sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

É Natal, é natal!

Ho ho ho!
Sim, finalmente eu vou tirar a grossa camada de poeira que se empregnou no blog depois de todo esse tempo parado! E logo na véspera de natal! Ó como eu sou legal, estou até dando presente para os parcos leitores que sobraram neste recinto! :)

Em cada natal (já é o terceiro, nas minhas contas) que passo nesse universo único que é o oriente, eu me surpreendo mais. Positivamente e negativamente, claro...! Pra não variar, o frio anda estragando com a minha vida diária, me tornando rarábôjí (할아버지 - vovô) durante todo o inverno coreano. Vou logo me auto-incriminar: eu visto aquelas calçolas por baixo do jeans, para ficar mais quentinho. Pode vir me sacanear, falando que é de velho ou de viado, mas antes ter um desses adjetivos do que morrer com esse clima que afugenta qualquer possibilidade de ter diversão por aqui.

(o objeto da vergonha)

Como vocês devem saber, uma grande parte dos coreanos acreditam em Deus. Outra enorme parte não. Mas acreditar ou não no Papai Noel não faz muita diferença, já que o negócio aqui é CONSUMIR e curtir a data. Portanto, os coreanos aceitam o Natal de braços bem abertos, até demais para quem era de maioria budista até não muito tempo atrás.
(PS: Claro que já rolou até porrada e críticas no governo porque o presida Lee é crente e quis colocar árvore de natal e os caralhos de feriado para o Natal, mas para os budistas, não sobrou muita coisa nessa vida de feriados e comemorações)
As cafeterias e outras milhões de lojas de departamento estão aí para suprir a necessidade capitalista da galera, que mesmo com a Crise 2009/2010, não hesitam em usar o cartão de crédito no limite. 
Eu fico pensando, às vezes, quão reclamão o empresário brasileiro é na hora de um feriado que pode trazer tanto lucro pra ele. Aqui existe SERVICE (no bom português, regalias grátis caso você compre alguma besteira) para tudo quanto é coisa. Hoje mesmo fui comprar o meu presente de natal e eles fizeram a embalagem natalina NA FAIXA pra mim. E não é porque eu sou gringo, imagino eu. Sério, ou eu sou muito ruim de escolher lugar pra comprar, ou isso realmente é difícil de existir no Brasil. Então, empreendedores do meu Brasil varonil, abram o olho e aprendam, mais uma vez, com os coreanos.
Normalmente, os lugares em que a gente gasta dinheiro por aqui já tem um aspecto meio cute, meio viado, como o mundo oriental já é (vide Japão). Na época do Natal, então, o negócio aflora o sentimento rosado dos coreanos e aí salve-se quem puder de tanta purpurina!
Esses dias mesmo eu fui pegar o ônibus 140 para Itaewon e guess what: ele estava todo decorado com apetrechos natalinos... que bonitiiiinho! A mulherada de plantão, então, deve quase virar os olhos de tanta emoção ao ver uma coisa viada fofa ao extremo desse jeito:

(busão desejando "Merry Christmas" em coreano)

(dentro é praticamente um carro alegórico)

(welcome onboard, Houston!)

(Ho ho ho! 메리 크리스마스)

Como parece que a grande maioria dos coreanos (especialmente os ateus/budistas/qualquer outra religião não-cristã) não é muito antenada no verdadeiro significado do Natal, o evento acaba sendo sinônimo de gastança e... NAMORICO, claro! 
Pelo menos no Brasil que eu conheço, as famílias se reúnem, comem juntas, distribuem presentes e etc que todos vocês devem imaginar, talvez fruto da influência européia e estadunidense em nossos lares tropicais. Mas aqui o negócio não funciona bem assim. Dizem os coreanos que eu conheço (não venha aqui para me desmentir caso o seu amiguinho coreano não faça isso!) que o normal é ficar de couple - isto é, em vez de ficar com a família, ficar com o seu namorado, namorada, pegante, amante, whatever - no dia do Natal e levar o parceiro para um restaurante muito bom. A explicação parou no restaurante, mas diz a lenda que nessa época os motéis coreanos estão mega-lotados e faturam que é uma beleza! 
Para quem pensa que coreano é "super-família" e etc, deve ter ficado triste com essa coisa não muito unida deles, né! Haha!

Bem, agora que vocês já puderam ter uma noção do nível da papagaiada, eu vou-me embora!
Feliz Natal a todos os que quiserem receber presentes! :)

7 comentários:

  1. muito bom parabens espero que post mais novidades adorei ^^ bj xau

    ResponderExcluir
  2. Deve esta sendo triste pra ti ai né, tenho muitos amigos coreanos..dou muita risada com o que tu escreves..sou de dourados mato grosso do sul e queria fazer mestrado por ai, sei lá especialização..sou enfermeira..como será que consigo isto..feliz natal ho ho ho

    ResponderExcluir
  3. adorei,continue postando por favor çç

    ResponderExcluir
  4. Ehh Gustavo! Finalmente, hem! Ahaha
    Como prometido aqui estou eu a comentar.
    Não tenho vindo muito à internet (muito trabalho), e olha só: foi realmente uma surpresa ver que tinhas escrito de novo. =)

    Eu uso coisas assim parecidas para proteger do frio também. Aqui não neva, mas tem estado mais frio que o normal. E quem quer saber que figura faz quando o que importa é não morrer de frio? Frio congela a nossa mente, nem pensamos se estamos a fazer uma boa ou má figura. kk

    Relativamente ao natal na Coreia: mais um dia dos namorados, né?
    Eu calculei que eles não dessem muito importância como os ocidentais a esta época, mas não imaginava que ligassem alguma coisa... em jeito um pouco diferente, pois.
    Bem, que se aproveitem os feriados da melhor maneira, seja ela como for. Aaha

    O Natal já foi, mas 2011 vem aí. As coisas não mudam só porque o ano muda, mas que a passagem seja muito boa. :P
    Um abraço, gostei de te ler de novo!!

    ResponderExcluir
  5. literalmente,o peru de natal :)

    ResponderExcluir
  6. Ri demais com este seu post. Alias, com todos os teus posts. Você aparenta ser uma pessoa com um senso de humor mto cativante. Como fã da cultura coreana, eu estou amando este teu site. Só assim pra conhecer as particularidades da Coreia.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Eu vi isso em um dorama uma vez, mas a parte do motel não me era conhecida.
    Como fui tola. Couples, em qualquer parte do mundo, invariavelmente terminam no motel... diz a lenda, né.

    ResponderExcluir