quarta-feira, 26 de maio de 2010

Post em Fotos - Parte 1

Galera, estou numa preguiça danada de postar. Tenho prometido mundos e fundos a mim mesmo, tanto que já existem uns três ou quatro tópicos na fila. Porém, não consegui desenvolver nada, ainda. Por conta de preguiça + idas à Seul + vontade de ficar sem fazer nada + sem inspiração + novos projetos na faculdade.

Isso tudo somado resume-se a só uma expressão: "Ah neeeeeeeeeem!"...

E hoje eu estava vendo, no Youtube, o adorável programa do CQC (sim, mesmo à distância eu costumo acompanhar pela internet. Ô coisa linda!) e tive uma idéia. Não tão brilhante, mas continua sendo boa.

Quando eu voltei pra Coreia, comprei um celular de segunda-mão e, claro, um cartão de memória para que eu pudesse tirar fotos com a poderosíssima câmera acoplada de 2.0 megapixels. Como eu não sou que nem o Henrique, um fanático por registrar cada momento de sua vida, eu tento fazê-lo - mas não com a mesma intensidade que o 리키 - com o celular, mesmo.
Então a proposta é falar de fatos, mas de maneira rápida, que se passaram durante todo esse tempo, desde... Março até agora.

Sempre quis falar de carros no blog, até porque eu gosto dessas coisas. Não é um vício, mas eu gosto de ficar olhando. Mas não posso argumentar com muita propriedade sobre o assunto, já que o meu entendimento é um pouco superficial - não entendo BOGAS dessas coisas de motores, cilindros e burucutuzadas.
Sabe-se Coreia do Sul que, lá pelos anos 1960, milhares de chaebols (saiba sobre isso no Wikipedia, por favor...) foram criadas afim de fazer com que a nação saia do buraco. Várias delas são holdings imensas, com ramificações de todos os tipos. Inclusive sobre carros.
A que todo mundo mais deve conhecer é a tal da Hyundai - ou como deveria ser escrito numa romanização um pouco mais normal, Hyeondae. A tal da 현대자동차 (Hyundai Motors) é a mais influente de todas as fábricas de carros coreana. Como li em algum lugar na vasta internet, no começo fazia a coisa manjada que aprenderam com os "amiguinho" japoneses: copiar, fazer uns pedaços de lata se juntarem e... TCHARÃ! Está lá uma chapa em cima de quatro rodas, andando. Na verdade, os caras não tinham nem tecnologia pra isso. Então, faziam acordo com montadoras japonesas, como a Mitsubishi, para fornecimento de motores, e mais tarde, transferência de tecnologia.
Como todo bom judeu, os coreanos só se importavam em fazer números, dinheiro, em vez de pensar em algo a longo prazo. Isto é, faziam umas merdas sem noção que eram motivo de piadas entre "povos mais avançados", como os americanos, que não enguliram nem aquele bom e velho Hyundai Elantra. Os caras tinham uma porrada de gente na diretoria que não entendia absolutamente nada do negócio de engenharia. Não duvido nada que deveriam estar lá só o padrinho, a mãe, o sobrinho, filho, neto e etc do fundador da bagaceira toda.

(Lembra dessa carroça? Era a melhor coisa que conseguiam produzir, até um tempo atrás!)

Mas mesmo assim, com a visão de negócios totalmente distorcida, os coreanos iam tocando a vida - claramente ajudados pelo mega-protecionismo que os governantes da nação fazem desde que eu sou gente.
A vida vai indo, indo, indo, até que uma bomba cai nas mãos dos coreanos: a crise de 1998, que quase implodiu, financeiramente, essa terra cheia de gente de olhos puxados. Como a economia coreana se baseia em expotação, os negócios foram todos pro ralo. Consequentemente, a dos carros também. A Hyundai tomou uma porrada grande, mas não foi suficiente para soterrá-la e mandá-la para o limbo. Ficou que nem lutador de boxe depois de tomar umas trinta bofetadas seguidas na cara, meio tonto... sabe como é?
Para salvar o que restou de outra montadora, a KIA, a Hyundai absorveu a outra e virou Hyundai-KIA. Elas continuam com negócios separados, mas no papel são a mesma empresa.

PS: no Brasil, elas são empresas diferentes, já que antes de a Hyundai comprá-la, ela já existia. E como tinha dívidas bizonhas, a Hyundai não quis arcar com a merda alheia. Então, são empresas diferentes em território tupiniquim.

Daí, parece que o neto do fundador da empresa-mãe resolveu assumir o comando da parada. Mandou todos aqueles parentes para o quinto dos infernos e colocou na diretoria gente que realmente entendi da coisa: engenheiros. Então, foi lá o maluco investir em QUALIDADE, não em QUANTIDADE.
E deu no que deu: a Hyundai hoje está assustando Deus e o mundo... quero dizer, todas as grandes marcas já muito bem instaladas no mundo e ganhando rios de dinheiro (principalmente no Brasil, já que nego vende um Volks Gol por 30 mil reais! Que mundo é esse, meu Deus!).
Obviamente, os caras não cresceram da noite pro dia. Primeiro, investiram em carros competentes, contratando gente que sabe desenhar bem, fazer um carro de ponta, que não quebra a cada arrancada. Segundo, esse preço bacaninha que vocês vêem no Brasil é por conta do subsídio que o governo coreano dá para que as empresas possam exportar. Isto é: com essa facilidade, eles podem vender a preço mais baixo. Com isso, eles podem vender mais e arrecadar mais dinheiro.

Resumindo, os caras viraram os verdadeiros judeus da Ásia: esses coreanos sabem fazer negócio! Putz...

O negócio por aqui é tão chique que coreano troca de carro como se trocasse de roupa.
Um colega coreano do laboratório tinha uma caravana. Meio velhinha, mas tudo bem... afinal, o cara é estudante. Um dia o trosso resolveu a dar uns problemas. O que ele fez: analizou, viu que ia ser um pouco chato para consertar, tomar muito tempo dele. Vendeu a buginganga e comprou um Hyundai i30. Aaaaaah, mole assim? Pois é... esse "lixo de carro econômico" daqui vale pouco mais de 13 mil dólares. Assim até eu compro...

Mas, claro, ainda tem umas bizarrisses como a da foto seguinte, que deve ser da época que os diretores ainda andavam meio devagar e só pensavam em tirar o seu montante ($$$) da empresa

 
 (Hyundai "Bolinha" - nem no Brasil dá pra vender uma merda dessa! Fala sério.. que coisa feia do demônio!)

Logo depois da Hyundai, em a KIA.
Apesar dela ter sido comprada pela Hyundai, as duas competem entre si pela maior parte do comércio de carros da Coreia.
Aí está o novo modelo dos meninos, em primeira mão, que um dia vai sair no Brasil

(Nova geração de um carrinho famoso: o Sportage)

Logo, vem os amiguinhos Samsung-Renault.
Pra você, que achava que faltava algo para a Samsung, agora não vai ter mais dúvidas. Na Coreia, a Samsung está em nome de hotel, privada de banheiro, ruas, estação de metrô, chips, mp3 player, notebook, cimento, engenharia... e agora o que você não sabia: os caras também fazem CARRO! Isso mesmo! Num tempo aí que eu não sei, eles já davam os seus passos, na carona da Hyundai. Mas parece que eles não andavam bem das pernas com tantas crises e a Renault entrou com dinheiro, comprando parte da empresa.
Hoje em dia, ela continua sendo uma empresa estável, com muito capital coreano.. mas que também vende modelos da Renault.

Também existe a não tão famosa assim Ssangyoung (쌍용자동차).
Como todas as outras, passou por umas tempestades, foi bastante sacaneada pelea Crise de 1998. Por causa disso, veio o capital chinês e PIMBA, comprou 51% das ações da parte de carros (porque na verdade, a Ssangyoung também é uma chaebol das GRANDES). Tudo estava bem, aparentemente... e como tudo acontece tão de repente, veio a diretoria e anunciou que a empresa QUEBROU em 2009. Simples assim. Pediu, na Suprema Corte de Seul, aquele famoso pedido anti-quebra total que muitas grandes empresas fazem para ter uma sobrevida no mundo corporativo. No ano passado, teve um rombo (isto quer dizer, saldo negativo) de 200 e tantos milhões de dólares. Esse ano foram "só" 20 milhões! hahaha! Parece até piada, mas o governo ainda continua mantendo para que não haja um colapso na economia. Já rolou greve, ateamento de fogos, paralização e um bando de coisa: realmente, coreano sabe como fazer uma farra! Hehe.

 (Um Ssangyoung meio das antigas...)

Mas hoje em dia, carro é carro... tudo na mesma. O importante é saber que eles estão fazendo bem feito e bem barato.

(As três marcas "em ação": Samsung-Renault, KIA e Hyundai)

Bom para nós!

9 comentários:

  1. Cara não desanima não ... seus post são interessantes e hilários ... judeus coreanos rsrsrrs, abraços .

    ResponderExcluir
  2. Car*lho! Pouco mais de 13 mil dólares por um i30?
    Aqui no Brasil tá por uns 56 mil reais, e já é barato frente à concorrência que anda tudo na casa dos 70 mil...
    Pior é a Samsung que nem pra nós, funcionários, dá um descontinho decente na lista de produtos que passa mais ou menos uma vez por ano...
    Acho que vou embora pro Canadá.

    ResponderExcluir
  3. Ah, só pra constar, mandou bem no post! Também sou meio fanático por carros, apesar de ser computeiro...

    ResponderExcluir
  4. E voce nao falou da GM Daewoo por que?

    ResponderExcluir
  5. E o que mais me impressiona é os carros coreanos são baratos (pra gente), mas não são tão baratos quanto PODERIAM ser! Sabe esses preços mais baixos da Hyundai no Brasil? Quem paga a conta são os coreanos aqui! A Hyundai faz o mesmo com alguns modelos nos EUA. O preço lá consegue ser ainda mais baixo que na Coreia. A estratégia deles é popularizar esses carros em outros países, transferindo o preço pros corebas pagarem (sem saber, claro), e depois que já tiverem consolidado a marca no exterior, vão normalizando os preços aos pouquinhos. Tem uns setores aqui na Coreia que estão p*** com a Hyundai por causa disso, afinal eles estão pagando pros americanos terem carros baratinhos...

    ResponderExcluir
  6. pois eh, gu!!! resumiu bem o conto da coreia... essa eh a historia de quase todo chaebol aqui.... eu so finalizaria dizendo que quem ganha sao os coreanos, mais do que a gente... pq aquele carro feio que vc mostrou, nao eh nada perto das nossas latas velha....o myung chul ficou ate meio impressionado com tanto carro velho... afinal tem muita brasillia e fusca nas ruas ainda,ne:!
    bjos

    ResponderExcluir
  7. mulher comentando sobre carro é foda...mas estes faróis traseiros ALTOS não são muito aceitos no Brasil... mas os caras bam bam bam já devem saber disso...
    Vou ter que sair, pq até coreanos tem almoção de Domingo com a família! Não é uma macarronada como gostaria, mas tá valendo. Vai guimti mesmo. E dá-lhe listerine depois!
    De noite volto para dissecar o seu blog que conheci hoje por acaso e estou adorando ler.
    E olha, Gustavo, sou super crítica (=chata) por isso vou sempre fazer estes comments homéricos, viu! Posso? Me aguenta? abraços, Stella II

    ResponderExcluir
  8. Hmmm. A GM Daewoo é agora GM Korea. E também faltou citar a caçula da turma: a SsangYong. Pelo nome dela, vai ser a eterna Yo(u)ng da turma... A menos que a Mahindra consiga superar com uma força titânica.

    ResponderExcluir
  9. Putz! Falha minha. Eu só percebi agora que a SsangYong já tinha sido citada no texto. Infelizmente, não é possível editar posts anteriores.

    ResponderExcluir