sexta-feira, 25 de março de 2011

Fotos de um inverno comprido na Universidade

Hoje, sexta-feira, para amenizar os ânimos que andam meio a flor da pele nesses tempos, resolvi postar de leve.
Uma sessão fotográfica do último inverno, antes de eu dar uma pausa bruta de 5 semanas por causa de uma viagem ao Sudeste Asiático (que por falar nisso, me salvou desse inverno animal).

Apresento a vocês a universidade em que eu estudo: Korea University of Technology and Education (em coreano: 한국기술교육대학교). Como eu sou um cara insatisfeito desde nascença, não vou falar nada dela, senão eu vou soltar MUITA merda no ventilador. Então, se contentem com as fotos.

Vale lembrar que a universidade está localizada no melhor lugar do mundo: o meio do nada, quase que literalmente. Aos que não conhecem, a chamada KUT se localiza em Cheonan (천안), uma cidade pequenina, porém bastante industrializada, cerca de 150 kilômetros de distância da minha amada Seul. Está perto de um dos lugares mais conhecidos dos coreanos que lembram da Guerra e dos GIs: Pyeongtaek (평택). Mas mesmo assim, depois de chegar na estação de trem da cidade, não é possível ter noção de onde se encontra a universidade. Isto porque a pessoa tem que pegar um ônibus público que demora nada mais, nada menos, que QUARENTA MINUTOS para chegar até o destino final (a universidade). Pense num lugar longe. Na verdade, pega-se o ônibus que vai para uma vila (sim, pelo menos é esse a tradução) perto da cidade. Então, durante as minhas idas, é muito divertido ver o matão, plantação de arroz, mini-vilas que me lembra os anos 60 da Coreia. É imensa a disparidade econômica entre essas micro-vilas e Seul, por exemplo. Até podemos comparar com Cheonan. Mas enfim...

aí está:

(De Seul à Cheonan, via metrô)

Como eu vivo em Seul, esse é o caminho que eu faço, pelo menos, uma vez por semana. Apesar de o trajeto demorar DUAS HORAS, é aguentável. Ainda mais depois de 3 semestres fazendo isso, praticamente. 괜찮아! ^^

(Baldeando pelo metrô)

A estação de Geumjeong, onde eu troco da linha 4 para a linha 1. Essa portinha é boa para os coreanos bêbados, que adoram morrer nas linhas do metrô! :P

(Lugar na Universidade para falar inglês)

Aí está o campão principal, que só é "menos feio" durante o verão. Durante o inverno, fica coberto de neve OU com a grama seca. Ao fundo, o GEC, onde eu trabalhei forçando os coreanos a falarem inglês comigo - nem precisa comentar que era uma situação PENOSA.

(Administração da Universidade)

(Lugar para comprar livros, banco, coffee shop, salão de cabelo, restaurante, etc)

(Onde a coreanada fuma - ao fundo, o restaurante universitário)

(본부관 - Administração)

(A entrada principal da universidade)

A entrada principal da universidade é bem simples, nada ao estilo grego como o da Kyunghee ou monumental como o da Seoul National.


(Shuttle bus)

Se eu tenho sorte, eu consigo pegar esse ônibus DE GRAÇA que vai da universidade e deixa a galera nas cidades de Cheonan e Cheongju.

(1관)

Um dos prédios que a galera aprende alguma coisa na vida. Só tive 3 aulas de coreano neste aí. O resto, foi só no 3관 e 4관.

(Avenida principal)

Ninguém na pista... também, quem manda ir pra universidade no dia 31 de Dezembro! Só meu orientador mesmo pra fazer uma besteira dessa (meu e dos outros coreanos de engenharia que não tem vida própria)


(Entrada)

O que há nos arredores da universidade: alguns apartamentos para estudantes morarem, montanhas para serem escaladas pelos tiozinhos e ... só isso, mesmo.

(Mario World)

Essas plantas já foram jardinadas para imitar o Super Mario. E com neve, ficam mais bonitinhas ainda! :)

(Welcome)

Sim, esse é o mega-portão que recepciona os felicitados que entram na universidade. Baita de um portão, hein... vergonha nacional, frente à outros aqui na Coreia! :D

(Recepcionando)

Taí... até eu, quando cheguei primeira vez na universidade, não percebi que essa era a entrada da universidade! o.O

(Parada de ônibus)

Aí, do outro lado da universidade. E uma menina passando um frio animal só pra mostrar as pernas de chopstick! :)

(7 Eleven)

Acho que um dos centros culturais aqui do lado da universidade, o 7 Eleven, Buy the Way e 김밥천국 fazem "mó sucesso"! Tristeza isso, viu! :S

(Rua principal na frente da uni)

Negócio movimentado...

(Mais do mesmo)

(Arroz, arroz e arroz)

Isso é o que se vê atrás da parada de ônibus: plantações de arroz. Ficou feliz onde eu estudo? Por isso que a galera aqui ganha tanto prêmio de estudos... não tem nenhuma diversão aqui! :D

(Apts)

Uns apartamentos do lado da parada de ônibus... só pra falar que não é tudo arroz!

(Arroz 2x)

Arroooooooooooizal!!!!

(Montanha)

Até hoje eu não sei o nome dessa montanha... mas todos os tiozinhos e coreanos em geral que vivem nessa área já fizeram hiking nela.

(Drama)

É o drama de só ter uma linha de busão que liga a universidade à civilização.

Bem, é isso, galere. Acho que agora vocês vão pensar menos mal da minha pessoa, que reclama até pelos cotovelos! :D

Abraços

18 comentários:

  1. Nossa essa univerdidade digamos e no meio do nada.O que os estudantes fazem pra se divertirem?dormem?Vai me dizer que a paquera não rola solta por ai?
    Vendo suas fotos fiquei com dó da garota de saia,deveria estar sentindo um frio.
    Nossa andei reparando que as coreanas tem mania de magreza e brancura.Cruzes elas mais parecem o Gasparzinho.rsrsrs.
    Boa viagem.Mande noticias.

    ResponderExcluir
  2. Sempre me divirto com seus posts,deveria escrever mais.Acho que assunto não deve faltar afinal os coreanos me parecem tão diferentes de nós.
    Conte pra nos já "pegou" uma coreana?E verdade que eles não beijam em publico?E verdade que ainda rola casamento arranjado por ai e tem bares para conseguir um namorado?
    Acho que vou passar ferias ai pra ver se consigo um namorado serio os brasileiros estão fuzindo de compromissos.

    ResponderExcluir
  3. Haha! Seu post surtiu efeito ... já estou pensando bem menos "mal" de você haha! Mas eu não ia achar nada ruim estudar no meio do nada ... =p

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Começei a ler seu Blog agora Gustavo mas gostei muito =D Muito bacana as fotos que você postou da sua universidade! Espero conseguir um dia uma bolsa tipo a sua ^^ Seria ótimo juntar meu interesse pela Ásia com estudos financiados pelo governo xD De graça tudo fica ótimo. Pelo pouco que li você reclama muito da falta de comentários então vou tentar a partir de agora aumentar o número deles.

    Muito bom o Blog!

    ResponderExcluir
  6. ae gustavo. Aqui eh o joao da catolica. adorei tuas fotos. local lindo d+. se eu fosse escolher eu ia pro japao (nao agora com fukushima) mas deve ta bom d+ ai vivendo em uma cultura diferente(e na minha opiniao pra melhor). continua escrevendo q eu vou sempre ficar lendo os teus posts !!!! boa sorte ai na korea rapaz !!!

    ResponderExcluir
  7. Uau! Até na Coréia, se você depender do transporte público demanda muito tempo. Eu me pergunto quais seriam as melhores opções para manter a disposição e ânimo:

    • ♩ ♪ ♫ ♬ Vou de táxi ♬ ♫ ♪ ♩ (mantenha uma voz suave, doce, sedutora, delicada, melodiosa e harmoniosa)

    • ♩ ♪ ♫ ♬ Acordo (às) sete horas, pego o ônibus lotado ♬ ♫ ♪ ♩

    • ♩ ♪ ♫ ♬ Recorrer ao velho Herbie: Fuscão preto(???) você é feito de aço ♬ ♫ ♪ ♩

    • Velozes e Furiosos!... em Seoul!?

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Oi, eu realmente gostei da universidade ;), mas eu ia te perguntar uma coisa que vai decidir meu futuro kkkkkk ..
    Então, vc fez ciencias da computação e agora faz o mestrado ai, eu queria saber, quais foram os motivos que te levou a escolher a Coréia do Sul, quais as vantagens, etc , quero saber se seria vantajoso para mim fazer o mesmo que vc kkkk .. Meu pai é Analista de sistemas, mas ele acha uma bobeira estudar por ai, ta certo que ele não vai mudar meu ponto de vista, mas agora fiquei encafifada e queria saber o que eu "ganho", por favor me ajude !
    Se quiser pode responder para o meu e-mail -> brunabasso.coelho@gmail.com

    ResponderExcluir
  10. Sinceramente...vc reclama deemais, brasil é o fim do mundo. vamos trocar? =D

    ResponderExcluir
  11. Adoro o teu site, é exactamente um blog assim sobre uma pessoa, uma vida, na Coreia do sul, que tanto sonho em poder visitar ou quem sabe viver,beijos de Portugal!

    ResponderExcluir
  12. Nossa eu gosto muito da coreia, mas sei que não conseguiria viver aí, meu corpo não suporta frio, morei 1 ano em Portugal e foi pra mim uma tortura a época de inverno, fiquei até doente.Um dia vou pra passear.bjs

    ResponderExcluir
  13. Continue postando, seus leitores o aguardam ;D

    ResponderExcluir
  14. Olá Gustavo!!

    Bom é minha primeira viagem no seu blog, fui convidada por uma amiga a vim conhecer seu cantinho, segundo ela você é muito divertido com suas criticas favoráveis e não favoráveis. De inicio já gostei de tudo, não vi ainda todas as suas postagens, porém essa sua apresentação da universidade achei show! Parabéns pelo blog, e de já obrigada por trazer pra nós brasileiros um pouco do universo coreano. Estarei sempre por aqui.
    Sucesso nessa sua viagem de lutas com grandes promessas de vitórias futuras.

    Abraços

    Cássia

    ResponderExcluir
  15. Oi Gustavo!!

    Cara eu adorei seu blog, achei ele no google quando estava procurando mais artigos falando da coreia do sul. Suas reclamações são tão comuns, eu me pego criticando algo aqui ou alí mentalmente várias vezes...por isso não acho suas birras estranhas. As fotos da sua universidades são realmente distantes da realidade que eu imaginava da coreia. Seria legal se você postasse fotos da sala de aula, corredores, da estrutura por dentro da universidade em si...só sugerindo!!rs
    Ah, adorei o Mario World, realmente com a neve fica mais charmoso. A menina na parada do busão me proporcionou uma risada escandalosa (risos), porque eu não sabia o que era chopstick, então eu joguei no google para saber o que era, quando vi os palitinhos ri muito mesmo!! Continue com o maravilhoso trabalho de registrar e nos mostrar as suas aventuras na Coreia! deve estar sendo show de bola ficar aê!!
    Obs: Achei você um gato!!

    bjo

    Aline Olegário

    ResponderExcluir