quinta-feira, 3 de março de 2011

Coreia do Norte sim, senhor...

Como é sabido pelo mundo todo, até mesmo pelos mais roceiros, que não são muito "globais", existem duas Coreias: uma não tão famosa, a do Sul, e outra sempre citada, a do Norte.
Pra variar, todo mundo acha que nós, seres viventes na "Coreia", residimos na Coreia do Norte. O hype da Coreia do Norte é tanto que os sulistas pegam pesado com o nation branding pra se mostrarem ao mundo.

(Isso é que é estratégia de branding! Esses marketeiros norte-coreanos me dão muito orgulho! Hehe)

Então... quem mora aqui, sempre recebe aquelas perguntinhas meio encapetadas sobre a cultura, a mulherada e... A COREIA DO NORTE. Ainda mais quando rola aquelas provocações enfezadas por parte do mister Kim. Aí sim o mundo inteiro acha que o pau vai comer (tá bom, que ele comeu em novembro de 2010, mas não foi tão terrorista como a imprensa pintou) e o negócio do regime Kimista volta a ser tópico da Discovery, CNN, BBC e o resto dessa galera que quer jogar as merdas no ventilador.

Eu não sou dessa galera que senta na cadeira e discute quem vive e quem morre (galera das políticas), direitos humanos ou relações internacionais, mas eu me interesso pelo assunto. O problema é que, desde o meio de dezembro, mesmo conhecendo algo, comecei a ficar meio obsecado pela parada.
Comecei a ver vários documentários amadores sobre o assunto, e atrossidades mais bizonhas do que eu sequer imaginava. Parece que fuçar em política é que nem merda ou corpo podre: quanto mais revira, mais fede. E não é só o comunismo que fede não (isso porque eu tinha uns pensamentos meio vermelhos quando estava no 2o grau!)... olha o estrago que o WikiLeaks fez no Ocidente "democrático e honesto". Tem safado sentando na boneca em tudo quanto é lugar.
Mesmo sabendo das atrossidades que são "patrocinadas" pelas potências "donas da verdade" (EUA+Europa) ao longo do tempo, a dinastia Kim me assustou com sua insensibilidade ou incompaixão para com o próximo.
Os Kims sabem como fazer uma merda em grande estilo. Sério.

(O Kim fala que nem o Cebolinha nesse filme, muito bom! Dá-lhe Kiiiiim!)

A série de vídeos que eu tenho só podem ser vistos por maiores de 18 anos, com sangue azul e sem cegueira americana-sem-noção.

1. Inside undercover in North Korea (National Geographic)



Esse doczinho produzido pela National Geographic (eu achava que eles só falavam de animais, vaquinhas, insetos...) foi o primeiro da minha era tarada-aficcionada pelos últimos "comunistas true" do mundo. Foi uma busca meio random que eu fiz no nosso querido deus Youtube, e acabei caindo na versão "resumida" que a BBC (Korea - Out of the North) e CNN fizeram.
A parada se trata da debandada norte-coreana com uma bela ajuda dos crentes sul-coreanos, que se sentiram no dever espiritual de resgatar aquela gente sofrida nas amarras Kim-jong-ilstas. O vídeo vai mostrando todo o processo de um "rebelde" tentar sair na mocó daquele país e se tornar um refugiado em alguma outra parte do mundo. Mas até o cara pegar a carteira "R", ele sofre. Alguns são pegos no caminho, na China ou no "quase yé-yé" (quem conhece o Sérgio Malandro, talvez seja capaz de entender o que eu quis dizer), atravessando alguma fronteira (inter-coreana ou chinesa). E se isso acontece, mermão, é um abraço... tem cada relato que dá calafrios só de pensar em estar naquela situação. Se o ser humano não morrer, ele vai para os campos de trabalho forçado (que, segundo guardas que escaparam de lá, o negócio é quase um campo de concentração, estilão aquele com nome estranho na Áustria dos nazistas) e toma uns esporros corporais e morais.
Enfim, o filme é só pra começar. É tipo um appetizer, só pra você ficar na angústia e pedir pra ver mais.
Extremamente recomendado por Gustavo, um cara das exatas que se anima com esses tópicos nada-a-ver.

Estrelas de recomendação gustaviana: 5

2. Children of the Secret State (Discovery Times)
Esse é o que me tirou do sério sobre o Tio Kim. Quando eu comecei a ver a situação da molecada inocente, pensei durante a sessão comunista: "Válhamedeus! Que merda é essa! Como pode um trosso desse e a galera deixar rolar?" O que me deixava na maior emoção era ver a maluquisse dos caras, entrando e saindo da Coreia na cara de pau (tá bom, nos DÓLARES de pau, também) só para mostrar as imagens que deixa o Kimzão mais doido do que já é.
Com tantas imagens fortes, não é preciso dizer que eu assisti a merda inteira umas duas ou três vezes. Esse sim é que pode-se chamar de documentário pra matar os "coração-mole" de plantão.

Estrelas de recomendação gustaviana: 5

3. Nuclear Nightmare - Understanding North Korea (Spotlight)
Esse é meio que de final, já, não muito direcionado para as coisas que mais me atormentara. Conta mais a velha história da carochinha - Guerra da Coreia, dinastia Kim, armamento nuclear, afrontas aos capitalistas, etc. Ele já traz mais aquela onda "Kim corno, você é o diabo em pessoa! Comunismo é do diabo! Os EUA é que estão certos!", jeito dos americanos alienarem a galera e imortalizarem o jeitão "democrático-liberal" que eles dizem ser.

Estrelas de recomendação gustaviana: 4

4. North Korea, a day in the life


Meio já em clima de apagar as luzes, já que é meio que o mais do mesmo, mas mostrando tudo de uma maneira bem entediosa.

Estrelas de recomendação gustaviana: 2

5. Welcome to North Korea
Também, uma parada mais do mesmo, com o mesmo scripting estilão história da carochinha.

Estrelas de recomendação gustaviana: 3

6. Don't tell my mother (I am in North Korea) - National Geographics Adventure
Esse é um doczito co-produzido pelos franceses da Canal+, num segmento mais para alívio, depois de uma sessão pesada de anti-comunismo pregado na maioria dos outros vídeos. Os comentários são bem engraçados, principalmente quando o cidadão é sarcástico com o guarda-costas dele. Algumas das coisas que me chamaram atenção foi quando um tiozinho raivoso seguidor do Kim tentou dar uma porrada no espanhol... além de uma sala para aprender a atirar nos americanos imperialistas... e um parque de diversões a la Kim. Para quem gosta de um sarcasmo e sacanagem, é uma boa dar uma olhada nesse. Mas não espere muita coisa para sua análise tipo historiadora ou político-científica. É só pra animar e falar: "Tô nem aí! Os americanos e russos que se virem para consertar a cagada que fizeram".

Estrelas de recomendação gustaviana: 5

Por enquanto é isso, apesar de estar procurando mais coisas relacionadas no youtube e torrents da vida. A minha busca está mais focada em como os norte-coreanos que se refugiaram na Coreia do Sul se sentem, porque eu vi e li que a maioria não consegue ter uma vida normal por aqui, mesmo ao lado dos "irmãos" deles. A cultura, totalmente diferente, além do controle do governo sobre tais (para que não corra o risco de se pensar que são espiões ou façam alguma abobrinha), cria uma barreira para a comodidade que eles poderiam ter. Apesar de eles serem todos iguais, eles ainda são tidos pela sociedade sul-coreana como diferentes (dialeto diferente, cabeça diferente, infância diferente), criando um certo repúdio por parte dos sulistas.

Para os malucos tarados em saber sobre a Coreia do Norte, vai dar uma olhada nesses vídeos e não fique mais mer perguntando se aqui é Coreia do Sul ou do Norte! Hehehe.

Fonte para downloads: http://www.thepiratebay.org - melhor fonte de torrents para esses vídeos.

No final, em uma busca googleística, acabei caindo nesse site pró-NK:http://www.yhchang.com/CUNNILINGUS_IN_NORTH_KOREA.html
engraçado!

Divirtam-se com o Kim!

8 comentários:

  1. AEE Texto novo, que beleza!! :)
    Ficou muito bom, deu até vontade
    de ver esse Children of the Secret State, principalmente porque as estrelas de recomendação gustaviana
    foram 5 né

    ResponderExcluir
  2. Hahaha .... muito bom este post! A minha vontade em saber sobre a Coreia do Norte tava só na vontade, mais depois deste post vou entrar na maluquice!

    ResponderExcluir
  3. Oi, faz um tempinho que conheci seu blog através do Nós na Coreia e de vez em quando dou uma olhada.
    Gostei mto do post! Depois que comecei a assitir dramas Coreanos, me apaixonei pela Coreia. Assisti um filme sobre a guerra entre as Coreias muito bom chamado: Welcome To Dongmakgol. Você já viu? Desde então, sempre imaginei como estaria realmente a situação entre elas atualmente. Vou procurar pelos documentários que você indicou.
    "Chincha komawoyo!"
    Ass: Talita

    ResponderExcluir
  4. Uma vez eu vi um no site de videos da revista Vice (www.vbs.tv)um documentário dum americano que conseguiu visto pra filmar lá.Mostra que fecharam uma apresentação num estádio só pra ele, com crianças agitando aqueles papéis e tudo.Tem ele cantando 'Anarchy in UK' num karaoke local, haha!

    ResponderExcluir
  5. A qualidade e o interesse em relatar algo útil e bem bolado pelo seu blog, é fantástica!! Continue nos ajudando dessa maneira descontraída, porém , inteligente. No entanto, notei que sua cabecinha já pagou pau pro comunismo, nada pior para qualquer pessoa. O comunismo, nada mais é do que a democracia aleijada, estrupada e subvertida. Ou seja: quer dar igualdade a todos, só que obrigando todos a serem iguais. Resultado: ditaduras megalomaníacas, que não querem admitir, e não permitem que seu povo admita que já foram derrotados (por si mesmos). Obrigado comunibostas... mas prefiro a "pseudo-democracia".

    ResponderExcluir
  6. Olá Gustavo,
    Eu vou pra Coréia do Sul em 23/abr/2011 e ficar uma semana meio a tarbalho.
    Você pode me contatat pra gentre trocar informações por email wesley.teles@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. Gustavo, vim parar no seu blog justamente procurando conteudo sobre a coreia do norte.
    Estou lendo um livro escrito em 2009 que em inglês chama We have nothing to envy que é MUITO BOM (ao meu ver, é claro). Ele foi feito com os relatos de pessoas que conseguiram escapar do regime e agora vivem na Coreia do Sul, como vc disse que queria saber como essas pessoas se sentem...talvez seja uma boa pra ti.
    Claro, como o livro foi escrito por uma norte-americana há de se descartar um pouquinho das "tintas" mas o livro em si é ótimo, pois contas aspectos humanos do regime, da fome que essas pessoas passaram...e são pessoas de todas as "classes". Tem uma tiazinha que era super super pro regime, tem um cientista, tem jornalista, tem um menino que perdeu os pais...ou seja, vários pontos de vista. Recomendo e vou continuar lendo seu blog. A Coreia para mim, é um lugar que merece estudo, e eu adoro ler.
    Parabens e espero que voce continue escrevendo.

    ResponderExcluir