domingo, 28 de junho de 2009

PCNB e afins

(voltei com os acentos em português)

Essa sexta-feira eu (e mais trezentas pessoas) fui convidado para participar de uma parada do Governo sul-coreano. Bem, a parada está descrita em detalhes pelo senhor Henrique (acho que não preciso mais ficar fazendo propaganda do seu blog, né! Haha!), que se deu ao trabalho até de traduzir a cartilha que a gente ganhou.
Bem, para quem não está afim de ler o blog dele, o que rolou é o seguinte: os homens de gravata da Coreia não têm nada pra fazer com o dinheiro que os cidadãos coreanos tanto suam para ganhar. Então, para fingir que estão fazendo alguma coisa, inventaram a palhaçada de divulgar esse país para o resto do mundo. Adivinha qual a iniciativa "muito das inteligentes" que eles arranjaram: a internet, mais especificamente, os blogs, que varam os computadores alheios de todo o mundo, como esse daqui. Só que esse daqui só escreve podridões, então não pode ser tomado exatamente como um modelo que o "Presidential Councial on Nation Branding" (esse é o nome da bagaça) quer. Mas acho que vocês entenderam o que eu quis dizer, não?
Fomos "convocados" com uma proposta que parecia ser legal, pelo menos por e-mail. Quando eu cheguei lá, não senti muita firmeza no que eles pretendiam. Mas isso se deve a dois fatores:

1. coreano é meio esquisito na hora de "desenrolar a história";
2. eu cheguei atrasado na parada (justificativa já famosa: "somos latinos");
3. o meu coreano não é tão pomposo para entender mais de 30% do que eles falam.

Daí vocês tiram o porquê que eu achei esse evento uma bosta imunda que só gasta dinheiro da população, né?
Na verdade nem foi tão horrível assim por alguns outros pontos: fui pra Seul de KTX totalmente patrocinado pelo evento (pegar KTX se tornou uma lenda para mim, depois do primeiro mês por aqui), ganhei lanchinho, boné e camisa no maior estilo brega. Bem, um "super-evento".
Mas calma, galera... vocês tem que entender que a proposta deste blog é falar tudo de mal da Coreia... huhu! Mentira, só estou brincando.

Mas na real, não vi nenhuma utilidade no que eles propuseram. E além do mais, esse "serviço" deveria estar a cargo do Ministério do Turismo ou das Relações Exteriores (do jeito que é feito no Brasil), não pelo poder Executivo. Coisa esquisita... por isso que eu disse que é meio perda de dinheiro. Mas cada um perde do jeito que quer, né... só precisa escolher o método. O dos brasileiros é a corrupção sem noção, a dos coreanos é a falta de eficiência em algumas propostas, gerando gastos desnecessários. Para um país que tem até "Ministério da Unificação", na minha humilde opinião eles conseguem gastar dinheiro em muitas coisas sem muito futuro.

Bem, eu nem falei que as coisas mudaram e MUITO por aqui.
Vamos pensar em linha de tempo normal, já que todos os acontecimentos tiveram consequências em cascata.
Finalmente eu dei adeus ao dormitório. Sim, vocês nunca mais lerão reclamações do tipo "roubaram comida", "alguns coreanos viados me convidaram para tomar banho com eles" ou "tenho que ficar conversando pelado com alguns coreanos". Isso é uma EXCELENTE mudança, muito positiva.
Porém, a querida primavera acabou. E começou o verão. Sol, praia, mar, biquinis..? Não exatamente! =( Como eu não moro em uma cidade litorânea, eu só posso ter a primeira parte: o Sol. Todos os dias me dá vontade de xingar (e muito) todos que estão a minha frente por causa do calor absurdo que faz nessa cidade. Putz, não tinha como retirar todas as montanhas que cercam essa cidade e deixar o clima mais arejado não? Caramba... eu estou ficando meio aborrecido de tomar uns 4 banhos (gelados) por dia para tirar o suor que encobre o meu corpo enquanto eu ando por 200 metros nas ruas de Daegu. Aqui, mesmo ficando parado, você morre de calor. Quer dizer, pelo menos estou falando por experiência própria. Acho que eu, que sou de Brasília e vivo naquele cão de cidade, encontrei um lugar pior que aquilo.
Alguém já viu o filme "O Inferno de Dante"? Pois só foi a merda do verão coreano chegar que eu ando pensando que o criador do filme não andou pesquisando uma cidade melhor para descrever o que é realmente o inferno. Há dez meses, sem querer, encontrei o inferno. Espero que vocês não o encontrem! =) Está aí a dica para quem quiser ter uma vida normal..
Agora eu estou imaginando a situação das meninas (ou pessoas do sexo feminino em geral) coreanas. Quem as conhece, sabe que as coitadas têm uma necessidade incontrolável de enfiar uma tonelada de maquiagem na cara, seja ela para que finalidade. Em algumas podemos enchergar de longe, outras não. Acho que as deguenses não devem gostar muito dessa época do ano... pois devem viver como verdadeiros sorvetes: se derretendo todas de suor, e a maquiagem indo embora.
Mas o que cargas d'água isso tem a ver com o evento anterior?
Simples: ficar dentro de casa se torna algo impossível de se fazer, a não ser que você seja bonado ($) e[ou possua um ar-condicionado, ventilador... algo que não te faça parecer estar em uma sauna. Não preciso falar nada, né?

E... eu não vou pra Seul, como eu sempre esperava. Lembro daquela história que a civilização coreana se encontra na capital, e somente nela? Pois é, acabou que Deus num quis e fui para um buraco, que é perto da civilização, chamado Cheon-An. Acho que os meus futuros amiguinhos coreanos me pedirão para ajudá-los a tirar leite de vaca, colher kimchi no quintal de casa... essas coisas bem high-tech! Mas em contra-partida, se eu pegar o trem-bala, estou mais perto de Seul do que nunca, estando a somente 36 minutos de distância. Até o metrô da civilização chega até a minha futura cidade. Legal, hein! Bem, melhor sorrir do que chorar. Vamos lá, viver no interior não pode ser tão ruim assim... ou pode! =P
Em dois meses estarei dando adeus a Daegu, à várias pessoas bacanas que eu conheci e a Keimyung, uma universidade com um campus muito legal. Darei lugar a caipiras, vacas, roças e outras coisas mais variadas relacionadas a vida do campo. Grandes idéias, grandes mudanças! Uff.

Bem, hoje eu não estou muito inspirado para escrever no blog porque eu estou muito ocupado fazendo o plano de viagem para China. Sim, meus amigos, vou conhecer outro país bizarro nessa terra.
Até a próxima (cruzem os dedos para que seja rápido! hehe).

3 comentários:

  1. Cara, você é muito preconceituoso com o povo da roça. Saiba que a qualidade de vida é bem melhor e o custo é muito mais baixo! (estou falando em nome de todos os roceiros da Coreia! haha). E não sei por que você menciona as "vacas" da fazenda, porque até hoje eu nunca vi uma vaca ou galinha nesse país. Pelo menos não no sentido literal. Putz... o metrô de Seul chega na sua roça!!! No Brasil nem nas capitais tá chegando direito... rsrs.

    ResponderExcluir
  2. 30% do que eles falam? Sério mesmo? Pode abrir o jogo! VOcê tá aí faz um tempo já certo..? Com certeza entende mais.. pode falar! ^^

    Dei muita risada no seu outro post em que voce fala que a moeda da Coréia do Sul é Repolho e não o Won. :P Ri por uns 5 minutos daquilo.

    Mas conta mais da experiencia de estar aí do outro lado do mundo... voce recomendaria pra outro brasileiro fazer isso? Se arrepende? Gosta? Odeia?

    Abração!

    ResponderExcluir
  3. Gu,
    o seu blog me faz rir muuuuuuuuito....
    parece que estou te escutando falar... o humo eh unico....
    vc ta do meu lado e eu nao to conseguindo escrever mais comentarios unicos... entao vai ficar pra mais tarde...
    pq vc esta me desabafando a vida...
    bjos

    ResponderExcluir