brown Eyed Girls

Uma simples cópia das Wonder Girls, com elementos "hip-hop", que os coreanos tanto gostam.
Embalaram vááááários sucessos, como as WG.



5. SNSD (Girls Generation)

Surgiram na mídia como a próxima mania, depois das "bombásticas" Wonder Girls, mas eu acho que elas afrouxaram um pouquinho. Tanto que já foram pra área das novelinhas, fazendo algumas aparições. Eu ouvi falar que quando as cantoras ou grupos começam a ir pro lado da televisão, é porque a "época" delas cantando já passou, ou está em decadência.



6. 2NE1

Essas estão nas paradas de sucesso desde o lançamento do primeiro "mini-álbum", e já embalaram uma nova coisa que apurrinha meus ouvidos toda vez que passo perto de algum karaoke ou lojinha de vender telefones.. eu sei que essas estão fazendo um sucesso, e acho que vão alcançar o nível viral das Wonder Girls.



(Ó a versão "Bob Marley" da mesma música... essas coreanas, vou te contar viu! Sem comentários!)

O resto, galera... tem muita coisa nessa Coreia que eu poderia botar nesse TOP "Um Bilhão", mas é tanto lixo que nem vale a pena pesquisar. Estou só escrevendo os que eu me lembro no momento e marcaram esse MEU ANO. Obviamente, há outros que recentemente estavam na mídia... mas eu não escutava tanto.

O jeito de a brasileira seguir esses "fenômenos musicais" é através dos sites sobre K-POP e do ranking oficial de todas as merdas existentes, o KBS World. KBS é a emissora pública da Coreia (Korea Broadcasting Station). Caso alguém queira saber mais sobre como deteriorar suas cabeças com vírus e mais vírus, podem clicar aqui. Mas cuidado, porque esse negócio é perigoso.

Vamos falar agora do Rei!

Todos sabem que o nosso Rei é o Roberto Carlos.
Aqui há um Roberto Carlos, que já foi do "rock da pesada", que protestava contra tudo e todos em suas letras, mas que agora achou melhor ir para o lado romântico da coisa.
Eis que lhes apresento o excelentíssimo Lee Seung Chul (이승철).
Este é um dos cantores mais famosos de todos os tempos na Coreia. Claro que ele já é bem tiozão, mas você pode perguntar à qualquer geração que todos saberão te dizer quem é este fenômeno. Todas as tiazinhas se derretem por esse cabra, que sempre fala de amor, amor e mais amor. O rapaz não se cansa não.
E é isso que elas querem ouvir, então...
Segundo os coreanos que são meus amigos, cante uma música do Roberto Carlos coreano (Lee Seung Chul) e terás a mulher aos seus pés.
Nunca tentei, mas espero que essa fórmula funcione.

Aí vai um de seus sucessos que eu conheço:

1. Scream (소리쳐 - Sorichyeo)



Essa música foi apresentada a minha pessoa através de ninguém menos que o Henrique. Estava na casa dele, quando ainda vivia em Cheongju, e havia comentado sobre uma aula que tinha que era de cantar uma canção coreana. Ele me colocou para ouvi-la e logo me apaixonei por ela. Tanto que quando teve um Contest na minha universidade, eu cantei e toquei no violão essa música. Não precisam dizer que foi um desastre, já que eu não tinha decorado as cifras, nem a letra! =P

2. I Love you (사랑한다 - Saraghanda)



Essa é "A" música para fazer uma coreaninha gamar em você. Está aí a receita de sucesso! Aprenda com o mestre Lee Seung Chul! Haha!

3. Can you hear me (듣고 있나요 - deudgo inayo)



4. That person is not here again (그런 사람 또 없습니다 - Geuroen Saram ddo Eobsseubnida)



Quem quiser saber mais sobre este verdadeiro rei das cantadas ao estilo coreano, pode acessar o site do super: www.leeseungchul.co.kr

Agora vamos partir para o momento trash da música coreana: o estilo tiozão.

Não sei se vocês sabem, mas coreanos simplesmente ADORAM cantar. Elestem esse punhado de karaokes justamente morrem de paixão pelo microfone. É quase que uma profissão, sem limite mínimo e máximo de idade. Desde os menininhos de 3 anos até os idosos vão para um karaoke.. Sem falar que quase TODO coreano sabe cantar bem, muito bem. Eu nunca vi um com uma voz ruim.. eles são simplesmente excelentes. Mas as músicas, já não posso dizer o mesmo. Algumas são engraçadas, outras são simplesmente terríveis. Não me dá nenhum gosto de passar 1 minuto sequer ouvindo a coisa. Na minha humilde opinião, é pior do que ouvir os bregas do Reginaldo Rossi. Pelo amor de Deus... que Ele salve a Coreia e nossos ouvidos!
O pior é que, por enquanto, quem está na Coreia e tem uma televisão em casa não tem escapatória. Existem canais com quase 24 horas de cobertura desse tipo de música. Quero ver quem sustenta esse canal, porque eu espero sinceramente que o IBOPE não seja muito alto. Senão, é a comprovação de que os coreanos têm mal gosto por música.
Mas envio para vocês uma pitadinha do que é o "Movimento Tiozão", achados no Youtube (infelizmente foi invadido por essas coisas bizonhas do mundo coreano).

1. Tiozão cantando



2. Tiazinha cantando



Sente a empolgação das vovós! Elas gostam disso MESMO!

3. Música famosa (호랑나비)



A música acima eu ouvi diversas vezes. Não consigo achar a versão de um cantor, mas nesse Contest o cara foi bem.

Bem, este é um resumo do resumo de muita coisa que eu tenho visto pela Coreia afora. Espero que não fiquem decepcionados! Porque... o vírus já entrou no meu ouvido e está me destruindo~! Haha! Eu já estou bem adepto das bostas coreanas, então se cuide para não pegar essa doença.

PS: antes que venham mundos de reclamações, xingamentos e etc via comentários, esta é a MINHA opinião. Respeite-a, assim como eu respeito a sua existência.

21 comentários:

  1. Aêêê!!! Voltou com tudo hein??
    O post mais completo sobre as merdas coreanas que a gente tanto gosta! :D Nem 호랑나비 escapou... hahaha. E aguarde, porque naquele anfiteatro aqui da Kyung Hee dizem que rola ALTOS shows... mas geralmente é no início do verão. Domingo nóis tá aí! Inté! ^^

    ResponderExcluir
  2. Vc foi bonzinho...espera o meu que esta' em draft ja' ha' 5 meses...

    ResponderExcluir
  3. kkkk
    ah eeeeeeeeeeeee!!
    Entao esta ai todos os virus que nos atingem e nao nos deixa mais...
    pq agora toda hora vema ca beca: "I dont care"...
    bjocas

    ResponderExcluir
  4. Oi Gustavo, tudo bem?Bom que voltou!Eu já fui contaminada por esse vírus do K-pop. Meu amigo coreano me bombardeou com esses grupos.Minha caixinha de email ficava lotada disso p/ eu escutar e os vídeos tb.Depois expliquei p/ele que eu era muito seletiva (chata mesmo) até com as músicas BRs e que não curtia esse tipo de música.Mas tem outros cantores que ele manda que até gosto das músicas (ou melhor da melodia, pq não entendo as letras :P). Mas definitivamente essas meninas chatas cantando, eu não aguento!!
    abraços

    ResponderExcluir
  5. Se hj em dia eu escuto Wonder Girls a culpa é sua que colocou aquele vídeo do policial dançando hehehe é realmente um vírus!
    E eu tenho medo do tal JYP tb! Ele deve ter feito um pacto mesmo! Só pode =P

    ResponderExcluir
  6. adorei '호랑나비' !!!!!!
    no inicio eu achei a música coreana TÃO BREGA e os meus comentários erão tão azedos feito o seu! xD
    mas agora o virus me dominou e eu adoooro música coreana...
    cuidado, vc vai acabar fã de k-pop um dia!

    ResponderExcluir
  7. Totalmente respeito sua opiniãi.
    Sou fã de K-pop, já estou acostumada com pessoas dizendo que é um lixo! Antes de começar a ouvir K-pop eu achava qualquer pop lixo também!
    Mas tem várias informações erradas.
    Tipo... SNSD ainda faz MUITO sucesso, mas 2NE1 tá fazendo um pouco mais que elas. E na Coreia é super normal cantores atuarem... a Yoona, a Sooyoung e a Yuri do SNSD começaram a atuar em dramas desde logo depois do debut, e elas estavam no topo das paradas!
    As Wonder Girs estão no EUA e passaram um tempo abrindo os shows dos Jonas Brothers (odeio eles D:), pra ti ver... JYP quer infectar o mundo inteiro ;D Mas a BoA (que é da SM Ent.) também tá com carreira americana :)

    E... se eu não me engano BEG tem mais tempo que WG, então elas não teriam imitado...

    era isso xD

    ResponderExcluir
  8. nossa pq essa raiva do kpop eu adorooooooooooooooooooooooo principalmente dong bang shin ki suju a dambi o AS H.O.T (QUE JA N EXISTE
    ) e brown eyed girls n é copia das wonder girls ja q elas vieram primeiro e o estilo é diferente (wonder girls mais estilo retro) SNSD É RUINZINHO prefiro o top ele é gatoooo

    ResponderExcluir
  9. AFFFFFFFFFF

    Meu se você não gosta de K-Pop td bem...
    serio...maix se eles fazem sucesso eh pq eles tem o minimo de talento possivel...

    -Mas pensando bem...
    vamos comparar...
    2NE1 x Tati Quebra Barraco

    eai o q me diz?
    ambas fazem sucesso com "X" tipo de publico....porem...ql delas realmente é uma "MERDINHA"?

    Agradecida ^^
    Ivviny Hon Lee~*

    ResponderExcluir
  10. gente O_O
    ah, nem gostei do post u_u *marrenta*
    eu amo, amo, amo, amo AMOOOOOOO big bang.
    não sou mto de wonder girls e praticamente tenho a mesma opnião que voce com excessão de que... eu sei reconhecer que elas tem talento 'o'
    2NE1, só ficou famoso por causa de big bang, 'lollipop'
    mas são boas, apesar de serem baba ovo. na YG é assim mesmo, eles aproveitam os sucesso dos veteranos pra introduzir os calouros...
    duvido que um dia voce nao pague lingua do que escreveu, é que nem o funk brasileiro, voce houve, fala mal, fala que é merda, mas depois se rende e se entrega a ele. só que o kpop tem muito mais qualidade... o kpop é tão chato então quando lady gaga, beyonce.... porque o Teddy, por exemplo, que produz musicas pra YG (2NE1 e Big Bang) já REJEITOU proposta pra trabalhar pra Lady Gaga, porque estava produzindo o first album do 2ne1. acho implicancia com o kpop um preconceito egoísta, por isso ridiculo u_u

    ResponderExcluir
  11. Exceptional site!

    Virtually everyone needs to obtain insurance at one time or another, whether it is
    auto insurance, life insurance, health insurance, or homeowners insurance.
    These times it is more simplified than ever to obtain free insurance quotes from several
    businesses in order to find the best bargain. You can also learn how to redeem
    lots of money in free gas when you get your insurance price quotations.

    [url=http://freeinsurancequoteshq.com]Free insurance quotes[/url]
    http://freeinsurancequoteshq.com

    [url=http://www.weddingringsforever.com/]Tungsten Wedding Rings[/url]

    http://freeinsurancequoteshq.com/home/compare-house-insurance-for-free.html

    ResponderExcluir
  12. Por que tanto ódio no coração? Concordo que existem coisas insuportavelmente terríveis como SNSD (as odeio), mas alguns grupos ou cantores solos são super legais. Claro, se você se basear só nas bandinhas de sucesso do momento, só vai se deparar com letras sem conteúdo, mas com um pouco de boa vontade dá pra achar cantores realmente surpreendentes. O que acontece é que tem que procurar aqueles que deram duro (e não os q estão nas gravadoras dos parentes), porque é onde vão ser encontrados os verdadeiros talentos. Eu realmente amo kpop, mas como eu já disse só pe preciso procurar bons talentos (sou super fã da BoA). Dá uma chance para o que realmente vale a pena que a sua opinião vai mudar.

    ResponderExcluir
  13. gosteii muito do seu post sou fã do bigbang e 2ne1.1 coisa eles sao bem melhores q o broz rogue ou outras boyband.gosto do seu geito de escrever :).boa sorte na aii coéia do sul

    ResponderExcluir
  14. Escavando algo bem do fundo mesmo...hahaha
    Foi falado do SNSD aí que elas estavam em decadência, mas veja :O
    elas continuam dominando tudo.
    Eu nunca gostei desse tipo de musica, mas a SM acertou em cheio quando formou o grupo. Cada menina tem um "charme" diferente que faz o grupo se destacar. Muitas pessoas repudiam os g-groups porque pensam que é modinha e que não tem conteúdo, mas se fosse algo tão ruim quer dizer que milhões de pessoas são alienadas. E acho que esse não é o caso.

    ResponderExcluir
  15. O pior não é o k-pop em si, mas sim os fãs. Odeio fanatismo exagerado. Já dizia o tio Schopenhauer, "quem trabalha para idiotas sempre tem um grande público"! ;x

    ResponderExcluir
  16. ei, eu conheço um musica toda em coreano, mas ja deram tradução no nome dela.
    o nome em ingrêis é: never let you go.
    bem se que sabe é a segunda demo da vocaloid coreana SeeU (é um cover, já que quem canta a original
    é a banda 2AM ou seria 2PM?)
    o mas estranho e que a SeeU canta um tanto mal.

    ResponderExcluir
  17. Ei, K-pop é legal!
    Claro, respeito a sua opnião, até porque quando tive meu primeiro contato com o k-pop confesso que achei meio estranho e até um pouco tosco, mas depois quando escutei algumas vezes comecei a curtir essa onda coreana!
    Claro que também eu não gosto de tudo quanto é grupo, até porque como você mesmo postou existem bem uns trocentos grupos de tudo quanto é estilo e tenho minhas preferências. Gosto de B2ST, Miss A e 2NE1(que pra você ver como o sucesso é tanto que elas estão sendo produzidas por ninguém menos que Will.I.Am e logo logo irão debutar no país do Tio Sam). Não gosto muito de girl bands no estilo "fofucho" e muito mimimi. 2NE1 tem uma pegada mais R&B e dance e Miss A faz um estilo mais sexy e tem coreografias bem elaboradas(minha opnião) assim como o B2ST que é uma boy band. E sei lá, as vezes me ligo mais na melodia e na batida da música do que no grupo em si.
    Realmente não posso dizer que o K-pop tem aquela qualidade porque sei que esses grupos são fabricados e jogados na mídia para que se popularizem e vendam o máximo possível e as letras das músicas(inclusive já estou até aprendendo algumas, meio erradas claro, pois é notável o choque de pronúncia e vocabulário em relação ao português) ás vezes são bobinhas e por vezes até meio toscas e a maioria fala de coisas relacionadas ao amor, e isso tudo não as fazem tão diferentes desses novos sucessos bombardeados para nós principalmente pelos Estados Unidos e alguns até mesmo pelo Brasil. E como já estou meio enjoada deles resolvi dar uma chance ao K-pop.
    Não sei o principal motivo da sua viagem, mais acho legal que você tenha tido a oportunidade de conhecer a Coréia, sua cultura, seu povo...tenho muita vontade de conhecer esse país.
    É, mais se você realmente não se acostumou e nem gostou nem um pouco de K-pop mesmo morando lá é porque você relmente não gosta do estilo... já no meu caso, bastou eu ouvir algumas vezes que eu comecei a curtir as músicas^^.
    Ufa, cansei. Agora vou ouvir um pouco de K-pop pra relaxar:D.

    ResponderExcluir
  18. Tem musicas grupos de k-pop que realmente são um lixo, mas eu simplismente amo, BigBang é tão gostoso para dançar, eu não curto muito grupos femininos, mas realmente é um virus, viciante =)

    ResponderExcluir
  19. Eu amo KPOP de paixão, num gostei mto q vc fikou chamando esse estilo de música de "merda" pq pra algumas pessoas vc tbm é um merda e eu acho q vc naum ia gostar q elas achassem isso de vc né naum??? Bom enfim eu só queria dizer q adorei o posto menos a parte q vc falou mau do KPOP ,claro, mais tudo bem existem gostos, uns diferentes dos outros, mais devemos respeita-los e naum FALAR MAU DELES...

    ResponderExcluir
  20. Bem..ja vou ser direta..os cantores koreanos são afinadissimos...timbre de vos inesplicavel,ne atoa que são dissiplinados e estudados em musicas...pois nas escolas koreanas dão aulas..em termos de letras, ainda não encontrei uma que não gotei,,poxa vamos ser sinceros eles são proficinais e dimais,,,Acredito que Deus deu um Dom maravilhoso que e cantar...eu adimiro a voz koreanos(a) principalmente gospel que ja ouvir..perfeitas...eu respeito mesmo...

    ResponderExcluir
  21. para mim k-pop é simplesmente perfeito se não gosta não escuta e não fala mal.

    ResponderExcluir