terça-feira, 1 de junho de 2010

Futebol coreano

Como todos devem saber, o mundo do futebol envolve muita coisa hoje em dia. Mais do que paixão por uma bola rolando em um espaço coberto de grama. É muito dinheiro. Mas também significa orgulho de uma nação, um povo, uma etnia. E adivinha: obviamente os coreanos não estão fora desse grupo de pessoas que tornaram o futebol a bandeira do orgulho.
Não sei se muita gente se lembra da Copa de 2002, aquela que o Brasil foi campeão em cima da Alemanha. Eu mesmo não me lembro de muita coisa daquele tempo... acho que estou ficando meio caduco, já. Mas para quem coçou a cabeça um pouquinho para revolver os neurônios parados e teve um flash de lembrança daquela época (como se tivesse acontecido há um século atrás), essa imagem deve significar bastante:



(Primeira foto: Estádio de Seul; Segunda foto: uma multidão de olhos puxados na área de Gwanghwamun, Seul, em 2002)

(ABRE PARÊNTESIS)
Eu sei que tem muito tarado que acaba parando aqui no blog. Para estes piroca-aflitas de plantão, loucos por asiáticas e se lembram mais das olhos puxados do que das imagens acima, vai um colírio refrescante para os seus olhos:







(FECHA PARÊNTESIS)

Bem, eu mesmo não me lembro de ver imagens parecidas com essas durante qualquer outra Copa do Mundo ou algo em que um aglomerado de pessoas representasse uma nação ou grupo gigante de pessoas. Tá, no futebol cotidiano a gente vê dentro do estádio, principalmente nos brasileiros. Aqui, eles não costumam lotar estádios por campeonatos locais. Mas quando se está falando da REPÚBLICA DA COREIA, da 대한민국, dos 한국인, aí o bixo pega. Eu até hoje não consegui achar um povo mais nacionalista que o coreano.

(Parece até aquela apresentação norte-coreana ARIRANG, todo mundo em coreografia no estádio! ^^)

 Eu mesmo gosto muito do meu Brasil de merda, mas não tenho orgulho e muito menos sou a pessoa certa para defender a minha pátria amada em qualquer situação. Pelo contrário... se der oportunidade, lá estarei eu para dar uma cutucada no país que eu amo de paixão. Mas a galera daqui.. sai de perto (não literalmente, por favor... espero que você tenha entendido o que eu quis dizer!). Eles têm um sentimento de identidade com o país, o sangue, que é uma loucura. Então qualquer evento em que eles possam representar essa bandeira brancona simbolizando os "corebas", estes estão causando um alvoroço do demônio. Quem aqui na Coreia não se lembra dessas Olimpíadas de Inverno, em Vancouver, Canadá? Era todo santo dia, santa hora, santo minuto passando notícias, replay, re-replay, re-re-replay da Yuna Kim, patinadores de grupo (sim, aquele que foi desclassificado por ter dado um pesão na chinesa), etc.
E, claro... desde o começo do ano os canais de televisão aberta da Coreia têm transmitido com frequência as partidas da seleção coreana. E não é de jogos ao vivo. Os diretores vão lá no baú da emissora e pegam aquelas fitas velhas da Copa de 2002, na "vencedora campanha" dos sul-coreanos na Copa de 2002, quando conseguiram um EXTRAORDINÁRIO (e bem roubado, diga-se de passagem) quatro lugar, sob a tutela do mágico holandês Guus Hiddink. Obviamente, esse momento saudosista não é relembrado à toa pelos manda-chuvas da TV. Eu penso que é para que ascenda ainda mais o sentimento patriótico que o povo coreano parece necessitar. Afinal, como eu já disse milhares de vezes aqui, parece que os corebas se sentem inferiores aos seus vizinhos grandões, achando que não são importantes o bastante para o mundo.
Mas isso é tópico para o próximo post... deixa quieto aê engavetado!
E o pior desse sentimento nacionalista exagerado é ter que assistir esse tipo de coisa:

(A banda coreana que tem que entrar para o Guinness: Super Juniors)

Afinal, SUPER JUNIORS who???
Eu estou para conseguir uma razão melhor para esses k-estrumes terem sido nomeados embaixadores do branding da Coreia pelo mundo. Que porras eles vão oferecer ao mundo, que não as dancinhas robóticas? Poderiam ter arranjado outra personalidade melhor que esses toscos... hahaha!

(Propaganda bem feita para a Copa de 2010 - muito bacanosa!)

Mas os coreanos têm feito grandes coisas pelo mundo, que é o motivo de eu dar uma pincelada sobre o tema da bola. Vários devem saber que a Coreia tem tentado se posicionar como uma potência global no cenário internacional, nas mais diversas áreas. E uma das mais importantes é a de ajuda humanitária. Esses olhos puxados são o segundo país que mais envia voluntários no planeta Terra, atrás somente dos pela-sacos Estados Unidos da América.
E o futebol coreano também abraça essa perspectiva, coisa que até onde eu sei a entidade CBF nem chega muito perto de fazer, até onde eu conheço (sim, eu sei que existem projetos sociais para descoberta de novos talentos e blá, blá, blá... mas nada muito sólido, no meu humilde e totalmente sem fundamento ponto de vista).
Estava eu passando pela área de Sinchon (bairro bacana de Seul) no sábado passado. Olhando pela janela, "meus olhos de águia" capturaram a imagem da loja de marca coreana THE BASIC HOUSE. Estava lá uma propaganda gigante na porta de entrada fazendo o anúncio de um produto (óóóóbvio!): era uma camiseta para que o povo comprasse na época da Copa. Mas não era mais um mercado para empanturrar o dono da marca de dinheiro, e sim um tipo "Criança Esperança", em que se você comprar uma camiseta, parte do valor será doado para a Unicef.

(O baitola e a linda cooperando para o bem da humanidade)

(혼자일땐할수없는.. quer dizer "nunca sozinho", mesmo) 


(Campanha da Basic House em vídeo)


Se tem uma coisa que os coreanos aprenderam com a Guerra da Coreia, é valorizar a ajuda ao próximo. Talvez você tenha conhecido uns coreanos meio cornos na vida, mas a maioria é bem simpática e, apesar do jeitão meio "judeu" (querer ganhar dinheiro em cima de tudo e todos), eles aprenderam bem a lição quando tiveram que dar as mãos (e talvez outras coisas mais) aos os norte-americanos. Acho que desde então, os sul-coreanos têm tido atitudes louváveis como essa. Depois desses atos, eles conseguiram ganhar uns mil pontos comigo... (mas o problema é que sempre acabam voltando ao estado 0, já que fazem cagadas atrás de cagadas e me fazem diminuir os pontos).
Graças a Deus alguém pensa no próximo, porque se for depender de mim, acho que tá todo mundo lascado! Hahaha! Sentiu o compromisso que eu tenho com a sociedade, né... eu sou um cara bem legal, gentil... puderam perceber! =P

(A linda 윤은혜 e o baitola 김현중 suplicando para você comprar a camisa)

Eu achei a iniciativa muito boa, pois aproveita um mercado em grande potencial (pô, quem não vai comprar uma camisa vermelha na época da Copa para torcer para o Park Ji-Sung e seus companheiros Red Devils?) e a possibilidade de ajudar a pessoas que realmente precisam.
Eu mesmo já garanti a minha.


(vários baitolinhas juntos cooperando para o bem da humanidade)

Você, que mora na Coreia e não tem problema em torcer para um bando de pernas-de-pau como o Park Ji-Sung, saia da sua casa e vá na lojinha da Basic House comprar a sua. Faça a sua parte, bruto!

PS1: sim, o tópico foi gigantesco só pra falar de uma camisa. So sorry, galera... da próxima vez vou tentar algo melhor.
PS2: não, a Basic House nem sonha que um "blogueiro famosíssimo" como eu estou fazendo propaganda gratuita para eles.
PS3: sim, estou fazendo um esforço sobre-humano para conseguir tópicos e escrever no blog, afim de recapturar os leitores que me abandonaram. Comentários fazem os blogueiros felizes de vez em quando também, viu! Haha!

31 comentários:

  1. Eu quero uma dessas para mim também!!! ahauhauahuaau
    Chorei de rir com este post...
    Mas sabe... tenho um pouco de receio com demasiado nacionalismo. Acho que tudo que tende ao fanatismo é perigoso. Não sei se é o caso dos Coreanos também, mas digo isso por experiência própria. Meu avô era Alemão, e digamos assim... ele era meio "Heil Hitler!".
    As idéias que foram impostas para o povo Alemão daquela época foram tão fortes que, no caso de meu avô, nem uma vida inteira foi suficiente para apagá-las. E esse "orgulho da nação" era tão absoluto a ponto de ele não aceitar de forma alguma outras etnias. E meu avô não era uma má pessoa, pelo contrário, tinha um coração de ouro. Contraditório, não?!
    Por ter passado boa parte de minha vida ouvindo este blá-bla-blá, sou meio desconfiada com estas coisas de nacionalismo. É claro que é lindo ver um povo ter orgulho de sua nação, mas este sentimento de forma alguma deve ultrapassar a razão.

    ResponderExcluir
  2. gustavo meu caro,
    Se Suju na Coreia é ruim imagina aki no Brasil um o hino da copa com o Rebolation? Vc já ouviu isso?
    Fica meio que pareo duro essa disputa!
    hahahahaha

    ResponderExcluir
  3. Adorei esse seu post...morri de ri...me deixou de super bom humor...hahaha...(veleu!)...=)

    ResponderExcluir
  4. Aqui porque os famosos daí tem cara de baitola ?! rsrs no casoos homens , nessas fotos das garotas elas tem corpo ?! porque meu filho só vejo coreana esqueletica na mídia , mais uma vez seu bom humor é tudo .

    ResponderExcluir
  5. Minha namorada me mostrou esse filme aki da ultima copa

    http://www.youtube.com/watch?v=5jJivOdqoJc&feature=related

    esse eh bem engracado tambem haha

    ResponderExcluir
  6. Eu quero uma camiseta também!
    Até porque na Copa viro a pessoa mais dada do mundo, torço pra todo e qualquer país.
    Vocês deviam escrever como vai ser assistir a uma copa fora do Brasil, a sensação de isolamento fica maior?
    E como os sul-coreanos vão noticiar a participação da Coréia do Norte?
    Só pra acabar comentando sobre o assunto mais corrente aqui, eu voltei da Coréia trazendo uma revista "JUNIOR" mostrando as bandinhas e sucesso, roupas e tals. Quando meu professor (do babadésimo) deu uma olhada na capa: eles têm revistas pra jovens gays?

    começarei a campanha: Coréia, sai do armário!

    E o mocinho tá famoso por aqui também, por causa de Boys before flowers...

    ResponderExcluir
  7. adorei
    e a minha dica é, se voce quer mais leitores/acessos é algo muito positivo falar de kpop,celebridades,baitolas e tudo mais que você odeia na Coreia.
    Pessoas como eu adoram/rs
    Voce devia fazer amizade com a galera que gosta da Coreia e kpop, tem até um forum/site disso (S2ingayo) *sem querer fazer propaganda* mas é uma oportunidade.Parece meio triste (e é) ter que falar de coisas que você não gosta,mas ..... tem gente que gosta né. :D
    me diverti muito,mesmo com vc xingando meu ídolo que é 'baitola'DSPKOKSADODAPKOSADPKO

    ResponderExcluir
  8. adoro o blog sempre leio mas ...quanta brutalidade com os coreanos.

    ResponderExcluir
  9. Gustavo só pra esclarecer uma coisa que não ficou muito clara pra mim talvez seja obvia a resposta mas fiquei em dúvida.
    pra quem você vai torcer na Copa?

    ResponderExcluir
  10. Oi! Eu de novo. Desta vez para comentar um post recente...
    Tenho que concordar que tbm não curto os Juniors, mas vc pegou pesado, hein! Vc já deve ter percebido que os meninos-artistas tem uma beleza quase feminina... o que me faz lembrar a canção do Renato Russo onde diz "gosto de meninos e meninas..." o que seria uma redundância no contexto em questão...
    Bom, falando sério, até eu que sou praticamente uma brasileira de olhos puxados, torço para este time perna-de-pau...contanto que o jogo não seja com o nosso Brasil. E qto a passar o tempo todo sobre a patinação na TV...é como quando passa notícias sobre o Adriano com suas baladas e a vergonha de não ser convocado, só para o povo esquecer das marmeladas políticas em ano de eleição. Tipo: vamos distrair o povo, para esquecer os assuntos + importantes...
    abs,Stella II (já tinha uma homônima)

    ResponderExcluir
  11. Oi Gustavo! Tenho amigos coreanos e estou pensando em mandar umas coisas relacionadas ao futebol brasileiro para eles. Será que seria inoportuno e eles iriam odiar e não usariam? Ajuda aí... consultoria urgente! Rachel.

    ResponderExcluir
  12. Sessão resposta de comentários:

    @Katy: pois é... e aqui envolve aquela coisa de eles não serem "famosos", terem sido invadidos por vários povos. Então eles ficam se sentindo acuados! Pra mim isso é muita viadagem!

    @Prisla: realmente, mas mesmo assim eu prefiro o Rebolation (inclusive já ouvi, e achei meio retardado!). Você não tem noção do estrago que os Super Juniors e outrsa bandas fazem! Hahaha

    @micheline: os famosos aqui tem cara de baitola porque as asiáticas em geral têm preferência por pessoas com jeito afeminado. É sério. Se você soubesse que aqui essas lojas de produtos de beleza, a clientela masculina é GIGANTE. Precisa mais alguma coisa? Hehe.

    @Myung: Vou escrever sim! Hehehe.
    Hahahaha! Seu professor foi engraçado! Eu ri aqui! Mas realmente. Sabe aquela loja Oliver? Pois é.. outro dia eu vi uma propaganda do Rain com um batom rosa.. ai, meu Deus... esse mundo está perdido mesmo.

    @x3: aqui eu falo do que eu quiser, filhote... é um blog PESSOAL, então eu não me incomodo de falar o que eu acho. Fora que eu quero pessoas NORMAIS que leiam o meu blog.. não necessariamente k-pop fans. =)

    @Fran Lee: mas eu ainda assim gosto deles... mesmo sendo bruto! hehe.

    @Roberto: vou torcer pro Brasil, Coreia do Sul, Espanha..
    ficou claro agora? =)

    @Stella II: manda um email pra mim pra gente trocar figurinhas! Seria legal! =) Tem orkut, facebook, ou alguma coisa do tipo?

    @Rachel: Eles iriam adorar, PENSO EU. Os meninos aqui simplesmente AMAM o futebol brasileiro. SÉRIO! Podem não saber muito sobre o assunto, mas sempre comentam comigo! É só não pedir para eles torcerem para o Brasil ganhar a copa, porque todos os coreanos que eu conheço me falam: "ah, vou torcer pra Coreia, claro! Que Brasil o queee!".
    Manda que eles vão gostar! =)

    ResponderExcluir
  13. HAHHAH SUPER JUNIOR?! MYGOD!
    E o pior, é que é TEASER né, o FINAL pode ser muito pior! kkkkkkkkkkkkkk

    Mais legal, eu particularmente gosto de povo mais patriota, o Rebolation aqui só ta gostando é bahiano. HAHA

    ResponderExcluir
  14. Ola, esbarrei no sei blog vindo do "nós na Coréia".
    Muito bom você ter esse empenho em falar das suas impressões a respeito da cultura e gostos locais. Mais legal ainda é ver como você gosta deles.
    Também sou muito fã da cultura Oriental, no Geral
    Comecei assitindo JDramas mas a medida que fui conhecendo e expandindo meus conhecimentos sobre a cultura fui me apaixonando ainda mais por esses países.
    Por Favor continue mostrando a sua visão da Coréia, por que eu continuarei acompanhando
    (até que surja a oportunidade de eu mesma ir até aí ^.^)
    Abraços, sua mais nova Fã,
    Ale
    (UAU escrevi uma carta no final das contas)
    Sorry
    e-mail: al3z1nh4@hotmail.com / ou / alec_ssalas@hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. Eu sei que você leva tudo na sacanagem, mas pelo menos vê se fala coreano!!! E quando voltar pro brasil começa a dar aulas ou abre um consultoria sei lá, vê o site desse cara www.alljapaneseallthetime.com e saiba como fazer.

    ResponderExcluir
  16. oi pessoa...
    acabei de descobrir esse seu blog... morro de inveja de vc porque queria estar aí... mas estou me divertindo muito lendo suas aventuras... até mesmo lendo vc chamar o maravilhoso Kim Hyun Joong de baitola (é o karinha da propaganda rsrs) queria muuuito uma camisa dessas q vc falou... mas achar qualquer coisa até com a bandeira da coréia é muuuito dífícil (e olha que eu tentei pra caramba) e
    pra vc ver o tanto que sou nacionalista... esse ano torço pra coréia do sul na copa (sou bem brasileira)...
    adorei seu blog se tiver tempo meu msn bele_orli@hotmail.com
    e-mail bele_orli@yahoo.com.br
    gostaria de manter contato...
    popo pra ti... rsrs
    Isa

    ResponderExcluir
  17. Ai Gustavo amo Suju e todas essas coisa K-popseiras. É coisas como Rebolation que me faz amar Kpop!!!
    E serio que vc gostou de Rebolation? Acho que pelo menos uma letrinha mais decente kpop tem!!
    Mas cada um no seu quadrado!
    Abraços!!

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  19. Adorei o seu post, mesmo sendo fan de K-pop eu concordo com vc chamar eles de baitolas KSAOSKAPOSKO (mesmo achando o Joong bonito) e nw seria Super Junior? e nw Juniors? =S

    Eu quero taaanto essa camisa *w*

    Anyway, eu adorei muito mesmo o seu blog, vou passar a seguir ele =D

    ResponderExcluir
  20. OI Gustavo,
    seu blog é ótimo.. sou fã da coréia, mas nem de todos os kpops da coréia..hehe..o Ji Hoon(rain)é o melhor, com ou sem maquiagem..beijinhos..vou sempre te encher o saco..beijim com sabor paraense =^^=
    adilanenakasone@hotmail.com
    vc tem twitter?

    ResponderExcluir
  21. Gustavo
    mto legal o seu blog.
    Eu voltei da Coreia no inicio do ano. MOrei lah por 4 anos..e passei, pensei, senti , mais ou menos, as mesmas coisas que vc postou aqui.
    ESpero que vc possa aproveitar ao maximo a sua estadia aih.
    Absorver o melhor dos coreanos e deixar passar as cretinices dos coreanos. =)
    E tb mostrar aos comedores de kimtchi as belezas do nosso pais Brasil

    ResponderExcluir
  22. È um blog muito bom...È bom saber seu ponto de vista sobre a Coréia, afinal você está mais próximo da realidade de fato, entretanto eu não entendo o porque de "baitola" os homens coreanos têm realmente uma beleza diferente do homem brasileiro, mas isso não nos dá o direito de rotulá-los, é até uma questão de respeito não é mesmo?

    ResponderExcluir
  23. cidao **** de anao, legal esse teu post, vc devia colocar mais "colirio" nos seus post, me deu vontade de voltar ao seu post/blog umas tres vezes alem de estar comentando aqui e agora...
    deu pra sentir o fanatismo deles pelo q li, deve ser legal zua-los =P
    Se cuida ai...
    abracos

    ResponderExcluir
  24. Oi, eu realmente adorei o seu blog, acho que pq sou apaixonada por paises como a Coréia do Sul e o Japão desde pequena HSUAH, eu realmente queria ter a oportunidade de estudar por ai, ou até mesmo só ir pra passear, e realmente a beleza masculina dai é bem diferente da do Brasil HSUA , da pra sentir a diferença de longe! estarei sempre acompanhando seus posts, até pra ter uma idéia do que eu vou enfrentar se eu realmente conseguir o q eu quero! HUAUHS abraços

    ResponderExcluir
  25. os baitolas são o se7en, o kim hyun joong e o carinha do ft island {eu acho} e o outro eu nao sei. ai me mato rindo com seus posts. e eu adoro super junior u.u

    ResponderExcluir
  26. eu amo o SUUPER JUNIOR e não JUNIORS kkkkkkk'.

    ResponderExcluir
  27. Oh Se7ven??? Ele é HOMEM MESMO.. E MUITO MACHO. UHUAHDUAHSUHUHSUDHSUH.. EU AMO Ft Island(mas tbm acho o carinho muito gay)..
    baitolaa shushuahsuahs aff.. ele é lindo.. mas é um poukinho(MUITO) afeminado, ri muito.

    ResponderExcluir
  28. Eita manoo é Super Junior xD fala sério, pelo o que eu saiba eles são são tão bons em futebol, mas mesmo assim , fizerem clipe pra incentivar

    ResponderExcluir
  29. Olha, de todos os cantores k-pop, chamar o Hyun Joong de baitola foi realmente errado. Tem muito k-popper com jeito de mulher, mas eu já vi vários dramas e músicas com ele e tenho que discordar. Ele é meio fútil como a maioria dessas celebridades teen, mas não é gay não. Só é idiota.
    Agora no Super Junior a baitolice se divide. Tem gente que é homem e tem gente que finge que é. A hipocrisia rola solta.
    Realmente é legal ver esse lado amável dos coreanos. Eu iria pra Coréia, mas sou "preta".

    ResponderExcluir
  30. te conto que aqui na Bolívia as novelas, séries e filmes coreanos estao fazendo mó sucesso, e eu sou uma das fans, hehehe!! a última q vi foi boys over flowers

    ResponderExcluir
  31. E ai, Gustavo! Como voce está?
    Pensei que ia poder te encontrar aqui na Coréia mas já voltou?
    Q pena, hein?
    Mesmo há muito tempo que você escreveu esse posto, gosto de que tá falando sobre a seleção da Coréia. Quando eu tava lá no Brasil, eu vi o jogo de Brasil contra a Coréia e ai eu vi você na TV. Desejo que se vê lgoo

    ResponderExcluir