Aqui na Coreia e muito comum, quando eu saio pelas ruas, ser PARADO nas ruas e perguntado de onde eu venho.
Alias, em qualquer lugar. Se eu uso taxi, entao, faco a festa dos taxistas. A maioria deles sao fas de uma conversa, principalmente com gringo. Nao importa se voce fala coreano ou nao, contanto que voces possam se entender (ou nao), estara tudo resolvido pra ele! =P
Para nao variar muito (!), as primeiras reacoes que eu ouco sao "Soccer.. sambaaa.. carnaval..!". Um dia desses, eu estava de taxi com o Henrique e fiquei de saco cheio do cara me chateando com Pele e tudo mais, entao eu perguntei: "What about Park Ji-Song?".
Não precisei de um segundo para ouvir um "Wowwww~ Ele é o melhor jogador coreano! Manchester United! Manchester United!" (tudo isso com o acento maravilhoso que a maioria dos coreanos, que não dominam muito bem a língua inglesa, têm).
De vez em nunca eu leio um blog bem conhecido que traduz reportagens em língua coreana, de jornais sul-coreanos, para o inglês. Em algumas postagens, ele coloca o TOP10 de pesquisas no Naver.com, uma espécie de Google da Coreia do Sul. Adivinha quem está lá, principalmente durante a temporada do futebol inglês? Claro, o Magic Park! =P
Acho que todos já chegaram a mesma conclusão que eu, mas eu vou expressá-la através do blog, queiram ou não! E o momento é este.
É visível a razão do Manchester United, clube poderosíssimo, contratar o cabeçudo do Park. E não é por sua habilidade. Simplesmente DINHEIRO. Sim, pagam o cara para atuar de VEZ EM NUNCA. Ele raramente é titular naquele time. Tá bom, os fãs coreanos podem vir com a desculpinha esfarrapada "Ah, mas ninguém no ManU é titular. O Ferguson sempre muda alguém". Pode atééééé parecer verdade, mas na minha opinião a contratação dele é marketing puro. O cara já está lá faz um tempinho (uns 3 anos) e o que tem de anúncio desde que ele virou o Top Player da Coreia não é brincadeira.
Nas lojas da Nike, NUNCA, JAMAIS, NEVER irá faltar algum produto que envolve os nomes "Manchester United" e "Park Ji-Song". É quase lei. Eu não sei porquê justo lá, mas em Suwon tem até rua com o nome do maluco. Pense no sucesso que esse pedreiro faz por aqui. Ele é unanimidade entre qualquer coreano, até entre as meninas que não sabem bulhufas de futebol.
Depois que o Manchester United vem fazer um "Asian Tour" você entende o porquê da contratação dele. Não é só por causa dos jogadores gringos que o time inglês leva milhares aos estádios da Ásia, principalmente da Coreia do Sul. Ele também tem um nome especial: o tio Park. Assim como no Brasil, em jogos ficam aqueles parasitas do lado de fora tentando te vender vuvuzeta, bandeira, camiseta (do Park). Fora os reporteres de televisão ou rádio querendo que os gringos falem que adoram a Coreia do Sul! Haha. É uma palhaçada só! É engraçado, até!
Mas vamos voltar ao tópico dos "parques"! =P
Desde que o Manchester United contratou o único jogador de olhos puxados em exercício (atualmente, pois antes havia outro coreano no Tottenhan) na Liga Inglesa, o que rola de grana nos cofres do Manchester United não é brincadeira. Assim que eles conseguem ter tanto dinheiro (obviamente não é só dessa maneira, pois também há o patrocínio descomunal que eles conseguem).
A adoração dos coreanos pelo "Parque" é tão grande que só existe espaço para ele na mídia. É só o tiozinho cabeçudo jogar por 2 minutos, e os jornais sul-coreanos já comentam sobre o jogo como se o Park tivesse jogado os 90 minutos e feito dez gols nessa mesma partida.
Antes de viajar para a China, eu fui a Busan tirar meu visto. Lá, encontrei a Ivonne, de El Salvador, e almoçamos juntos lá perto da Busan National University. Como é uma área universitária, então tem milhares de lojas direcionadas nós, jovens. Para não variar, existia uma foto BEM grande na frente da loja da Nike com ninguém menos que o respeitável "presidente coreano" Park Ji-Song.
(Rua com a loja da Nike e o Park, em Busan - tirada por telefone em Agosto, 2009)
Espero que eles tentem produzir melhores jogadores nos próximos anos, porque o tanto que eles tem investido em futebol (com muito dinheiro, claro), não é brincadeira. Eu já ouvi falar que tem muitos brasileiros, principalmente, jogando e treinando coreanos. Vamos ver se um dia eles se livram desse nome viral!! Haha
Finalmente eu estou dando o meu ar da graça novamente... por incentivo ou impulso do Henrique. Mas a questão é que eu não estava muito inspirado esses dias... e eu gosto de escrever quando eu me sinto inspirado para falar alguma coisa. Mas como eu me sinto bem pra postar, vamos ao que interessa.
Há muito eu queria escrever um post sobre música coreana, mas tinha que recolher mais pesquisa para que o meu trabalho fosse consistente e vocês pudessem desfrutar de um bom resultado jornalístico! =P
Desde que eu cheguei na Coreia do Sul, eu fui mutilado, fuzilado, apedrejado com todo o tipo de K-Pop possível, o que inclue nada menos que trossentas boy ou girl bands... Se você acha que já estaria livre dos Backstreet Boys, N'Sync ou até o brasileiro Broz, na Coreia você entrará em um pesadelo sem fim. No Brasil a gente ouvia boy-girl bands de todos os cantos do mundo. Portanto, pelo menos a gente podia contar quantas merdas chegavam em terras tupiniquins. Mas a Coreia tem uma verdadeira FÁBRICA desses vírus altamente destrutivos. Quando eles entram no seu ouvido, é meio impossível tirar até que você seja infectado pelo próximo vírus, e assim vai. Pode esquecer a possibilidade de permanecer saudável por pelo menos uma semana. Ao menos que você se tranque em um arroizal como a minha cidade, 천안 (Cheonan). Mentira, essas pragas estão em qualquer canto desta península!
Isso te assusta? Calma, você ainda não viu nada! O pior ainda está por vir.
Existe um grupo de produção musical chamado JYP Entertainment. Essa empresa é a responsável por toda a bosta auditiva produzida na Coreia. Na minha humilde opinião, esse grupo consegue alavancar qualquer vírus pelo simples fato de o dono (Park Jin Young - 박진영) ter feito um pacto com o demônio. Aliás, essa é a única explicação racional para a coreanada gostar de tudo o que eles produzem. Obviamente, essa minha teoria é bem especulativa.
Um parêntesis: o inglês é uma obcessão dos coreanos. E isso se reflete até nas músicas (falo pelo k-pop), que SEMPRE tem que ter alguma palavra, pelo menos uma, em inglês. É serio. Pode notar que em toda música há algum elemnto "gringo". É meio que regra. Talvez até faz parecer mais elegante (minha segunda tese de estudo sobre música coreana! Haha). Mas tem vezes que eles pisam na bola feio, até mesmo com a pronúncia. Credo.
Aí vão alguns dos "sucessos" que alcançaram os meus ouvidos durante o primeiro ano de Coreia:
1. Wonder Girls
Essas meninas vieram para aterrorizar já de cara. Uns tempos (menos de um mês, talvez) depois de chegar na Coreia, eu fui visitar a Yonsei University (연세대학교), onde rolava uma festinha chamada AKARAKA. Essa festinha é a reunião de todas as tralhas hypes da Coreia naquele dado momento. E elas eram a atração principal.
Aliás, tenho que abrir um parêntesis para comentar sobre isso. Na Coreia, as maiores universidades promovem shows com as celebridades coreanas do momento, como esse AKARAKA. Coisas que a gente nunca veria no Brasil, como.. o Skank ali na sua escola ou faculdade, rola na Coreia. Bem, eu acho isso o máximo, significando que o mundo do entretenimento pode chegar a qualquer lugar e a qualquer hora, DE GRAÇA. Tudo para que você fique abobado, psicologicamente atormentado, alienado, pulando de ponta-cabeça e faça o que o grupo JYP quer: enfiar esses K-POPs na sua cabeça e te fazer escravo pelo resto da vida. O que eles ganham? Muito mais do que simples fama. Tudo o que as celebridades vestem e fazem, a coreanada (homem e mulher) seguem com uma fidelidade sem noção. Portanto, fazer esse tipo de coisa dá um retorno econômico GIGANTESCO. Quanto mais gente ouvindo, melhor. Portanto, eles fazem isso chegar a qualquer lugar, a qualquer custo.
Wonder Girls - So Hot
2. Son Dam Bi
Bem, essa lindona não emplacou tanto quanto as de cima, mas fez uma febre danada. Ela já foi fazer show na ex-cidade do meu companheiro Henrique, Cheongju, que é um buraco no meio do buraco. Isso faz você compreender as ambições das celebridades aqui na Coreia.
3. Big Bang
Essa é uma banda que já está nas "paradas de sucesso" faz muito tempo, carregando prêmios e mais prêmios nas costas. E esse nome do mau atravessou as fronteiras coreanas, chegando até mesmo ao Japão. Os caras também fazem muito sucesso na terra dos japorongas, mostrando assim o fluxo inverso de influência "cultural". Antes, absolutamente TUDO que vinha do Japão influenciava a Ásia por inteiro. Hoje, a Coreia está tomando boa parte da fatia que era de Toquio.
4. Brown Eyed Girls
Uma simples cópia das Wonder Girls, com elementos "hip-hop", que os coreanos tanto gostam. Embalaram vááááários sucessos, como as WG.
5. SNSD (Girls Generation)
Surgiram na mídia como a próxima mania, depois das "bombásticas" Wonder Girls, mas eu acho que elas afrouxaram um pouquinho. Tanto que já foram pra área das novelinhas, fazendo algumas aparições. Eu ouvi falar que quando as cantoras ou grupos começam a ir pro lado da televisão, é porque a "época" delas cantando já passou, ou está em decadência.
6. 2NE1
Essas estão nas paradas de sucesso desde o lançamento do primeiro "mini-álbum", e já embalaram uma nova coisa que apurrinha meus ouvidos toda vez que passo perto de algum karaoke ou lojinha de vender telefones.. eu sei que essas estão fazendo um sucesso, e acho que vão alcançar o nível viral das Wonder Girls.
(Ó a versão "Bob Marley" da mesma música... essas coreanas, vou te contar viu! Sem comentários!)
O resto, galera... tem muita coisa nessa Coreia que eu poderia botar nesse TOP "Um Bilhão", mas é tanto lixo que nem vale a pena pesquisar. Estou só escrevendo os que eu me lembro no momento e marcaram esse MEU ANO. Obviamente, há outros que recentemente estavam na mídia... mas eu não escutava tanto.
O jeito de a brasileira seguir esses "fenômenos musicais" é através dos sites sobre K-POP e do ranking oficial de todas as merdas existentes, o KBS World. KBS é a emissora pública da Coreia (Korea Broadcasting Station). Caso alguém queira saber mais sobre como deteriorar suas cabeças com vírus e mais vírus, podem clicar aqui. Mas cuidado, porque esse negócio é perigoso.
Vamos falar agora do Rei!
Todos sabem que o nosso Rei é o Roberto Carlos. Aqui há um Roberto Carlos, que já foi do "rock da pesada", que protestava contra tudo e todos em suas letras, mas que agora achou melhor ir para o lado romântico da coisa. Eis que lhes apresento o excelentíssimo Lee Seung Chul (이승철). Este é um dos cantores mais famosos de todos os tempos na Coreia. Claro que ele já é bem tiozão, mas você pode perguntar à qualquer geração que todos saberão te dizer quem é este fenômeno. Todas as tiazinhas se derretem por esse cabra, que sempre fala de amor, amor e mais amor. O rapaz não se cansa não. E é isso que elas querem ouvir, então... Segundo os coreanos que são meus amigos, cante uma música do Roberto Carlos coreano (Lee Seung Chul) e terás a mulher aos seus pés. Nunca tentei, mas espero que essa fórmula funcione.
Aí vai um de seus sucessos que eu conheço:
1. Scream (소리쳐 - Sorichyeo)
Essa música foi apresentada a minha pessoa através de ninguém menos que o Henrique. Estava na casa dele, quando ainda vivia em Cheongju, e havia comentado sobre uma aula que tinha que era de cantar uma canção coreana. Ele me colocou para ouvi-la e logo me apaixonei por ela. Tanto que quando teve um Contest na minha universidade, eu cantei e toquei no violão essa música. Não precisam dizer que foi um desastre, já que eu não tinha decorado as cifras, nem a letra! =P
2. I Love you (사랑한다 - Saraghanda)
Essa é "A" música para fazer uma coreaninha gamar em você. Está aí a receita de sucesso! Aprenda com o mestre Lee Seung Chul! Haha!
3. Can you hear me (듣고 있나요 - deudgo inayo)
4. That person is not here again (그런 사람 또 없습니다 - Geuroen Saram ddo Eobsseubnida)
Quem quiser saber mais sobre este verdadeiro rei das cantadas ao estilo coreano, pode acessar o site do super: www.leeseungchul.co.kr
Agora vamos partir para o momento trash da música coreana: o estilo tiozão.
Não sei se vocês sabem, mas coreanos simplesmente ADORAM cantar. Elestem esse punhado de karaokes justamente morrem de paixão pelo microfone. É quase que uma profissão, sem limite mínimo e máximo de idade. Desde os menininhos de 3 anos até os idosos vão para um karaoke.. Sem falar que quase TODO coreano sabe cantar bem, muito bem. Eu nunca vi um com uma voz ruim.. eles são simplesmente excelentes. Mas as músicas, já não posso dizer o mesmo. Algumas são engraçadas, outras são simplesmente terríveis. Não me dá nenhum gosto de passar 1 minuto sequer ouvindo a coisa. Na minha humilde opinião, é pior do que ouvir os bregas do Reginaldo Rossi. Pelo amor de Deus... que Ele salve a Coreia e nossos ouvidos! O pior é que, por enquanto, quem está na Coreia e tem uma televisão em casa não tem escapatória. Existem canais com quase 24 horas de cobertura desse tipo de música. Quero ver quem sustenta esse canal, porque eu espero sinceramente que o IBOPE não seja muito alto. Senão, é a comprovação de que os coreanos têm mal gosto por música. Mas envio para vocês uma pitadinha do que é o "Movimento Tiozão", achados no Youtube (infelizmente foi invadido por essas coisas bizonhas do mundo coreano).
1. Tiozão cantando
2. Tiazinha cantando
Sente a empolgação das vovós! Elas gostam disso MESMO!
3. Música famosa (호랑나비)
A música acima eu ouvi diversas vezes. Não consigo achar a versão de um cantor, mas nesse Contest o cara foi bem.
Bem, este é um resumo do resumo de muita coisa que eu tenho visto pela Coreia afora. Espero que não fiquem decepcionados! Porque... o vírus já entrou no meu ouvido e está me destruindo~! Haha! Eu já estou bem adepto das bostas coreanas, então se cuide para não pegar essa doença.
PS: antes que venham mundos de reclamações, xingamentos e etc via comentários, esta é a MINHA opinião. Respeite-a, assim como eu respeito a sua existência.
Aproveitando o ritmo de comidas que o Henrique postou no blog dele, eu vou escrever sobre um tópico que já estava programado para algum dia na minha vida, só não sei quando postaria. Afinal, vocês nunca comentam nessa joça. Agora que eu estou "trabalhando" que vocês tem que funcionar, márditos!
Na semana passada eu estive em Seul, depois do Workshop bacana dado pelo PCNB - Presidential Council on Nation Branding (um dia eu também falo MAIS sobre isso!), visitando uns amigos coreanos gente fina, que sempre me dão do bom e do melhor quando eu os visito (interesseiro, não?). Como já estava tarde, fomos comer em um restaurante perto da casa dele. Então o cidadão dos olhos puxados pensou: "Bora comer makchang (막창)?". Eu, na inocência, respondi que sim. Daí, o Steven (nome gringo dele) fez uma observação: "Humm... acho que você não vai conseguir comer isso, porque é meio... bem, nem todo mundo pode comer! Principalmente estrangeiros!".Porém, uma resposta rápida me veio a cabeça: "se eu como até a bomba do kimchi (김치), o que tem de mal no makchang?". Depois de tentar convencê-lo de que a melhor opção era me levar para um restaurante onde servissem esse apetrecho antes que eu desse umas bicudas nele, descemos de seu prédio e caminhamos em direção ao lugar.Ao chegar, sentamos e pedimos a parada. Como sempre, ganhamos um service por ter um "gringo na mesa". Aliás, vou abrir um parêntesis. Muitos lugares na Coreia do Sul dão uma espécie de presente (service - 서비스) porque tem alguma pessoa especial, muitas vezes somente pelo fato de sermos estrangeiros temos esse service. Voltando ao assunto, o garçom colocou o prato na mesa. Aí que o Steven foi me explicar no que consistia a comida. É simplesmente o INTESTINO GROSSO do porco. Sim, meus filhos, os coreanos comem coisas esquisitas. Mas não é que a bagaça é boa?! Eu, pelo menos, adorei!Galera, quem estiver por esses cantos ou viver perto de alguma Korea Town ou na própria Coreia, tente experimentar com Soju! Sem frescura, por favor!
(makchang e seus side-dishes.. acompanhado, obviamente, pela garrafa de soju)
PS: ouvi dizer que makchang é bem tradicional de Daegu, minha antiga cidade. Se deliciem! =)
Aeeeeeeeeeeee... bem, esse eh um post bem rapido e temporario pra avisar que... eu ainda nao morri! Soh que eu nao tive tempo habil (preguica) de escrever no blog que eu estava indo pra China... e voltava soh em 2 semanas! Bem, cheguei de viagem e estou na casa do Henrique, usando sua casa como minha hospedagem temporaria. Depois eu termino o meu post, que alias... tem muitos mais por vir! Jah estah tudo engatinhado.
(PS: tenho uma explicacao para nao ter postado lah da China. BLOGGER, Twitter, Facebook e outras engenhocas da internet sao BLOQUEADAS em territorio chines! Isso mesmo... por isso eu nao podia acessar o meu blog e sair postando de lah mesmo! Fazer oq... esse eh o comunismo! aeee!)
Bem... estou feliz em voltar pra Coreia.. e depois voces me farao felizes comentando nos meus futuros posts!
Um abraco para aqueles que sentiram falta dos meus posts! haha!