segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Já há algum tempo (na época em que já existia internet "de gente" no Brasil), comecei a fazer uso dos torrents, famosos arquivos que usam o protocolo P2P para o benefício geral desse mundão de Deus. E há algum tempo (talvez desde que cheguei na Coreia) encontrei um site chamado AvistaZ. Esse site disponibiliza simplesmente tudo de mais novo que existe nas tabelas de filmes asiáticos, sem excessão ao coreano.
No tempo em que me registrei, puxei um filmezinho e parei. Como o perfil do usuário é mantido mediante a média de seeders e leechers, ele acabou ficando no vermelho e quase desativado.
Faz umas duas ou três semanas que resolvi dar uma idazinha no site novamente, na vontade quase maluca de ir atrás de um trailer que tinha visto na televisão coreana e não existia naquele antigo site que já até postei aqui (mysoju.com).
Então, depois de hoje, resolvi que vou também atualizá-los com mais uma forma de conseguir o que querem, sem a desvantagem de tê-lo como streaming (isto é, para os colecionadores de plantão, vocês poderão baixar o arquivo e fazer um dvd ou sei lá).
Mas na verdade, a minha vontade é ir mais além e sugerir, além de comentar, três ou quatro filmes que eu vi e que recomendaria a vocês dar uma espiada.

1. I am a Dad (난 아빠다)
Eu, na verdade, baixei o filme só pela sinopse oferecida no site de torrent, mesmo. Não tinha nenhuma expectativa, já que nunca tinha ouvido falar nele, exceto por um cartaz que já tinha visto em um cinema aleatório dessa Coreia.
Esse filme mostra que não é só o Brasil que é cheio dos esquemas brutos e corrompidos, mas que é como uns coreanos me dizem: "Olha, Coreia e Brasil são mais parecidos do que você pensa!". E realmente são. Esse filme mostra um pouco do que existe na Coreia: gangues, muita propina, polícia corrupta e sem noção. Mas o mais engraçado de tudo é que esse filme me deu a impressão de que quem escreveu a história tem uma cabeça meio de Maquiavel; isto é, os fins justificam os meios. Não vou sacanear quem queira ver o filme, por isso não vou ir além disso sobre um possível plot.
Mas para quem não sabe BOGAS sobre a Coreia ou não vive aqui, algumas cenas desse filme são mais do que normais: o policial corrupto e o gordinho beberem, por exemplo, até de madruga e depois de os dois já estarem trê-bados, o corrupto ainda faz um convite pra irem a um outro bar qualquer e tomar mais. Típico coreano. Essa galera de olhos puxados parece que não se dá por vencida... tem que morrer no álcool mesmo.
E sim, por mais esquisito que pareça, existem gangues na Coreia. Tanto coreanas, quanto "gringas" (formada por grupos de estrangeiros residentes aqui). Normalmente, os "estranja" são do centro ou sudeste asiático, tais como Vietnã, Usbequistão, Bangladesh, além, claro dos japoneses, chineses e russos (como esquecê-los, não é mesmo?). Esses dias eu mesmo dei de cara com uma gangue, mas... para o meu "azar", nem sabia que era uma. Estava perto da estação de metrô, e vi uma van meio que de polícia, onde tocava umas músicas meio velhinhas. Comecei a olhar, mas nem vi as pessoas por lá. E eis que meu amigo me avisa para não olhar muito, porque são "gangsters". Na verdade, era a primeira vez que eu tinha visto isso na Coreia... então depois  que ele falou para eu não olhar, aí sim que eu fiquei curioso e procurava insistentemente por alguém parecido com o que se vÊ nos filmes coreanos, com tacos de baseball e tudo o mais que tiverem direito.

Bem, eu achei o filme um tanto bom pra assistir com uma pipoquinha ou pizza, nada de anormal. Quando fui procurar sobre o filme, descobri que nego meteu o pau e achou o filme horrível. Ainda bem que eu só li as críticas depois que vi, porque eu não achei o filme tão ruim. Se essa galera "gringa" visse os filmes brasileiros (tirando as mega-produções já conhecidas mundo afora), não teria nem como comparar. Mas enfim... eu nem achei tão ruim assim. Recomendo vê-lo, desde que você não seja um chato com filmes.

("Na-neun... appa-da!")

2. 71: Into the Fire
Esse filme me deu uma boa impressão também pela sinopse oferecida lá naquele site. Na verdade, só depois de vê-lo, que eu fui perceber que um dos personagens principais era um tal de TOP, um "cantor" desses "grupos musicais" extremamente "machos" que (ainda) existem na Coreia. Mas de resto, o filme é bem legalzinho. Não dou, obviamente, nota para as aparições, até porque eu curto muitos filmes bostas; então sou incapaz de ranquear muito bem. Mas só pelo filme ser baseado em fatos reais, já me faz entrar mais no espírito da coisa e pensar no que essa guerra bisonha foi para os pobres meninos da península. Eu mesmo comecei a pensar um pouco e me colocar no lugar destes meninos, que se fosse conosco, brasileiros, estariam somente jogando uma pelada,  pegando uma praia, enquanto os pobres estavam tentando defender uma ideologia e fazer tentar reinar a paz sobre aquela terra. Mas como o bem sempre vence, os ratos cruéis dos comunistas morrem. Óbvio.
Eu gostei mesmo é do estilão do "capitalista rebelde", que não tem cara nem nada de garoto de 17 órfão. Beleza... nem eu acredito! 
Mas a história é boa. E, como já disse, baseada em fatos reais. Vale dar uma olhada, sem desistir no meio do caminho!



3. Memories of a Murder
Finalmente, a razão de eu ter chegado até o fim da internet atrás de filmes coreanos e ter baixado e visto todos esses acima antes de finalmente executar este aqui.
Depois de ter visto o filme em questão na televisão (o trailer, animal), eu nem dei muita pinta. Mas aí, depois, eu estava sem fazer nada e vi uma entrevista de um professor gringo de cinema da Kyunghee Uni falando que o filme coreano que ele mais gosta é exatamente o terceiro da lista desse post. Aí pronto, né. Se o cara falou que é o que mais gostou, não pode ser uma bosta qualquer... apesar de que essa galera tem fama de consumir alucinógenos; portanto, não seria tão decepcionante saber que o filme poderia ter uma chance altíssima de ser uma droga (hehe). Mas nem foi! Pelo contrário... eu particularmente gostei demais, exceto pelo final. Mas na verdade é o que menos vale, pois o filme prende tanta a atenção e, por ser baseado em fatos reais, eu acabei ficando com raiva da situação em si, e não do final cinematográfico. Um filme muito bom para ver com pipoquinha, mas que não pode deixar de grudar o olho. O engraçado é que, mesmo o filme mostrando uma Coreia dos anos 1980, tirando a tecnologia, a "roça" não mudou lá essas coisas. Ainda tem muito arrozeiro daquele jeitinho do filme, com muitos becos e lugarse pra afogar as mágoas.
Baixa com gosto que você não vai se arrepender! :)




4. The Frontline
O último da série de quatro, esse eu acabei de assistir. "Não sei por quê", mas eu tenho muito interesse em assuntos que nenhum coreano (ou quase nenhum) tem interesse, como, por exemplo, Coreia do Norte e a Guerra da Coreia. Obviamente, ter interesse no assunto não quer dizer que eu seja um profundo conhecedor do mesmo. Já cansei de ouvir ou me decepcionar com citações e situações que aconteceram sobre esses dois tópicos.
E eu gostei muito de uma crítica lida por mim em um site terceiro, em que você deveria ler depois (tá, vá... já que você está pirando de curiosidade, clica antes de ver o filme!) para saber mais detalhes, assim como refletir um pouco sobre as (possíveis) razões deste filme ter sido escolhido pelos coreanos para representá-los no Oscar de 2012 na categoria Melhor Filme Estrangeiro.
Realmente, filme de guerra é de apertar o coração.
Mas o pior é uma das últimas falas de um dos principais personagens, na qual ele pergunta qual o sentido da guerra, para o norte-coreano, quem havia capturado 3 anos atrás. A resposta foi, no mínimo, entristecedora: "Eu sabia, mas esqueci.". Isto é: quem estava realmente interessado em guerrear não eram os coreanos, e sim as duas "forças mundiais"
Ainda tem as partes bem "coreanas-viadinhas", que não duvido que aconteça em outros lugares desse mundão perdido. Uma delas é a vontade sem noção dos coreanos homens se travestirem, mesmo que seja por brincadeira. Não sei por qual razão existe essa tara, mas passa até na televisão um programa de humor em que os comediantes estão o tempo todo travestidos. Além deles, em universidades sempre tem um dia em que os estudantes do sexo masculinos se vestem como mulheres. Vá entender o que se passa na cabeça dessa galera. Hahaha o.O
Eu recomendo com todas as forças possíveis que vocês procurem esse filme e vejam quando tiverem tempo para nem poderem parar o filme para atender um mero telefonema.


Bem, acho que esses quatro filmes estão de bom tamanho para o que eu tenho visto ultimamente. Existem outros filmes, mas são meio podres ou de um estilo que eu não gosto. Então, preferi nem citá-los.
De resto, já sabem... vão no site, se inscrevam, e doem "bonus" para o usuário RINGOUCB (esse é o meu perfil!). 

Obrigado e Deus lhes pague :)

16 comentários:

  1. OI Gustavo!!!
    Adorei seu blog, mas queria perguntar uma coisa: você pretende viver ai na Coreia mesmo depois de terminar a faculdade ou pretende voltar para o Brasil?
    Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já estou vivendo o pós-mestrado aqui, dona Sara. Resumindo: não estou indo voltar pro Brazil. Pelo menos mais um tempo por aqui. :)

      Excluir
  2. Que legal! Desejo uma boa sorte!
    Continue postanto, gosto muito de saber as noticias de lá.
    =) abraços

    ResponderExcluir
  3. Hei-de dar uma olhada, Gustavo!
    Tenho aqui o "71: into the Fire" já há algum tempo para ver, mas o tempo tem sido escasso. Devo dar uma olhada este fim-de-semana, aproveito e espreito os outros :)
    Exacto. Deus nos pague a tua conta hahaha :)

    ResponderExcluir
  4. Vou com certeza ver esses filmes.
    Gustavo como é o mercado de trabalho de computação ai na Coréia ? eles dão oportunidades para estrangeiros ?
    abração !

    ResponderExcluir
  5. Boa Gustavo, acompanho seu blog a um tempo e é bom ver que voltou a atualizar ele.

    Já estou "providenciando" esses filmes para assistir, obrigado.

    ResponderExcluir
  6. Ah obrigada pela atualização! Vou ver qto de pontos tenho pra doar.. hehehehe

    ResponderExcluir
  7. Valeu pelas dicas dos filmes. Curto muito os filmes coreanos, principalmente de gangster e terror ahahah. Semana passada assisti a um chamado de "26 Years Diary", em inglês, mas em japonês e coreano ficaram com a mesma tradução: "あなたを忘れない / 너를 잊지 않을거야", de 2007. Uma parceria entre o cinema coreano e japonês, que conta a história de um adolescente coreano que morreu na estação de trem de Shin-Okubo, em Tokyo, quando tentou salvar um japonês bêbado.. Essa história é muito famosa aqui pois, aconteceu de verdade em 2001. Essa é a minha dica para você. Vale a pena, se curte filmes de romance / drama. Curti seu blog. Sucesso aí na Coréia. Também penso em estudar aí, assim que terminar meu trampo aqui no Japão. Abraço!!

    ResponderExcluir
  8. Oi, incluí seu blog no Mundo Pequeno (índice de blogs de brasileiros que moram no exterior). http://www.mundopequeno.com/
    Também estamos no Facebook e no Twitter. Divulgamos diariamente um blog:
    https://www.facebook.com/#!/mundopequeno
    @mundo_pequeno
    http://twitter.com/#!/mundo_pequeno
    Se puder, ajude-nos a divulgar o Mundo Pequeno colocando um selo no teu blog!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  9. Feliz com a sua volta.Não desapareça de novo.
    Conte-nos tudo o que aconteceu por aí.

    ResponderExcluir
  10. Olá , acompanho seu blog a um tempo.
    Não tenho nenhuma pretensão de ir á Coreia , mas tenho muita simpatia pelo país devido aos filmes que assisti.
    Tenho alguns pra te recomendar , apesar de existir a grande possibilidade de vc já ter assistido algum deles.
    Bom pra começar todos os do Chan-Wook Park destacando Saibogujiman kwenchan (I'm a Cyborg and that's Ok ) e Bakjwi(Twirst)2009 .
    Tem também uma comédia bem peculiar chamada Garoojigi (A Tale of Legendary Libido) 2008 de Han-sol Shin.

    ResponderExcluir
  11. Oiiee..
    Bom desde o ano passado acompanho seu blog, fiquei feliz por ter atualizado ele, bom mas parece que você realmente não tem tempo, neh?? Pois já não está atualizando..
    Me diz uma coisa, você fez mestrado em que área? foi fácil arrumar um emprego por ai?

    ResponderExcluir
  12. Sabia que tem muitos filmes "full" coreanos no youtube com legendas em inglês principalmente? Não sao particionados... Suzana

    ResponderExcluir
  13. Olá Gustavo, tudo bem?
    Acabei de ler TODOS os posts do seu blog.^^
    Achei muito legal e aprendi varias coisas também.
    Espero que você continue atualizando o blog. pfv.
    Ate logo!
    -Janiffer ^^;

    ResponderExcluir
  14. ola gostaria de saber se voce tem dados sobre os dramas que passam ai tambem e se sabe se eles disponibilizam eles com legendas em ingles ou japones pois moro no japao e gostaria de acompanhar os dramas mas e muito difici achar as legendas.....
    obrigada

    ResponderExcluir
  15. A paz de Cristo,gostaria de indicar meu blog:willian bugiga e o site:www.convertidos.com.br
    Fique na paz.

    ResponderExcluir