domingo, 23 de agosto de 2009

"Ô dilíça!"

Aproveitando o ritmo de comidas que o Henrique postou no blog dele, eu vou escrever sobre um tópico que já estava programado para algum dia na minha vida, só não sei quando postaria. Afinal, vocês nunca comentam nessa joça. Agora que eu estou "trabalhando" que vocês tem que funcionar, márditos!
Na semana passada eu estive em Seul, depois do Workshop bacana dado pelo PCNB - Presidential Council on Nation Branding (um dia eu também falo MAIS sobre isso!), visitando uns amigos coreanos gente fina, que sempre me dão do bom e do melhor quando eu os visito (interesseiro, não?).
Como já estava tarde, fomos comer em um restaurante perto da casa dele. Então o cidadão dos olhos puxados pensou: "Bora comer makchang (막창)?". Eu, na inocência, respondi que sim. Daí, o Steven (nome gringo dele) fez uma observação: "Humm... acho que você não vai conseguir comer isso, porque é meio... bem, nem todo mundo pode comer! Principalmente estrangeiros!".Porém, uma resposta rápida me veio a cabeça: "se eu como até a bomba do kimchi (김치), o que tem de mal no makchang?". Depois de tentar convencê-lo de que a melhor opção era me levar para um restaurante onde servissem esse apetrecho antes que eu desse umas bicudas nele, descemos de seu prédio e caminhamos em direção ao lugar.Ao chegar, sentamos e pedimos a parada. Como sempre, ganhamos um service por ter um "gringo na mesa".
Aliás, vou abrir um parêntesis. Muitos lugares na Coreia do Sul dão uma espécie de presente (service - 서비스) porque tem alguma pessoa especial, muitas vezes somente pelo fato de sermos estrangeiros temos esse service.
Voltando ao assunto, o garçom colocou o prato na mesa. Aí que o Steven foi me explicar no que consistia a comida. É simplesmente o INTESTINO GROSSO do porco. Sim, meus filhos, os coreanos comem coisas esquisitas. Mas não é que a bagaça é boa?! Eu, pelo menos, adorei!Galera, quem estiver por esses cantos ou viver perto de alguma Korea Town ou na própria Coreia, tente experimentar com Soju! Sem frescura, por favor!

(makchang e seus side-dishes.. acompanhado, obviamente, pela garrafa de soju)

PS: ouvi dizer que makchang é bem tradicional de Daegu, minha antiga cidade. Se deliciem! =)

7 comentários:

  1. Intestino grosso de porco?! Er... bem... então... Ok!

    ResponderExcluir
  2. Oi Gustavo, aqui no Brasil tem o sarapatel que é feito com as vísceras do porco. Eu nunca comi, sou chata pra comer. Já notei que tem muitas comidas coreanas que são bem parecidas com as Brs, pelo menos nos ingredientes. Bom.. pelo menos essa ai é cozida (ou não é?)Eles comem muitas coisas cruas, não?
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. quem nunca comeu linguiça caseira que atire a primeira pedra (principalmente esse povo do interior de minas...); se realmente nunca comeu não sabe o que está perdendo...

    ResponderExcluir
  4. AIi .. Voce gostou ? rs

    Eu sempre vejo nos dramas q assisto o povo comendo isso e fico pensando .. * meus deus * hehe
    e eles comem se deliciando >_<

    se um dia eu conseguir ir pra coreia tbm * meu sonho* e eu comer d olho fechado sem saber oq é , talvez goste ^_^

    ResponderExcluir
  5. Engraçado, porque um dia me levaram pra comer um tal de "sundae" (순대), que também é intestino de porco... ou será que é da vaca? Ou será que é o intestino delgado? Seja lá o que for, era RUIM pra burro!!! Mas talvez não para o paladar de aço do Sr. Teles, que comeu até lula viva em Busan! :P

    ResponderExcluir
  6. Hum, meu primeiro comentário... mas leio sempre ;)
    Pra quem já foi pro nordeste, acho que intestino de porco deve ser só mais um petisquinho...(coragem)
    Olhando de longe parece um torresmo :)

    \o/ Posso dar uma sugestão de post???

    Como são os namoros na Coréia? Ô povo pra ser tímido (constatado por experiências televisivas... rs), como eles namoram então?

    ResponderExcluir
  7. Gu, legal!!!
    esse eu ainda nao experimentei...
    bjocas

    ResponderExcluir